quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Crítica do Amer: Sonic Unleashed


Sonic foi um dia um dos maiores ícones dos games, a mascote da Sega, aquele que peitava o Mario de frente e não se deixava intimidar por suas possíveis conexões com a máfia.

Infelizmente, em algum momento de sua carreira, toda esta atitude se perdeu e seus jogos se tornaram progressivamente piores.

Sonic Adventure era sensacional em alguns momentos, mas nos obrigava a jogar algumas fases chatinhas como as de Big the Cat e outras frustrantes aos extremo, como as do Tails. Sonic Adventure 2 também era sensacional quando jogado com Sonic (ou Shadow, que estreou neste game), mas as fases com Tails, Knuckles, Rouge e Dr. Eggman eram... bem, eram um saco.

Sonic Heroes era simplesmente "meh" e eu nem quero falar do Sonic the Hedgehog da nova geração.

Sonic Unleashed parecia ser mais do mesmo nos previews, mas a Sega fez questão de nos mostrar que havia um novo "gimmick." Sonic agora não apenas corria, como também se transformava em um "Lobis-Porco-Espinho" com braços que esticam e que dá porrada nos inimigos.

Espera! O quê?

Sonic Unleashed tem dois tipos de jogabilidade: durante as fases diurnas, nosso herói faz aqui que o tornou famoso: corre feito uma Ferrari sem se importar com o que tem pelo caminho. Já na fases noturnas, ele se transforma na criatura que eu falei acima e sai espancando o que passar pela sua frente.

Mas vejamos uma coisa de cada vez, sim?


Ok, durante o dia, Sonic corre, corre e corre!

Nestas fases, a câmera pode acompanhar Sonic por trás ou através de um ângulo lateral, o que evoca as corerias de Sonic Adventure e dos bons e velhos games da era 16 bits.

A jogabilidade é simples, apenas mantenha a alavanca analógica na direção em que Sonic está correndo, salte, abaixe ou ataque conforme a necessidade aparecer e pronto.

Vou ser muito sincero, estas fases de corrida são perfeitas. A jogabilidade foi bastante refinada, de forma que é bem fácil controlar o Sonic, ainda mais que nos games de Dreamcast.

A sensação de velocidade é espetacular. Quanto mais anéis recolher, mais rápido Sonic corre, sem contar que ele finalmente possui um ataque especial em que avança contra os inimigos com tudo, o que permite se proteger dos mesmos e não quebrar o ritmo da corrida, algo que acontecia antes e que era um saco enorme.

O design das fases também é muito bom, pois elas evocam bastante os games do Mega Drive, com uma tonelada de loopings, caminhos alternativos e aquelas molas que nos lançavam tão alto que quase podíamos fazer um "joinha" pra Deus.

E há chefes nestas fases, mas normalmente a correria não para e é preciso derrotar os miseráveis a 400 km/h, o que é uma doideira desvairada.

As fases que rolam durante o dia são extremamente divertidas, velozes e simples, como um game do Sonic deve ser.

Mas... uma hora a noite cai...


... e Sonic vira essa coisa...

Pelo amor da mãe do guarda...

Nas fases noturnas, a correria é substituída pela pancadaria, numa das mais fracas tentativas de criar um beat'em up que eu já ví.

Sonic se transforma no já mencionado "Lobis-Porco-Espinho" e ganha a habilidade de esticar os braços como se fosse o Senhor Fantástico, um poder que não faz o menor sentido se você me perguntar.

Digo... desde quando lobisomens (ou lobis-seja lá o que for) são borrachudos?

Então, além de porradear inimigos, devemos encontrar "orbs" para derrubar barreiras místicas, remover coisas do caminho para revelar botões que abrem passagem, e nos pendurar em postes, parapeitos e várias outras coisas para atingir os locais mais altos onde infalivelmente precisamos chegar.

O maior problema destas fases é que elas não fluem bem, graças à jogabilidade travada.

Os controles não ajudam na hora de se agarrar nas coisas e saltar, o que resulta em muitas quedas frustrantes que nos obrigam a refazer a mesma subida muitas vezes.

Ou... que causam a morte do Sonic, o que ainda é pior.

Mas o pior de tudo é a lentidão incrível destas fases.


Talvez você não passe pela mesma experiência que eu, mas fiquei extremamente angustiado com as fases beat'em up deste game.


As fases de corrida são sensacionais e após terminar uma, eu queria jogar mais dez fases seguidas no mesmo estilo.

Você fica cheio de adrenalina por causa da correria e de repente tem de colocar um freio nisso, pois precisa aguentar as fases de pancadaria, que se arrastam mais que uma mosca que caiu no melado.

Sinceramente, eu fiquei MESMO angustiado, pois não via a hora daquela lerdeza toda acabar e eu poder correr de novo. Mas o ruim é que quando eu estava liberado pra voltar a jogar as fases diurnas, já tinha perdido o gosto pelo game.

Sem brincadeira, as fases de pancadaria tiraram todo o tesão que estava pra jogar... e olha que eu fiquei ansioso por este título.


Eu sei que o review de hoje saiu meio curto, mas é porque simplesmente não consigo encontrar muito mais o que falar sobre este jogo, exceto pelo enorme potencial desperdiçado.


Os gráficos são muito bons, o som é ótimo, as animações entre as fases são bem feitas e interessantes e raios, é o Sonic, um dos personagens mais carismáticos da história dos games.

