quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Crítica do Amer: Crazy Taxi


Você sabe que dia é hoje?

Sim, hoje é 9 de Setembro de 2009! Muito bem, merece um biscoito Scooby!

E sabe o que se comemora hoje?

...

...

...

Não sabe?

Mau! Menino mau! Vai dormir no quintal hoje!

Hoje é o dia que comemoramos os DEZ ANOS DO DREAMCAST!!!

Isso mesmo! Há exatos dez anos atrás, a Sega lançou um dos consoles mais sensacionais de todos os tempos e que conseguia ser a mesmo tempo inovador, divertido e impressionante!

Veja você, foi o primeiro console DA HISTÓRIA que permitiu que nos conectassemos a internet e jogar com desconhecidos Escadinávos! Além de também ter sido o primeiro console DA HISTÓRIA a trazer conversões de arcade que realmente eram melhores que os jogos originais.

Todas as conversões que vieram antes era inferiores as jogos originais Nós simplesmente não queriamos acreditar nisso.

Mas o mais importante é que o Dreamcast foi o console que nos deu os dois últimos games do Sonic que prestaram... e deveríamos ter interpretado isso como um sinal...

Para fazer uma pequena homenagem (a homenagem grande será feita no meu blog normal) a este aparelho que nos trouxe tanta alegria, falarei de um de seus primeiros títulos! Um game que trouxe pura diversão arcade para dentro de nossos lares!

E que também trouxe a trilha sonora do Offspring...

Mas c’mon, let’s go get make sum CRAZY MUNNY!!!


Se você lê meus reviews há algum tempo, sabe que o segundo bloco de meus textos é aquele em que decido contar um pouco da história do game analisado.


Pois bem, a história aqui é: vá trabalhar.

Não, sério!

Você seleciona um dentre quatro (incrivelmente esteriotipados) taxistas e deve sair dirigindo pela cidade, entregando passageiros nos mais diversos pontos e faturando uma graninha antes que o tempo acabe.

E... é isso.

Se achar que precisa de um pouco mais de história, use sua imaginação. Faça de conta que o tempo limite representa o tempo que seu personagem tem para recupera o dinheiro que pegou emprestado de um agiota e que se não conseguir tudo que deve logo, será morto pelos capangas dele no dia seguinte.

Ou sei lá, imagine que se a taxista ruiva gostosa não conseguir a grana necessária rápido, será forçada a sair com o vocalista do Offspring!

Vamos lá! Use a cabeça! Na geração Atari as pessoas usavam a imaginação para dar algum contexto aquele monte de pontinhos coloridos na tela!

Essa molecada de hoje em dia tem muita preguiça de usar a cabeça, vou te contar!


Pra falar da parte técnica, deixarei minha faceta de fanboy um pouco de lado e serei sincero.


O game envelheceu.

Bastante.

Na época, os gráficos pareciam sensacionais, mas principalmente porque estávamos acostumados com os modelos poligonais mais simples do PsOne. Os personagens de Crazy Taxi possuíam texturas mais limpas que as mostradas em boa parte dos games do console da Sony e bordas mais arredondadas também.

Quem lembra do PsOne sabe do que estou falando.

Uma vez que Crazy Taxi é um dos primeiros games do Dreamcast, ele é da época em que os programadores ainda estavam se acostumando a quantidade maior de polígonos e aprendendo a fazer texturas mais caprichadas dos personagens.

Ou seja, o elenco de Crazy Taxi não parece muito natural hoje em dia, mas quebra o galho para o universo em que o jogo existe.

Por outro lado, o Frame rate é excelente. Não há queda de velocidade na animação, mesmo quando você acelera monstruosamente em uma avenida lotada de outros veículos e transeuntes e para a época, isso fez muitos queixos caírem e arrebentar o piso.

O áudio ajuda muito bem a passar o clima da brincadeira.

Os efeitos sonoros são muito bons. Não é possível identificar diferenças ente os cavalos de força de cada taxi só pelo ronco do motor (como dá pra fazer com certos simuladores de corrida atuais) mas as derrapadas, batidas, aceleradas e passageiros te xingando pelas barbeiragens soam todos exatamente como deveriam.

