quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Crítica do Amer: Dragon Ball Z Infinite World


Dragon Ball Z Budokai 3 foi lançado em 2004 e era o game que todos os fãs da série esperavam há anos.

O visual era perfeito, a jogabilidade veloz, o elenco de personagens trazia mais gente do que podíamos esperar (nunca eu imaginei que ia poder jogar com Cooler e Bardock) e havia especiais que explodiam o cenário!!!

Especiais!!!

Que explodiam o cenário!!!

...

Pense nisso por alguns instantes.

Há uma espécie de prazer silencioso em soltar um ataque tão poderoso que exploda uma pequena parte do planeta no processo de atingir o inimigo.

Tudo isso é só pra lembrar que Budokai 3 foi e ainda é um dos melhores games da franquia do senhor Toriyama.

E Infinite World é somente uma versão temperada de Budokai 3. Por isso, ao mesmo tempo que é um bom jogo, é também decepcionante.


Sério, se DBZ Budokai 3 fosse um game de computador, Infinite World seria seu pacote de expansão, pois os acréscimos foram mínimos.


Ok, as mecânicas de luta não mudaram, o que é bom, a jogabilidade foi de fato simplificada, o que é ainda melhor. Em Budokai 3, para carregar a barra de KI era preciso segurar o botão de defesa e apertar o direcional duas vezes para trás, algo que não fazia o menor sentido, considerando o monte de botões que existe no joystick do PS2.

Aqui, finalmente temos um botão próprio para isso.

Fora isso, temos oito personagens novos, mas depois eu falo deles. Nos foquemos um pouco no modo Story.


Novamente, você tem de guiar Goku e seus amigos através das principais sagas do desenho animado: Enfrentando os Saya-Jins, Freeza, os Andróides e Cell, Majin Buu e os vilões de GT.


Encerrado tudo isso, você pode enfrentar os personagens exclusivos dos longa metragens e pronto.

O funcionamento do modo Story mudou em relação ao game anterior. Nele, você escolhia um personagem e o guiava voando em um enorme mapa em tempo real, enfrentando as batalhas na ordem que bem entendesse.

Aqui, o mapa mais parece um tabuleiro de WAR, com pontos específicos marcados e o jogador guia um bonequinhos do Goku através dos estágios, que podem ser mini-games ou batalhas contra os vilões da série.

Os mini-games são o principal diferencial deste para o game anterior, pois eles adicionam novos tipos de jogabilidade ao título.

Há corridas com checkpoints, sessões de tiro ao alvo, mapas enormes onde é preciso destruir máqiuinas espalhadas para no fim pegar uma Dragon Ball e por aí vai. Há mini-games específicos também, como tentar agarrar o Bubbles (o macaco do Senhor Kaioh, para vocês que diferente de mim tem uma vida e não decoram o nome de todos os personagens secundários dos desenhos).

Verdade seja dita, nem todos os mini-games são legais. Claro, correr atrás do Bubbles é divertido e meter bala e reproduzir a famosa cena em que Tenshinhan segurou o Cell pra Andróide 18 poder fugir é empolgante, mas o resto dos mini-games não se segura tão bem.

As corridas são irritantes e as fases com cenários onde se precisa encontrar os checkpoits são simplesmente chatas. Embora acrescentem novidades na jogabilidade, Budokai 3 funcionava melhor por se focar nas lutas e o mapa ser um mero meio de se chegar a elas.

E é preciso terminar o modo Story duas vezes, para se liberar todos os personagens. Na primeira vez que jogar, você só pode controlar o Goku e usá-lo nas lutas específicas em que ele tomou parte, enquanto na segunda outros cenários de batalha serão abertos e será possível jogar com os outros personagens em outras batalhas específicas e liberando o resto do elenco no processo.

E por falar em lutas, o jogo é um bocado desequilibrado.


Mas antes de dissertar sobre o desequilíbrio, quero falar sobre os personagens novos! São oito ao todo: Goku e Vegeta versão GT, Pan, Paikuhan, Janemba, Great Saiyaman 2, Super Baby e Super Andróide 17.


Ok, eu sempre sou a favor de ter a Pan nos jogos, uma vez que sou a única pessoa do planeta que gosta dela, mas sinceramente, estes personagens novos parecem ter sido simplesmente "copiados e colados" no jogo, pois não há nenhum refinamento nos mesmos.

