sábado, 5 de dezembro de 2009

Crítica do Amer: Sunset Riders


Eu costumo falar muito de Beat’em ups, aqueles games de pancadaria em que o jogador massacra hordas de inimigos com seus próprios punhos a fim de salvar uma moçoila ou simplesmente acabar com O MAAAAAAAAL!!!

Tais games são excelentes representantes daquilo que gostávamos de jogar nas décadas de 1980 e 1990. Todo mundo passava horas nos Arcades controlando Haggar, Billy e Jimmy, os predadores e mais uma porrada de gente que adora... dar porrada.

Mas existe outro gênero que é tão representativo desta época quanto os Beat’em Ups, o Run N’ Gun.

Run N’ Gun são queles jogos onde como o próprio nome diz, sua missão é sair correndo e atirando em tudo que cruzar seu caminho, recolhendo Power Ups conforme avança e dispensando cada vez mais chumbo em todos que tentam acabar com sua existência.

Dentre todas as produtoras de games da época, a que mais se destacou no gênero foi a Konami, velha e querida Konami, que encheu nossos fliperamas com games como Contra, Aliens, Mystic Warriors e vários outros.

O tempo que a Capcom passava socando bandidos, a Konami usava atirando neles.

E um dos mais populares títulos do gênero foi lançado na época e se tornou inesquecível para toda uma geração de moleques que se divertiam mandando chumbo em criminosos!

Como o título está escrito em letras garrafais logo acima, dizer seu nome seria uma redundância, portanto vamos em frente, gringo!


O enredo de Sunset Riders não é a coisa mais bem pensada de todos os tempos.


Aqui temos Billy, Steve, Bob (que são todos loiros, o que indica que são cowboys Noruegueses) e Cormano (porque nenhum Western está completo sem um Mexicano barbudo e oleoso). Os quatro são companheiros inseparáveis e juntos partem em busca de aventuras que lhes renda uma graninha.

Sim, porque na época do velho oeste, um homem só tinha duas escolhas de carreira: caçador de recompensas ou figurante em filme do John Wayne. Como na segunda opção eles seriam ofuscados por um cowboy gordo com eterna cara de constipação, eles decidiram colocar suas armas para trabalhar e caçar cabeças para o governo Norte Americano.

E... é isso.

Os quatro pegam cartazes de “Procura-se”, vão atrás do alvo, metem bala nele até que desfaleça, o escutam dizer uma frase de efeito com seu último fôlego e vão embora atrás do próximo alvo. Aliás, todos os alvos são perfeitos estereótipos de Western, com um índio escalpelador, um Mexicano que ataca com chicote e um inglês afetado que usa uma armadura por baixo da roupa e deixa uma rosa cair ao ser derrotado.

Quanta classe!

Pode não parecer grande coisa, mas por incrível que pareça, este enredo acaba sendo bastante fiel aos filmes de Western do passado, especialmente os de Sergio Leone: um sujeito durão vai atrás de uma recompensa, pega um meliante e através dele descobre como descolar um prêmio ainda maior, tiroteios acontecem, pessoas morrem e no fim, o herói cavalga em direção ao por do sol.

Pois é, um cowboy de verdade não precisa de muito mais que isso e este game é a prova.


Os gráficos são simples, mas bastante eficazes.


Os personagens não são especialmente grandes, detalhados ou bem animados e o mesmo pode ser dito dos cenários, que não possuem o exagero de detalhes visto em outros games da época. Mesmo assim, tudo é bastante colorido e animado, com um jeitão bem típico de animações Japonesas da década de 1980.

Uma excelente década para o Anime.

Este estilo visual era muito usado pela Konami na época. Gráficos com cores vivas e chamativas ajudavam a distinguir seus games dos demais do gênero.

Muita coisa acontece ao mesmo tempo nos cenários e em nenhum momento o framerate cai, o que demonstra bastante cuidado para que excesso de coisas na tela não causassem lentidão à jogabilidade.

O som é eficiente. As músicas são bastante animadas e divertidas em sua maioria, mas grande parte do tempo é meio difícil prestar atenção a ela, devido ao excesso de efeitos sonoros que acompanham a ação na tela.

Aliás, tais efeitos são um show a parte. O tempo todo você ouvirá tiros, explosões, gritos, cavalos a galope, trens andando sobre trilhos e tudo mais que se possa esperar de uma história que acontece no velho oeste. Todo este barulho passa uma impressão de caos que acaba combinando muito bem com toda a ação que acontece.

As vozes digitalizadas são típicas de games da época, um único ator parece ter dublado todos os personagens masculinos e uma atriz só fez todas as garotas. Bons tempos em que não chamavam astros do cinema para dublar games ruins e nos ludibriar a comprar atrocidades.