Claro, a trilha sonora é do Offspring, uma banda que ninguém mais leva a sério desde que seus membros apareceram no filme A Mão Assassina, mas mesmo que nunca tenha sido fã do grupo, devo afirmar que suas canções combinam muito bem com toda a doideira que rola na tela.

E qualquer coisa é melhor que a trilha sonora de elevador de Gran Turismo.

Não, vamos falar sério aqui! A trilha de Gran Turismo parece coletânea de música de elevador, pelo amor de Benji!

Vai me dizer que você nunca tinha pensado nisso?


Muito bem, falemos da jogabilidade, pois é o que interessa.


Crazy Taxi é um game de fliperama, pura e simplesmente. Não há história, nem enredo, nem objetivos complicados, você simplesmente sai jogando e aumenta seu placar.

Após escolher um personagem, você deve dirigir pela cidade e procurar passageiros, apanhá-los e levar os sujeitos até seus destinos sem decapitá-los ou explodir o carro no processo.

Duas coisas que felizmente não acontecem aqui.

Cada passageiro possui um círculo ao seu redor e é neste espaço que você precisa parar o caro para chama o cliente. Há três cores diferentes e cada uma representa uma distância a se percorrida e o tempo que você terá para entrega o passageiro.

Círculo verde representa que o destino está longe, mas há um bom espaço de tempo, círculo vermelho representa que você vai ter que acelera feito o Flash pra levar o cliente até seu ponto de descida e os círculos amarelo e laranja representam um meio termo entre os dois extremos. Entregue o cliente rapidamente e receberá um elogio e um bônus no pontos, seja lento e ganhará uma aloprada.

Algo extremamente simples e eficaz.

Há dois modos de jogo: o Arcade, onde cada passageiro recolhido e entregue aumentam seu tempo estante e é preciso guiar o máximo possível de pessoas antes que o tempo se esgote e o modo Original, onde o jogador recebe um tempo fixo e precisa entrega o máximo de passageiros que puder neste período.

Pode não parecer muito, mas a experiência muda bastante de um modo de jogo para o outro.

Mas o ponto que compensa a geral “magreza” deste game é a pura diversão insana que ele oferece. Tudo que se faz aqui é correr COM SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ sem deixar que NADA FIQUE EM SEU CAMINHO!!!

NADA!!!

Você pode acelerar feito um louco aqui que absolutamente nenhum obstáculo será páreo para sua caranga! Veja postes voarem e ônibus capotarem sempre que você os atingir com seu taxi poderoso... que pelo visto, deve ser secretamente um Decepticon.

Apesar de ser extremamente simples, a jogabilidade de Crazy Taxi é muito viciante. É aquele tipo de game que você joga com a galera, cada um pega uma partida e todos confraternizam com pizza fria e Coca Cola quente ao fim da noite.

Sim, mesmo tendo a profundidade de um pires, Crazy Taxi é um daqueles games tão insanamente simples e divertidos que você pode jogar noite adentro com um enorme sorriso no rosto o tempo todo.

E como eu disse acima, ele magnifica a intesidade das amizades!

Faça o teste!


Por mais que eu adore os games complexos dos dias atuais, suas inúmeras misturas de jogabilidades diferentes e a forma como nos obrigam a usar todos os 700 botões do joystick, admito que sinto falta de títulos mais simples.


Crazy Taxi é um game que pode ser jogado por uma hora ou um dia inteiro. Sem preocupações, compromissos, lista de porcentagem concluída, pontos de Save esparsos, compra de upgrades e todas as outras bla-blas-di-bi-bla-bli-blas-bla-blu-blais que se tornaram padrão hoje em dia.

De vez em quando é bom jogar algo que não necessite de um fim de semana inteiro para ser terminado e ese tipo de game é algo que o Dreamcast faziam muito bem!

Crazy Taxi é a prova definitiva disso e se discorda, você está errado! E também é pior que Hitler!!!

PIOR QUE HITLER!!!

Cheers!!!