Por exemplo, toda vez que utilizar um Ultimate Attack (aqueles especiais que DESTROEM O CENÁRIO) o jogador precisa passar por um mini-game de medição de forças onde tem que preencher uma barra. O jogador que deixar a barra mais cheia ganha a disputa e causa dano total com o poder ou se for quem está recebendo o Ultimate Attack, reduz o dano do golpe pela metade.

Com os personagens novos não rola este mini-game. Todos sempre causam dano total com seus Ultimate Attacks, o que pra mim é sinal de preguiça da produtora, que não quis criar duas animações diferentes para os U.A dos personagens novos.

Nem preciso dizer o quanto isso desequilibra a luta. Se Broly estiver lutando com a Pan e usar seu Ultimate Attack, a menina tem a chance de reduzir o dano do golpe pela metade, mas caso ela use seu U.A contra Broly, o pobre Saiyajin Lendário sempre receberá dano total.

E não é como se os Ultimate Attacks dos novos personagens fossem fracos. O do Super Andróide 17 é um tapa na orelha e causa um dano enorme. Saber que não há chance de defesa tira um pouco da graça da brincadeira.

Não bastasse isso, a dificuldade do modo Story é ridículamente alta.

Budokai 3 tinha uma dificuldade equilibrada. Alguns oponentes (como Broly e Majin Buu) eram extremamente trabalhosos, mas podiam ser derrotados caso o jogador fosse prudente. Aqui, mesmo jogando no Very Easy, o computador vencerá pelo menos metade das lutas de formas inacreditáveis, como aplicando três combos seguidos, tonteano seu personagem e usando um Ultimate Attack a seguir, só pra colocar sal na ferida.

O único jeito de melhorar as coisas pro seu lado, é ir até a loja de cápsulas, comprar golpes novos, itens de cura e tralhas que aumente a defesa e o ataque, equipar tudo e esperar o melhor.

Claro, equipar cápsulas com habilidades sempre foi um dos chamarizes da série Budokai, mas nunca foi obrigatório. Um jogador habilidoso podia se virar tendo apenas os golpes e transformações básicas equipadas, mas aqui... isso não chega nem perto de ser o suficiente.

E quando você ganha por muito pouco a primeira luta contra o Raditz, é porque tem algo errado com o game.

Ah sim, removeram coisas neste game!!!

Alguns personagens presentes em Budokai 3 foram limados: Kid Goku, Cell Jr, Uub e Kaiohshin (o supremo Senhor Kaioh).

Tá certo que eu não jogava com Cell Jr, mas não há razão para personagens serem cortados. Não é como se um DVD não tivesse espaço para alocar dois membros a mais do elenco.

E plus, alguns Ultimate Attacks foram removidos. Vegeta não tem mais a (animalesca) animação do Final Flash e o Makankousanpou (aquele disparo em espiral) de Piccolo foi reduzido a um ataque normal.

Então, para cada duas coisas novas que ganhamos, perdemos três.


Você deve estar pensando então que este game é uma batida de trem, pois até agora eu só o critiquei.


Na verdade não, é um bom jogo apesar de tudo. O problema é que deixou um pouco a desejar, porque Budokai 3 foi perfeito demais, e após a perfeição, qualquer coisa menos acaba sendo decepcionante.

Mas sejamos justos, DBZ IW é aquilo que eu chamo de "game de baixo orçamento."

Pegaram Budokai 3, acrescentaram algumas coisas novas e colocaram à venda pela metade do preço. Custou barato pra ser produzido e assim sendo é vendido barato, gerando lucro pra empresa de qualquer forma.

Levando isto em consideração, Infinite World não é um jogo ruim, afinal não foi produzido com um orçamento que faria Stan Lee corar.

E se pensarmos em todas as formas sujas que a empresa poderiam ter usado para faturar grana em cima dos incautos, esta aqui não é das piores.

DBZ IW não é o melhor game da franquia, mas com certeza supera de longe Burst Limit.

E pense por um instante que eu estou dizendo que um game do PS2 deixa um de Xbox 360 e Ps3 no chinelo.

Pois é.

Se você curte Dragon Ball Z e pode sobreviver aos percalços apontados, este game é uma boa adição à sua coleção. E sinceramente, considerando os poucos games decentes de Ps2 que tem sido lançados, não é como se tivessemos muita opção, certo?

...

E eu fiquei feliz em ter a Pan, mas custa fazerem um Budokai em que possamos jogar com todos os membros das Forças Especiais Ginyu? Estamos em 2008, pelo amor de Deus! A ausência deles é indesculpável!!!

Cheers!!!

40 comentários:

Bruno disse...

Joguei este game na casa do meu amigo e gostei pra caramba dele.

