sábado, 7 de novembro de 2009

Crítica do Amer: Forza Motorsport 3


Vou confessar algo para vocês: eu nunca aprendi a ler nem escrever!!!

...

Tá bom, isso é mentira. A verdade é que eu sou um tremendo bração para jogos de corrida.

De fato, os únicos games de corrida que sei jogar são F-Zero, Super Mario Kart (que são tão simples que crianças e apresentadoras da Rede TV podem jogar), Top Gear (porque um amigo me ensinou) e Gran Turismo (porque outro amigo me ensinou).

Em tudo mais, causo tantos acidentes que faço o Rubinho parecer um bom piloto.

Desta forma, minha experiência com a série Forza Motorsport sempre foi trágica. Tanto no primeiro quanto no segundo, não consigo completar sequer a primeira corrida do jogo. Aquela desenvolvida com a meta de separar as pessoas com coordenação motora dos orangotangos com luvas de boxe.

Eu me encaixo na segunda categoria.

Ou melhor, me encaixava.

Finalmente, a série Forza Motorsport se tornou simples o bastante para os ineptos como eu, que entram em pânico assim que são colocados diante de um volante.

E antes que alguém pergunte, não, eu não tenho carteira de motorista.


Hãããããã, bem... quem lê meus reviews sabe que costumo dedicar esta etapa do texto a explicar a história do game avaliado.


Obviamente, Forza Motorsport 3 não tem história, enredo nem nada parecido. Claro, você pode inventar um roteiro caso isso faça falta.

Por exemplo, seu personagem se chama “Speedy McLovin” (todos adoram Superbad, nem adianta fingir que não) e é um piloto de corridas, astronauta e ator pornô profissional. Durante as filmagens de 69 quilômetros por hora no Espaço Sideral, ele descobriu um complô interplanetário entre Klingons e a Xuxa para dominar o mundo e somente derrotando os invasores em corridas, ele pode impedi-los de acarretar os fundos necessários para seu plano nefasto.

E... é... pois é...

Que foi? Gears of War tinha uma história muito menos detalhada que essa e todo mundo paga um pau! Não sabem reconhecer talento quando vêem?

Bando de parasitas!!!


Na parte técnica, Forza Motorsport 3 é um assombro.


Os gráficos são fantásticos, com efeitos de luz e sombra extremamente impressionantes. O cenário é refletido em tempo real na lataria dos carros, há diversos tipos de pinturas, desde tintas foscas e metálicas até tintas especiais.

Os modelos de carros são perfeitamente reproduzidos em seus mínimos detalhes, desde carros caríssimos com os quais apenas podemos sonhar, até aquelas velharias que ganhamos de nossos pais como primeiro carro. De fato, um conhecedor e admirador de carros pode passar horas apenas no modo de visualização dos veículos, admirando os modelos e todo o cuidado que foi aplicado neles, por dentro e por fora.

Sim, os carros possuem um painel interno agora, com volante, console e tudo que se tem direito. Quando escolher a “visão em primeira pessoa” (por falta de um termo melhor), não existe mais apenas a opção de enxergar a pista como se fosse o carro.

Para quem não gosta de fingir que está correndo como um Transformer, é uma ótima notícia.
Os cenários são extremamente bem feitos também e tudo roda em um excelente frame rate de 60 FPS, sem lentidão ou quebra de quadros. É bastante impressionante ver o apuro técnico do game.

O som é muito bem trabalhado também. Cada carro possui um ronco único do motor, que serve como um bom indicador de sua potência e velocidade total. Alguém que jogue com um Home Theater pode enlouquecer com a barulhada de todos os carros que participam da corrida.

A música, como acontece em games do gênero simulação, é inexpressiva na maior parte do tempo. Não prejudica, mas em momento algum consegue chamar a atenção.

Mas até aí, você pode sempre ouvir algum CD que tenha gravado no HD do seu X360. Eu fiquei ouvindo a trilha sonora de Transformers: O Filme.

O de 1986.

E provavelmente farei mais uma referência a Transformers antes do fim do texto.


A jogabilidade deu um avanço ainda maior do que o esperado.


Normalmente, games de corrida no estilo simulação são bastante impiedosos com jogadores novatos. Sua jogabilidade é desenhada tendo em mente aqueles que já possuem experiência com o gênero e que facilmente se acostumarão as sutis mudanças que acompanham as continuações.

Diga-se de passagem, isto não é um comportamento exclusivo de games de corrida, mas de qualquer gênero esportivo. Qualquer game da série FIFA ou Smackdown VS Raw é praticamente injogável por pessoas que não tenham experiência anterior com eles.

Forza Motorsport 3 mostra clemência e logo que se inicia o game pela primeira vez, ele pergunta qual a sua experiência com games de corrida e ajusta sua dificuldade de acordo. Ao oferecer várias ajudas como uma linha que mostra o percurso da corrida e desaceleração automática em curvas, o game auxilia novatos a se acostumarem com ele.