21 comentários:

mr.Poneis disse...

Feliz aniversário Dreamcast! e uma ótima escolha de jogo para abrir as festividades!

flamejante~

Até mais ver
mr.poneis

Thyago disse...

e no aniversario do dreamcast, sega ANUNCIA UM NOVO JOGO DO SONIC EM 2D!!!!

sério, essa notícia tá fazendo eu realizar duplos carpados aqui!

evil monkey disse...

SONIC 2D!!!!!sega seja louvada!(pela primeira vez nos últimos 7 ou 8 anos)

eu lembro muito desse jogo,não eu não tinha um dreamcast,eu jogava no pc mesmo.sabe,é estranho mas esse jogo era uma das coisas que eu e minha irmãzinha(crianças de 8 e 7 anos na respectivamente)mais fazíamos antigamente.poxa,eu amava esse jogo, claro a câmera era uma merda pra dar ré, mas era ótimo.

provavelmente o melhor era o espírito do jogo:não sabe dirigir em um video game?FODA-SE!!e olha...eu e minha irmã dirigíamos mau pacas...tá bom,ta bom,dirigimos mau até hoje,mas nesse jogo não importava!
ótima crítica amer!me senti profundamente tocado(não nesse sentido seus babacas!)e nostálgico,afinal se algum jogo foi o jogo da minha infância era esse.
...

Frodo disse...

Depois que eu aprendi a dar cavalo de pau nesse jogo, chegar em primeiro no modo arcade ficou até relativamente comum!

E na minha opinião, o 2 é uma merda perto desse!

Alguem ja começou esse jogo pelo sentido contrário? A parte de tras da cidade é mó daorinha!

Scariel disse...

Infelizmente nunca tive a oportunidade de jogar em um Dreamcast.Mas ja joguei Crazy Taxi no PC de um amigo meu, e em 5 minutos o jogo ja passa tudo o que foi falado no review.
Concordo, as vezes faz falta um jogar um bom game sem compromisso...

Dark_Yamatoman disse...

Ótimo review Amer, Crazy Taxi é muito divertido mesmo xD

E se eu ainda tivesse esperança na Sega, até ficaria animado com a notícia de um Sonic 2D, mas infelizmente é bem capaz de ela soltar um lixo tipo Sonic Rush de novo =/

Sergio disse...

feliz aniversario, dreamcast, nunca vou te tirar da minha tv.

lembro quando minha mãe me deu de presente pra mim uns 9 anos atras, foi muito intenso quando vi o video game ligando, formando aquele espiral lá

foi meu primeiro videogame, os que eu ja tinha eram do meu irmão.

Marcelo Maciel disse...

Concordo plenamente contigo em relação ao Dreamcast Helmer... que tragédia... que tragédia...

Da primeira vez que joguei Crazy Taxi eu me apavorei com os gráficos... hehehehe, mas sinceramente, não acho que tenham envelhecido tão mal não... Resident Evil Code: Veronica, que tem uma temática séria, por exemplo, eu acho que sofreu bem mais a ação do tempo... e que jogasso, diga-se de passagem...

Aliás, como eu sei que tu tem PSP, sabia que tem Crazy Taxi pra PSP né???

Se eu trabalhasse na Sony e tivesse influencia o suficiente, passava o rodo em um bocado de jogos que foram lançados pro Dreamcast e agora devem estar valendo pouco mais que um PS3 com dois controles e um jogo...

Marcelo Maciel disse...

Aliás, no PSP, em um mesmo UMD tem Crazy Taxi 1 e 2!

evil monkey disse...

pô,eu joguei esse jogo de traz pra frente,de cima pra baixo,e de matcha ré!não seria exagero dizer que foi o jogo que eu mais joguei na minha vida,e o mais impressionante e que eu nunca aprendi a dirigir direito,batia em tudo, TUDO!
e eu sempre escolhia a ruivinha gostosa(na epoca eu era só uma criança,não tinha más intenções)mesmo sabendo que o surfista de cabelo verde e o jamaicano eram os melhores.mas uma coisa que me deixava puto era o modo desafio,eu conseguia cumprir UM ao menos,especialmente aquele de pular de uma rampa enorme.
bem,essejogo pode até ter envelhecido pacas,mas eu acho que se eu baixar esse jogo no meu pc eu vou me viciar denovo.
ah,bons tempos...
...

