quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Crítica do Amer: Mega Man Powered Up


Eu adoro Mega Man, você adora Mega Man, todo mundo adora Mega Man!!!


Bom, nem todos adoram Mega Man, algumas pessoas simplesmente não o suportam. No entanto, a franquia do personagem já conta com mais de 30 títulos divididos em cinco séries diferentes, então acredito que muita gente gosta do azulzinho.

O que há para não se gostar? um menininho gordinho de pijaminha azul que sai atirando em tudo e todos que cruzam seu caminho e rouba as armas de seus inimigos quando os destrói? Isso é a epítome da diversão!

Mas por mais popular que Mega Man seja, muita gente começou a jogar a série com o segundo título do personagem. Por muitos anos, o primeiro Mega Man foi um game bastante difícil de achar e só se tornou mais conhecido quando as coletâneas do Blue Bomber foram lançadas para o Ps2 e Xbox.

Mesmo assim, Mega Man I permanece um jogo relativamente pouco conhecido. Mesmo nas coletâneas ele chamou pouco a atenção, por sua dificuldade extrema e por ser bastante inferior as suas continuações.

Para remediar a situação, a Capcom resolveu lançar o primeiro game da série para o PSP (portáteis são consoles ideais para games nostálgicos), mas ao invés de simplesmente relançar o mesmo título de 1987, deram uma recauchutada total no jogo.

Como?

Vem comigo que eu te mostro.


Mega Man Powered Up é uma recriação do Mega Man original, com novos gráficos poligonais, mas jogabilidade em 2D.


Não apenas o game foi refeito, mas todos os personagens tem estilo "Super Deformed" agora. Ou seja, pequenininhos, com cabeções e enjoativamente adoráveis.

O enredo continua o mesmo do game original: Dr Light e Dr Wily criaram robôs para ajudar o mundo, mas Wily despirocou e resolveu usar suas criações para dominar o mundo.

Sem escolha, Dr. Light deu um upgrade em seu robô ajudante "Rock" e o transformou em um robô de batalha.

E foi assim que nasceu... SUPER FIGHTING ROBOT: MEGA MAN!!!!!

Armado de um canhão capaz de absorver as características das armas dos inimigos, Mega Man passa a ir até a fortaleza de cada robô controlado pelo Dr Wily e mete chumbo grosso neles!

Simples e sem grande complicações, como a vida deve ser.


Os gráficos são muito bonitinhos. Tudo é muito colorido e os personagens são bastante expressivos.


Os cenários são iguais aos do game original (inclusive em seu design), mas foram recriados com mais detalhes, além de possuírem um visual bastante colorido e cartunesco, que sem dúvida adiciona bastante ao clima do game.

O som é um show à parte. A trilha sonora original foi totalmente remixada e não é apenas saudosa para os velhotes nostálgicos (como eu) mas também é cativante o suficiente para agradar a quem nunca sequer viu o cartucho original.

Mas o mais legal sem dúvida é o acrescimo de vozes. Por muito tempo, fui contra games Japoneses serem dublados nos Estados Unidos. Não por uma questão de purismo (sinceramente, metade dos dubladores do Japão tem o mesmo tom de voz) mas porque os dubladores americanos escolhidos para atuar nos games eram atrozes.

Jogue Mega Man 8 americano.

Ou a versão de PsOne de Castlevania: Simphony of the Night.

E eu nem vou mencionar Grandstream Saga...

As vozes em Mega Man Powered Up foram bem escolhidas. O jogo é dublado como se fosse um desenho infantil, com um certo exagero na atuação, mas que combina com o clima alegre da história.

E os diálogos entre Mega Man e seus oponentes antes das lutas são tremendamente divertidos e acrescentam mais personalidade ao game.


A jogabilidade é a mesma do original, mas com um bocado de atualizações.


Há três níveis de dificuldade e eles realmente diferem um do outro. Jogando no fácil, os inimigos são mais fracos e muitos abismos estão cobertos, o que facilita um bocado de saltos.

De fato, mesmo jogando no Hard, este game não chega nem perto da dificuldade absurda do game original, o que o torna muito mais acessível.

Há duas mudanças significativas neste game em relação a Mega Man 1. A primeira é que dois inimigos foram acrescentados aos vilões iniciais e a segunda é que Mega Man não é o único personagem jogável do título.

Os dois personagens novos são Time Man e Oil Man, que se unem a Bomb Man, Guts Man, Cut Man, Elec Man, Ice Man e Fire Man no hall de vilões da série.

As fases dos dois personagens são totalmente novas e sua presença no game faz com que a ordem das armas usadas para se derrotar os chefes mude por completo, o que acrescenta um novo tom de estratégia ao jogo.

E sim, ainda é preciso escolher a arma certa para derrotar cada chefe, o que não apenas aumenta o dano causado neles, mas propicia animações bem legais.

Aliás, os novos personagens jogáveis... são os próprios chefes.

Sempre que derrotar um chefe de fase com o tiro normal de Mega Man, ele será simplesmente derrotado ao invés de destruído. Então é possível selecioná-lo como personagem jogável e avançar por todas as fases com ele.

Alguns personagens são mais fáceis de jogar que outros. Por exemplo, Fire Man é bem mais simples de usar que Guts Man, mas seja lá qual for o chefe usado, ele torna o game uma experiência nova, mesmo que você já o tenha jogado mil vezes.