Thyago disse...

porra, budokai 3 é FODÁSTICO, eu tinha todos os personagens e 95% das cápsulas. como pegar todas, nem imagino XD.
aliás,m ainda tenho meu memory card aqui com este salvo! :O

mas pow, tiraram o kid goku?! eu
simplesmente ADORAVA jogar com ele, ele tinha o especial mais foda, principalmente para alguém como eu que assistiu dragonball e viu o final da luta dele contra o piccolo daimaoh.

E eu ainda nao joguei Burst Limit, mas ele parecia DEMAIS com o Budokai 3 nos trailers, por isso eu vou comprar ele ç.ç
qual o problema de burst limit?

Heverton disse...

até hoje como um super fã de db (não como você eu acho) eu me arrependo de ter comprado o burst limit para o meu 360... o jogo é extremamente broxante!!!! Arrependimento quase total.

Amer H. disse...

Boim, Burst Limit é uma versão canibalizada de DBZ.

A história no game vai só até a saga do Cell e os ataques especiais super poderosos que destroem os cenários foram removidos.

Sem contar que Burst Limit tem a bobagem dos "Drama Pieces" que são animações In-game que acontecem caso durante uma luta você faça algo específico.

Uma boa idéia no papel, mas estes Drama Pieces interropem a ação para nos mostrar uma animação besta e também normalmente dependem de uma ação do computador.

E coisas que dependem da boa vontade do computador nunca dão certo.

Fernando disse...

bem .......
ninguem nunca jogou o dbz budokai tenkaichi 2 nao ?
nele tem muitos personagens (uns 50 e tantos contando as transformaçoes) inclusive as forças ginyu, a pan, o kid goku, cell junior e o karalho a quatro =P

e eu acho que tem ate budokai tenkaichi 3 e 4, que devem ter ate os lutadores figurantes que so apareceram uma vez no anime/manga ......

Amer H disse...

Budokai Tenkaichi foi só até o 3 e nesta versão, tinha até a Arale como personagem jogável.

Mas Budokai e Budokai Tenkaichi são séries totalmente diferentes e eu sinceramente gostaria de poder jogar com as Forças Ginyu completas em Budokai.

Não Budokai Tenkaichi.

Não é a mesma coisa, não venha me dizer que é.

Nanda disse...

Eu adoro a Pan!!!
Achei que era a única no mundo!!!

Que emoção!!

(será que vc vai ver esse comentario???)

Beijo!!

Amer H. disse...

Sim, eu vi seu comentário sobre a Pan!

Auriberto disse...

Acabei de achar um detonado desse jogo e descobrie q tem mais personagens como:cell jr, Zaarbon e Dodoria(capangas do Freeza), Uub, Sapremi Kai, Kid Goku(dragon ball) e muitos outros. Vamos pensar um pouco, vcs ñ achão estranho o fato de q no modo historico apareça o Freeza todo arrebentado para nós o enfrentarmos com o Thenks do futuro?

Eu já desconfiava desde o começo!!!

Amer H disse...

Não tem nenhum desses personagens no jogo.

Muita gente confundiu Infinite World com outro game de DBZ que vai ser lançado e tem toda essa galera.

Só não me pergunte qual game de DBZ, pois nenhum dos camaradas que se confundiu conseguiu me dar uma resposta concreta.

Pedro Henrique disse...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL,que paikuhan?Nesse jogo não tem paikuhan não!

Amer H. disse...

Então aquele batendo no Goku na segunda imagem é quem? O Batman?

Eduardo-pk disse...

kra eu keria saber pra q servem as esferas do dragão???

e onda ta a 2 e a 5 pq eu ñ axei elas???

Amer H disse...

Vou quebrar seu galho desta vez, mas este aqui é um blog de reviews, não de dicas.

Não venha mais pedir dicas aqui, porque numa boa, eu não vou mais responder.

As Esferas do Dragão servem para se evocar Sheng Long e lhe fazer um pedido.

Normalmente são golpes ou roupas que podem ser compradas normalmente na lojinha do jogo.

Vai no mapa da Saga dos Andróides (que também é a Saga de Cell) e procura o marcador no mapa que é no formato do Radar do Dragão. Terminando esta fase você automaticamente ganha uma Dragon Ball.

Certo?

Victor disse...

Poww...