Cada um destes auxílios pode ser desligado separadamente nas opções. Aos poucos o game se torna mais acessível e as ajudas opcionais, assim como as rodinhas de uma bicicleta, são dispensadas.

Outra tremenda mão na roda que este game providencia é a possibilidade de "rebobinar" qualquer trecho da corrida. Se perder o controle do veículo, bater em algum obstáculo ou simplesmente acreditar que pode refazer um trecho da corrida com mais habilidade, ao toque de um botão, a corrida volta até um pouco antes do trecho atual, o que lhe dá inúmeras segundas chances conforme a necessidade aparecer.

Claro, tal mamata não funciona no Multiplayer.

O modo Season é bastante longo e interessante. É necessário participar de séries de corridas preliminares antes de ganhar o direito de correr nos eventos classificatórios e subir de classe no mundo do automobilismo. Estas corridas não apenas servem como uma maneira de ganhar dinheiro para comprar mais carangas, mas também para se aprender as forças e fraquezas de cada veículo.

Diga-se de passagem, os carros são divididos em classes que os classificam como veículos de passeio ou de competição. Você pode ir seco comprar um Lamborghini Diablo, mas isso não significa que poderá usá-lo em todas as corridas, uma vez que elas também são divididas em classes.

Aliás, carros este game tem, em todas as cores, formatos e sabores.

Forza Motorsport 3 vem em dois discos. Um deles possui uma instalação opcional com todos os carros (e pistas) que não couberam no disco com o game.

Há carros para todos os tipos de gostos e até alguns que servem para satisfazer seus desejos automotivos mais idiotas. Eu por exemplo comprei um Pontiac Solstice e dois Camaros, pois foram veículos que apareceram nos filmes de Transformers.

Eu avisei sobre a referência.

Como aconteceu antes, é possível aplicar diversas pinturas diferentes em seus veículos e jogadores mais habilidosos (e com tempo livre de sobra) podem criar designs totalmente originais, como um carro com Eric Cartman desenhado no capô, ou a carranca do Dr. House no teto.

Claro, muita gente vai tentar desenhar mulheres peladas em seus veículos... quem somos nós para julgar?

Também é possível customizar seu carro à vontade, mexendo em características específicas de modo a deixá-lo totalmente optimizado para seu gosto, ou utilizar uma opção que automaticamente aplica as melhorias mais indicadas para o veículo. Uma opção excelente para quem não entende muito de carros ou é preguiçoso demais para se dar a este trabalho.

Finalmente, após cada corrida ganha-se experiência tanto para o corredor quanto para o carro. Sempre que o corredor avançar um Level, receberá como presente um carro de uma montadora, enquanto os carros ganham descontos em seus upgrades cada vez que evoluem. Um sistema simples, mas muito recompensador e que aumenta em muito a longevidade deste game.

Trocando em miúdos, Forza Motorsport 3 traz tudo que se pode esperar em um game de corrida e muito mais, além de tornar estas coisas bastante acessíveis para aqueles que gostam do gênero, mas sempre foram maltratados demais por ele para se apegarem a ele.

Eu não poderia querer mais nada.


Forza Motorsport 3 é o game de corrida mais completo da atualidade.


Sua jogabilidade perfeita, visual estupendo, acessibilidade a todos os públicos e opções o bastante para manter o maior dos viciados entretido por semanas, ele atinge um patamar tão alto que outros games do gênero terão de suar muito para atingir.

Ouviu isso, Sony? Esperamos nada menos que perfeição divina de Gran Turismo 5, ou pelo menos uma participação especial do Kratos.

Virtua Racing tinha um cavalo, porque não podem colocar o Kratos correndo com uma biga em Gran Turismo 5? Já está em desenvolvimento há tanto tempo, o que são mais alguns meses para se acrescentar o deus da guerra?

Sonhar é de graça mesmo...

Cheers!!!

21 comentários:

Otávio disse...

Rá! Também sou uma nulidade em jogos de corrida (fora poucas exceções tb)! (e até tenho carteira, apesar de não usar. Isso pq minha primeira palavra foi... "carro". Vai entender).

Eu diria que o problema com jogos de corrida é comum aos usuários de Micro Genius, mas meu irmão sempre foi mto bom com esses jogos.

Rodrigo disse...

Ri muito imaginando o Kratos numa biga, disputando posição com um Skyline...

MaxiM disse...

Jogos de corrida são relativamente facéis, por que que tem tanta gente que é uma negação neles eu nunca soube.

evil monkey disse...