Os chefes não são os únicos personagens extras, é possível usar outras versões de Mega Man (com escorregão e tiro carregado ou sem arma nenhuma), Roll em diversas roupinhas diferentes, ou mesmo o ultra-cool Proto Man. Obviamente, nenhum destes personagens vem liberado desde o início e é preciso ralar um bocado pra ter a opção de jogar com todos.

Ou se você for preguiçoso, pode simplesmente baixar um save com tudo liberado da net.

Que foi? Todos tem seus momentos de fraqueza.

Mas caso não se interesse por nenhuma destas novidades, pode jogar o modo clássico, onde não há chefes novos, nem Mega Buster carregado, nem Roll ou Proto Man como personagens selecionáveis. Apenas as boas e velhas fases e chefes de antes.

Mas com visual fofinho mesmo assim.


Não há muito mais que dizer sobre o jogo. Qualquer coisa mais que eu fale e estarei meramente me repetindo.


Mega Man Powered Up é um título incrivelmente simples e divertido. Você pode jogá-lo em partidas rápidas (como quando leva o PSP pro banheiro) ou em partidas bastante longas (como quando leva o PSP pro banheiro e seu irmão está do lado de fora, apertado pra diabo).

Mais do que isso, é bastante viciante e você vai ficar realmente chateado quano a bateria do seu PSP começar a acabar no calor da partida.

Pra ser melhor que isso, só se tivesse uma trilha de abertura tão cool quanto à do desenho animado! Vamos lá, você sabe a letra:

SUPER FIGHTING ROBOT: MEGA MAN!!!

Vamos lá, cante comigo!!!

...

Você não sabe o que é bom...

Cheers!!!

13 comentários:

Rafael disse...

So achei o visual Cute um pouco exagerado, mas usar os chefes nas fases sempre foi meu sonho.Tomara que eles façam isso com os outros jogos da franquia.

Só comecei a jogar megaman apartir do X e depois do SNES nunca tive nehum outro jogo da serie principalmente pq nunca tive um portatil

Avalanche(Lance) disse...

Minha priminha tem...o jogo é bem divertido sim^^

er..a musica não era "é a ferro e fogo....mega man!"

Lhama Films disse...

Muito legal mesmo, ainda ei de juntar dinheiro pra comprar um PSP.

Eu cantei junto a música do mega man >_<

Amer H. disse...

Eu odeio a versão em Português dessa música, só a canto em Inglês!

Marcelo disse...

Cara, eu achei o Maverick Hunter X magnífico, zerei ele umas 4 vezes já... acho que ficou irretocável, e daí, no calor da empolgação, joguei esse daí e não consegui costar do estilo "cute"... lendo o review até pretendo dar uma nova chance ao jjogo.. mas da outra vez que tentei não conseguiu me animar...

Sergio disse...

e quando você enjoar das fases normais, ainda tem a opção de criar suas proprias fases e baixar as fases dos outros.

o que deixa o jogo vivo por um bom tempo.

ótimo jogo.

Avalanche(Lance) disse...

Uma coisa estranha, as fazes tem blocos com um simbolo que indica que eles só podem ser destruídos por uma arma.


mas na maioria das vezes destruir o bloco só torna a fase mais dificil

Cajun explosion disse...

Eu odeio Mega Man!
Pelo menos odiava quando jogava; me frustrei tremendamente jogando o primeiro, empolguei com o segundo e depois só fui jogar mais que três fases no Mega Man X e no Mega Man & Forte. Adorava jogar ocm o Forte. Na época eu era um adolescente revoltado e o fato de jogar com um personagem com as cores do halloween me fazia gostar do jogo...

Mas o que sempre me irritava profundamente era o fato de o maldito robozinho azul não abaixar. Eu nunca me conformei com isso!

Mas vou dar uma chance pra essa versão e ver se eu e o Mega Man nos desculpamos.
À propósito, o que vc acha do Mega Man & Forte, Amer? Além de ter os gráficos fuderosos pra SNES como vc disse no blog?

Dark_Yamatoman disse...

Que alegria Amer, ver você fazendo um review de Megaman no blog! XD
Mas olha só, o nome do novo robot master não é Clock man, e sim Time man ;D

Amer H. disse...

Time Man! Sim, me confundi e vou arrumar. Valeu o toque.

Acho Rockman & Forte muito bom, mas difícil feito a moléstia. Em breve vou começar a escrever sobre toda a série clássica na hora que os games foram lançados e quando for a vez de Rockman & Forte, toda a minha opinião será revelada.

Paciência, Padawan! O momento certo chegará antes do que pensa.

Diogo Dornas disse...

Poxa, tão renascendo mais um game antigo em uma plataforma portatil, é impressão minha ou os produtores de jogos estão ficando sem inspiração? no ultimo ano o que teve de lançamento de remake e afins foibrincadeira já.

Só uma coisa a comentar sobre o jogo em si, mesmo no hard ser mais facil que o original é sacanagem, se ia ter nivel de dificuldade no jogo pelo menos que omais dificil de todos fosse do nivel de dificuldade do original hehehe

Nalyanne disse...

Amer vo te dar 1 boa dica pra reveiw de jogo para as proximas postagens, escreve sobre Mario todos eles sabe para o pessoal que so jogou o word terem 1 ideia de como o mario é vasto em alguns quesitos.

Franco disse...

Amer po man fala das tartarugas ai po elas tem mo estoria para ser revelada muito que muitos nao conhesem e vc deve saber muito sobre elas por ser + exeperinte no mundo jogos.