EM relação ao budokai 3 ,melhorou um poko no modo história...




mais em batalha...




botaram uns poderes q sugam uns absurdos como atakes normais.



eX:teen gohan,c vc ekipar cápsulas boas de atake,3 supers kamehameha,e vc com as 7 esferas de life cheias,leva K.O,alem de um desses levar seu nivel de fadiga ao maximo,mesmo c estiver vazio.



botaram tbm a eskiva mais rápida, q o personagem usa com seu qui eskivando-se mais rápido,mais isso também eh só necessário pra se eskivar dos supers que estão como normais.



adicionaram um agarre ridículo,que você,se for soltar de primeira vai achar q seu personagem vai bombardear o inimigo ou golpeá-lo kda veiz mais rápido!!!mais espera só pra ve oq ele faiz..
dispara umas 5 esferas de energia,sugando uns 300 ou 200 (os mais fracotes mal chegam a 180)
quando é sequencial,suga uns 500...400...os mais fracos 300... que nem os acima,inútil.





a única coisa boa que colocaram foi (bem,na minha opinião)foram duas:



hiper modo não ser necessário para usar um ultimate..

poder usar diversas sequencias com os supers (não aproximadamente 2 ou 3 como no budokai 3)
retirar o tonteamento por fim do hiper modo..e botar ao nível de fadiga..


por que c vc apanha,e pra c cansar e ve c acorda!!

e também..




eskeci de falar,vem mais coisa ruin..


Retiraram os supers que contem animaçõs que com vegeta temos final flash ,e com goku temos o warp kamehameha.






colocaram a dispersão de um ki defensivo,ond vc naum apanha,naum leva super nem ultimate,só c for agarrado é cancelado.


isso prejudica quando a luta é no Z contra o computador...


c vc conseguir acertar um super no computador de ki cheio e ele naum desviar,e nem usar isso,jogue na mega,vc ja está milionário.





os novos personagens adicionados não se disputam a animação dos ultimates..eh dano total..



colocaram personagens,mas retiraram outros



pelo que eu me lembre é só isso...



relação a batalha as vantagens sobre o budokai 3,são minimas..desvantagem e animação..muitas


se me pedissem pra escolher entre budokai 3 e IW...IW já tava na minha bike..





então não,pra eles,mais para nós,foi um disperdício.
Desculpa aew c alguem não gostou nada do que falei aki,mais bem,eh a minha opinião.



valeu galera.

Estação disse...

Pan é o pior personagem de DBGT. Afundou a série. Muitos deixaram de ver por causa dela. Insuportável.

nicolas_quick disse...

Nao pude deixar de ver todos comentarios!
Velho vcs sao tudu doido né?
Pow ninguem jogo dbz 2 ?completo 100% e fez todas fusões?..NAO PARECE!
dbz 2 possui: Forças Ginyu completas,kid goku,todos great ape,garlic jr,turles,syn shenron,grandpa gohan...e mtus otros com formas evoluidas...com fusões...!

nicolas_quick disse...

Ah....ME CORRIGAM SE EU TIVE ERRADO!

Amer H. disse...

Você tá falando de Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 2.

Vou dizer pela última vez: Budokai Tenkaichi e a série Budokai são totalmente diferentes, apesar de ambas serem Dragon Ball.

Este review foi feito para DBZ Infinite World, que é mais uma versão da série Budokai.

A Budokai, e não a Budokai Tenkaichi.

Todos os comentários que fiz no review foram referentes a série Budokai.

E você pode até não estar errado, mas também não fez nenhum comentário pertinente ao jogo tratado. Aprenda a ler o que os outros escrevem antes de vomitar sua opinião.

Bruno disse...

Sinceramente é decepcionante algumas criticas exagerados do Dragon Ball Z Infinite World . Meu PlayStation 2 estava na casa do meu irmão , procurei na Internet informosões(desculpe meu cercidilha não funciona bem) sobre o DBZ : IW . Achei , um blog muito infame que faz críticas e mais críticas ( mal comido da semana) .

Finalmente , achei uma opinião muito sincera sobre o DBZ : Infinite World , e bom e ruim .

Cara esse blog é demais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

PS.: Não acredite num elogio ou crítica de apenas 1 blog , pesquise mais e mais e jogo claro !!!!

wil disse...

eu sei q o cara q criou este review eh ignorante pra caralho, larga mao d c mau educado maluko,isso dv c falta de mulher,soh pode. pq pra um cara entender tanto de um jogo assim, eh pq nao pega ninguem, otario.

beleza disse...

affs ese dbz infinit ficou uma merda por q o dbz budorkai 3 é o bicho cara tudo nele é masa ele nao tem nem um defeito na minha opiniao:ese infinit ficou uma merda a jogabilidade dele é pesima affffffffssssssss q merda....prefiro dbz budorkai 3.....

beleza disse...

serio.......ese dragon ball infinit word nao é bon nao pra quem joga o dbz budorkai 3 é uma grande diferença

junior disse...

como fapara usar o warp kamehameha


por favor é urgente

raul-dr disse...

masno,como faz para fazer aquele atak de 5 kis q o cpu faz?
Gente urgenteeee

Nelson disse...