Avalanche(Lance) disse...

ué...tinha fdiferença entre os motoristas?

evil monkey disse...

é,tinham,o pior era aquele barrigudo,era lento e andava mal nas curvas...ou talvez era tudo a mesma merda e eu e minha irmã tínhamos imaginação fértil...jamais saberei...a não ser que eu baixe o jogo outra vez,sei lá...
...

Paulo_HT disse...

muito foda esse jogo.
nunca tive um dreamcast, mas joguei varias vezes na casa de uma amiga a anos atras.

Amer, faça um review de katamari damacy =D

Zé Abrão disse...

disse tudo, o melhor que posso comentar é da trilha sonora, Offspring combinou muito mesmo e agora que você falou da música de elevador do Gran Turismo, nunca tinha pensado nisso, mas você matou! Era muuuuito chata!

Rael XX disse...

Sinto muita falta do meu Dreamcast...

João disse...

Amer, sou fã dos seus dois blogs. Gosto muito de suas matérias. uma curiosidade: existe alguma previsão de ser feito um review de algum jogo do tipo FMV (full motion video)??

Obrigado

Joao

Gustavo Ballin disse...

ooo Amer!!!
sabe cara, dia desses lembrei de um grande jogo (pra mim) que marcou muito minha infancia!!!
DIABLO!!!!!!
não sei se você curte esse jogo mais, se curte, FAÇA UM REVIEW!!!

Abraços!!

Capitã disse...

Meu Deus! Eu java isso quando ia para o shopping, numa daquelas áreas que tem aqueles jogos antiiigos em máquinas e que servem apenas para arrancar deu dinheiro...
Eu lembro que me divertia muito, pois sou uma péssima motorista e no final sempre tirava um F porque não conseguia controlar direito os controles... (pois é, não consigo fazer um carro com DUAS machas funcionar, que tristeza)
Mas é divertido, me pergunto se acho ele para computador...
A proposito, não li o que você escreveu, desculpe D:
Mas li outras coisas como o jogo do pirada, um lá sombrio, um lá q meu amigo pediu e etc, etc, etc...
Enfim, bom trabalho :3

Chad the Hedgehog disse...

Nossa... Mais de 1 ano depois venho ler essa matéria, mas já lí muitos reviews seus, muito show XD

O lance é... Você elogiou demais o game e deu uma nota 7.5, sinceramente, eu como grande apreciador do Dreamcast, acho essa nota meio injusta, porque assim como você, eu amei esse game.

E tipo, mudei minha personalidade depois de jogar esse jogo, é INSANO, é irado, tem uma música lá que não me lembro o nome, que quando ouço, eu fico louko de amores pelo games XD, sinto falta da época em que jogos bons eram divertidos =(

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

eu não joguei muito esse jogo. sei-lá, o tempo acabava antes de começar a pegar graça no jogo. eu vou baixar ele nessa semana para ver se mudo de opinião....

mas a parte que você falou da Trilha sonora de Gran Turismo...Amer, pegou mal.

por acaso num elevador se toca The Cardigans,Garbage,Junkie XL,Papa Roach,Apollo 440,Foo Fighters com a musica Hero ao encerra Gran Turismo 2 é simplesmente marcante...


e tem "Draculia"

quem canta? duas palavras: ROB ZOMBIE!!

quero ver você ter bolas falar que alguma musica dele é ruim, quero ver....

e tem "Panama"

onde quem canta é uma das bandas mais fodas dos anos 80: Van Halen! e na era onde ninguém com juízo perfeito dizia que eles eram ruins. hoje em dia...

se essas bandas são música de elevador, então pagode e funk são obras primas feitas pelo Villa-Lobos.

João disse...

Eu sei que isso não tem nada a ver com o assunto, mas por que você não posta um review do jogo "No More Heroes"?