é... eu sou tão ruim que é capaz de eu bater até em mario kart...

há apenas um jogo de corrida que eu consegui ser bom, em um playland do meu shopping.

para a minha "sorte"(aspas indicam sarcasmo)o dito playland fechou poucas semanas após eu ter começado a jogar, me permitindo apenas uma sessão de jogada em toda a minha vida...

mas que sessão que foi em!

a única vez que eu não capotei em um jogo de corrida.
...

Godiles disse...

um dos maiores fatores pra min decidir entre o 360 e o PS3 éram jogos de corrida (sou muito fã...) e o PS3 saia na frente com o GT5...+ depois dessa review ja da pra começar a pensar melhor :x

uma dica de review é o jogo #Virtual Boy Wario Land

sim sim! estranho + NUNCA li uma review de jogos do console...tu poderia ser o 1° né? =D

ps: mudando de assunto tu ja ouviu falar do site Playfire?

Amer H. disse...

Claro... se alguma alma bondosa (ou cruel dependendo do ponto de vista) me doar um Virtual Boy com este game, quem sabe?

Nunca ouvi falar desse site.

Avalanche(Lance) disse...

Rock and Roll Race ainda é melhor[:P]


as sério atualmente o Burn Out é o melhor

Amer H. disse...

A questão de "o melhor" é muito subjetiva, Lance. Vai muito do gosto de cada pessoa.

Como profissional, acho Forza 3 o mais completo da atualidade, por ser acessível para novatos e veteranos e ter opções e extras o suficiente para manter os jogadores ocupados por muuuuuuito tempo.

Mas Rock n' Roll Racing é realmente sensacional e farei review dele assim que puder.

Scariel disse...

Não me dou muito bem com simuladores.Prefiro algum jogo de corrida mais exagerado tipo o Burnout(aproveitand a deixa do Lance). Se você não consegue faze uma curva a 250km/h n tem muita graça... xD

Amer H. disse...

... sinto-me ofendido por você achar que não sei a diferença entre óleo e pregos.

Avalanche(Lance) disse...

é que por ser a marma que me tornou o campeão incostestável de Atlântida Beach...me irrita o povo chamar aquilo de prego.

Avalanche(Lance) disse...

AMER preciso da sua iluminação...

*deixa uma sexta de frutas como sacrificio*

Cara tinha um jogo...do Sega SD ou do Saturn(ou outro da época), que era uma visão de cima oande vc tinha que explodir tudo num hospício(ou algo asism).

Era cheio de sangue e escuro, e um dos caras que vc podia escolher era m gigante com a mandibula do Jaws, ou um palhaço ocm cara de espantalho.

Marcelo Maciel disse...

Lance, o que acontece é que muita gente achava que eram pregos por causa da iluminação da tela e/ou porque só via as manchas de óleo no primeiro mundo... experimenta jogar em uma tela meio escura no primeiro mundo pra tu ver... realmente parecem pregos simplesmente porque só dá pra enxergar a parte branca... eu só descobri que era óle mesmo quando cheguei ao terceiro mundo, que a pista é de uma terra clara... mas até lá fiquei um bom tempo tosqueando só nos dois primeiros e achava que eram pregos também... =P

Avalanche(Lance) disse...

Sega SD foi ótimo-_-'

Mas Marcelo...dai vem minha raiva, ta que o único mundo aonde é realmente visível o Oleo ser o terceiro...é que ele é minha arma favorita, principalmente pq pouca gente sabe passar por ele(o computador por exemplo não sabe).

Amer H. disse...

Cara... não faço idéia de que game é esse de que tu falaste.

Se descobrir algo, te informo.

Avalanche(Lance) disse...

Não me pergnte como..mas lembrei

Se chama Loaded

ChuckNoia disse...

Kratos..... ja apareceu em Soul Calibur, se aparecer em GT ele vira arroz de festa/socialite do mudo dos games


mas ele correndo de Biga ou melhor com a carruagen de a Apolo e seus cavalos flamejantes.....


eh... sonha eh bom

Rael XX disse...

Interessante o review. Teve um cara no destructoid.com que deu 10 pro jogo e achei que ele tinha exagerado. Depois de ver você dar um 9.5... acho que quero esse jogo, mas estou banido e não sei se isso vai me deixar aproveitar o jogo.

Porque tipo assim, quem está banido não pode usar o recurso do 360 de instalar jogos no HDD pela Dashboard. Será que vou poder fazer a tal instalação do disco de "extras"? Como ela funciona Amer, é feita de dentro do jogo ou pela Dash?

Amer H disse...

É feita do jogo. O disco 2 roda como um disco de jogo normal e você pode instalar os jogos a partir dele.

De fato, quando coloca o disco 1, o jogo pergunta se você quer instalar o conteúdo do disco 2. É só trocar o disco, instalar e brincar.

Roberto Melo disse...

Cara, o cavalo na corrida é do Daytona USA!

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

pensar que esse game de longe superou gran turismo 5....