Parabéns pelo Blog.

Como disseram acima, um dos poucos que não malha totalmente o game e cita tudo que tem de bom e ruim.

É um game muito bom, mas como você disse depois de algo tão perfeito como Budokai 3, é difícil impressionarem de novo hehe

Abraços!

odair disse...

cumpadi no dbz infiniti world , como eu me transformo em ssj4 goku,vegeta(gt) e fusão do gotenks ? abraço

Gabriel disse...

em relação ao budekai 3 o infinite world piorou muito em pricipal o grafico e nem imagino por que eles ñ melhoram a porcari do grafico e deicharam acabar com o DBZ neste jogo e depois disso que resolveram fazer alguma coisa e lançara o DBZ AF para melhorar a imagem estragada do jogo.

Henrique disse...

cara,sinceramente eu gostei muito do jogo dbz iw


so que tambem veio decepções

exemplo:a falta do hyper mode(é bem legal),e o broli,cara pela primeira vez eu queria que não tivesse como jogar com a transformação de ssj lendario,pois quando eu viro ele ele fica alto,e não adianta eu lutar contra caras alto,não da,quando eu do os socos a mão do cara passa por cima da cabeça dos cara,e é raro eu acertar,decepção total,justo o personagen que eu mais gosto do db(e quem xingar o janemba,syn shenron e teen gohan,vão se ver comigo,ja se xingarem o broli,adeus)

no entanto de todos que eu já jogei esse é o melhor,menos a parte de andar no mapa,eu gosto de voar(lembrando a primeir vez que eu jogei dbz budokai 3)XD

Rudy disse...

quando estou jogando com GOKU e faço o Spirit Bomb que botão devo apertar para vencer do advrsário?

vouobedecerminhamaesenaovoudormir.com.br disse...

Rudy,para ganhar do adversario vc pode apertar qualquer botao
[],triangulo,quadrado,xis e bola mas tem que acertar quando aquela barrinha de baixo estiver cheio,se todas as vezes que vc apertar e ficar no cheio voce ja ganha do inimigo

lourival disse...

gente o dono do blog ta certisssimo hoje consegui fechar todas as sagas eu podia ter feito isso antes mas eu fiquei tentando 1 ano matar o frieza e so consegui em julho desse ano depois veio outro vegeta majin e fat buu
o budokai 3 é melhor e até no budokai tencaichin 3 é mais facil graças a deus terminei e o pior no dbz iw friza devia tar mais fraca ja que era o full power e tava no very easy pensem bem nisso!

lourival disse...

gente tem como escolher a roupa do personagem que se vai usar no modo historia NOTA:no dbz iw

lourival disse...

beleza voçe ta certo ou certa afinal voçe é mulher ou homem

Carlos Eduardo disse...

Eu gostei muito do Budokai 3 mais no infinite world eu lutei contra o mecha freeza,mais só consegui liberar o freeza normal e o cooler metalico tambem não ta disponivel oque eu fasso ?

lourival disse...

bem o mecha frieza veio voçe tem que comprar a capsula frieza space ship ai quando a vida dele ficar com a barrinha azul aquela que o jogador esta prestes a morrer voçe da um soco nele ai ele vai cair e vai aparecer uma nave falou!é isso ai!espero ter ajudado

rogger disse...

como ter o broly e como achar

LordXSaga disse...

Cara vc é tosco esse jogo é melhor do que budokai 3 seu otario kkkkk num manja de bosta nenhuma e ainda quer dar nota 7 kkkk seu paia quero ver vc produzir um jogo desses kkkk nob

lourival disse...

n é mlhor não seu bosta com bosta o iw é muitoo difiçil ta e vc tb n conseguiria fazer nem isso seu otario!vc ja jogou iw por acaso então veja bem o jogo e depois de um comemtario seu viado

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

Lord Saga, vá jogar o game antes de fazer comentário.

troll retardado tem em toda parte...tsc.

mas sobre o game, por mais que eu queria jogar com o Broly, sei-la. esses DBZ atuais são tão complicados, que não me atraem. prefiro a da versão PS1 mesmo.