As fases de correria são exatamente o que eu esperava de um game do Sonic há anos, mas de que adianta elas serem perfeitas se obrigatoriamente vou bater num muro de tédio que são as fases de beat'em up?

O que a Sega precisa se tocar, é que os fãs não querem inovações nos games do Porco-Espinho, querem ter a simples diversão de correr por cenários mirabolantes e cheios de voltas o mais rápido possível.

Foi isso que fez a fama do personagem na época do Mega Drive, é tudo que ele precisa e sinceramente, é tudo que nós queremos!!! Se a Sega percebesse isso, talvez não tivesse levado prejuízo tantos anos.

Enfim, se você é um fã abilolado do Sonic, dê uma olhada, quem sabe o game te agrada. Caso contrário, passe longe. Sonic Unleashed tem um potencial incrível para estragar seu domingo.

Não quero mais falar disso.

Cheers!!!

15 comentários:

BAH disse...

É uma pena que Sonic tenha se tornado uma putinha e se prostituido por causa de jogos medíocres.

Bruno disse...

Nossa, as fases com o porco espinho lobisomem são tão ruins assim?

Bom, vou ver se consigo achar esse game, afinal de contas eu sou fã do Sonic.

E concordo que o Sonic tinha que parar de se prostituir, principalmente com o Mário.

Thyago disse...

porra, eu até tava na espera, pq eles fizeram bastante publicidade justamente em cima das fases de velocidade.
fala sério, um jogo como sonic conseguir ficar ruim, quem sabe o do wii fique bom justamente pq eh mais focado na velocidade, aquele que ele anda de espada...
...
...
sonic de espada...


ele já foi a PORRA DE UM LOBISOMEM, agora é andando com uma espada.
daqui a pouco ele anda com um vibrador pra tacar no cu dos inimigos.

Billy disse...

a sega quer fazer um jogo para a galera dessa geração "moderninha"

ahhh o ultimo sonic bom foi o adventure 2

Dark_Yamatoman disse...

Concordo com seu Review Amer, eu terminei a versão de PS2 semana passada, e só persisti pelo tédio do Werehog porque eu pensava nas fases do Sonic o tempo todo XD
diabos, o pior não é nem essas fases existirem, e sim termos 3 vezes mais elas do que fases do Sonic! Porra, quem foi que achou que isso seria uma boa idéia? Se o problema era de espaço, que tirassem umas fases do Werehog e botassem outras do Sonic, duvido muito que alguém fosse sentir falta XD

Fernando disse...

puta merda
tudo que a gente quer de sonic é velocidade e cenarios malucos

nao queremos sonics com armas de fogo, espadas, lobisomens e o caralho a quatro

é hora da sega parar de tentar inovar e ser conservadora, tudo que queremos sao batalhas alucinantes a 500km/h =D

Fernando disse...

hey Amer

bem que vc poderia escrever do jogo Chrono Trigger, que é um puta jogasso

e nao sei se vc sabe mas lançaram um remake do CT pro nintendoDS e adcionaram varios extras, e videos de certos momentos feitos pelo akira ......
PORRA tem videos por exemplo do frog abrindo a montanha para enfrentar magnus como se fosse em um anime .......
tudo com o traço do akira, tudo lembrando dbz ........
tenho orgasmos multiplos jogando .....

e se vc nao gosta de CT merece ser estuprado pelo hulk =D

Amer H disse...

Chrono Trigger é um dos meus games favoritos de todos os tempos, rapaz.

Eu tou planejando comprar um DS nos próximos meses e então vou fazer um reviezão de Chrono Trigger como deve ser feito.

Mas tenha paciência, porque isso vai demorar um pouco.

Sergio disse...

vou comprar chrono trigger DS no natal. vou poder dizer que ja tive CT original. vai ser ótimo!


e eu cogitei na possibilidade de baixar Sonic unleashed. mas desisti...

obrigado por me poupar da perda de tempo, amer

Doce disse...

Odeio dizer isso mas o remaker de Chrono Trigger não vai ter quase nenhuma diferença no maximo vai ser so Ctrl+c e Ctrl+v la na nintendo.

ps: nunca fui muito fan do sonic mais gostava de jogar. O problema dele foi que tem jogos que nunca deviam sair do 2D, Megaman e um exemplo perfeito.

Bruno disse...

MANO ALGUEM ME AJUDA?
NA FASE DO TUTORIAL DE COMO USAR O LOBO EU NAUM CONSIGO PASSAR PQ TA TUDO INGLES E NAUM INTENDO NADA!
SO UMAS PARTES MAS ESSA NAUM CONSIGO E O MEU É PRA PS2
so pra saber...

Eduardo M.M disse...

Sinceramente,se o sonic adventure 1 e 2 foram fodelosticamente fodas, por que eles mudaram?O que está bom não se mexe,e mesmo sendo da geração moderninha ainda pego meu dreancast para relenbrar quando a sega fazia bonito.

Anônimo disse...

pelo amor de deus nao e assim que as coisas funcionam no youtube existe um canal chamado planeta sonic o cara fez uma videoanalise do jogo e ele diz tudo que tem a ver com a realidade isso que vc falou nao tem nada a ver com a realidade pesquisa o nome do canal e vc vai ver a verdade lembrando que nao tou pra ofender nimguem primeiro ponto o werehog nao tem controles esquisitos na primeira vez que vc joga com ele parece estranho mais depois fica bom

Miguel disse...

ei parceiro hoje em dia ninguem usa mais blogger

Redação Wx disse...

oie