MALDITO SEJA, MICKEY ROURKE!

MALDITO SEJA VOCÊ E SEU ROGUE WARRIOR!!!


A jogabilidade é muito simples: ande, ande, ande, atire, atire, atire!


Igualzinho Gears of War, só que mais colorido e com menos machos rosnando, grunhindo, fazendo carranca e declarando o quanto são incomensuravelmente másculos e entupidos de testosterona.

Os personagens utilizam armamentos diferentes. Steve e Billy utilizam revólveres, que atiram mais rápido mas possuem uma área de alcance menor e Bob e Cormano utilizam espingardas, com uma área de efeito bastante satisfatória, mas com um intervalo maior entre os tiros.

Ao longo das fases é possível encontrar dois tipos de Power Ups, o primeiro te dá fogo automático (só manter o botão pressionado para atirar) e aumenta a velocidade de seus disparos, enquanto o segundo lhe dá uma arma extra, o que aumenta bastante o alcance do seu ataque.

Os Power Ups abundância pelas fases e podem ser encontrados dentro de objetos que precisam ser baleados ou se você entrar em portas espalhadas pelo cenário, onde ganhará uma tequila ou um chamego de uma das... “donzelas” do Velho Oeste e um Power Up específico. Se perder uma vida, perde os bônus, mas como é fácil de encontrá-los ao longo das fases, isto não chega a ser um problema.

A ação acontece em dois planos, o chão e locais suspensos, como varandas ou andaimes. O jogador pode se deslocar a vontade entre estes planos para evitar ataques inimigos ou simplesmente se posicionar melhor durante os combates.

Sunset Riders não é um game especialmente difícil, se comparado a Contra (especialmente a versão do NES), ele é uma ida ao McDonalds. Não é complicado desviar dos ataques inimigos, os Power Ups ajudam um bocado e os chefes possuem padrões de ataques bem definidos, que podem ser enfrentados com alguma estratégia.

Claro, o caos aumenta conforme seus amigos entram no jogo.

Sunset Riders pode ser jogado por até quatro pessoas (A Konami adorava lançar Arcades que estimulassem a amizade) e é aí que o bicho pega. Com três camaradas, há tantos tiros, explosões, gritos e esbórnia na tela que fica meio difícil saber o que está acontecendo e isso automaticamente torna o game MUITO mais divertido.

O Coringa tinha razão, espalhar o caos é bem legal.


Sunset Riders é um daqueles games que continuam inacreditavelmente divertidos não importa o quanto o tempo passe.


Hoje em dia as pessoas adoram debater o quanto os games se aproximam cada vez mais do cinema e tudo mais, o que dá a algumas produtoras a idéia de que um game precisa ser cinemático e com uma ambientação Hollywoodiana para fazer sucesso.

Sunset Riders é a prova máxima de que um game não precisa ser mais do que isso e que simplicidade e boa jogabilidade funcionam muito melhor do que tentar produzir um filme em forma de jogo.

Se mais gente acreditasse nisso, não precisariamos vviver em um mundo onde existe Rogue Warrior.

MALDITO SEJA, ROGUE WARRIOR, MALDITO SEJA!!!

E Mickey Rourke, você perdeu todos os pontos de karma que havia ganho ao estrelar O Lutador.
Cretino...

Cheers!!!

24 comentários:

evil monkey disse...

ótimo review amer, eu vou jogar esse jogo tão logo eu termine de zerar o contra do nes...

ah, quem eu estou querendo enganar, eu nunca vou zerar o contra do nes, eu sou muito ruim...

mas esse jogo tem esperança, afinal eu adoro faroeste, especialmente os do Clint Eastwood.

eita cabra macho!

e para provocar o thyago...primeiro!

Zé Abrão disse...

Contra não é de Deus, se o Evil Monkey se acha ruim, ele devia me ver na época que eu jogava com meu primo. Ele me chamava de pato o tempo inteiro e quando jogava destruía tudo e eu ficava lá babando. E felizmente eu nunca joguei Rogue Warrior, bom pra mim. Mas O Lutador é legal. Não me xingue, por favor!

Victor Aurélio disse...

Rogue Warrior parecia ser tão bom nos vídeos e imagens...

É tão merda mesmo amer?

Amer H disse...

Enfiar arame embaixo das unhas dói menos que jogar Rogue Warrior.

Paulo_HT disse...

finalmente o review que eu e tantos outros pedimos a um tempo atras, agora é só esperar por The Warriors.

eu jogava muito esse jogo mas nunca consegui zerar, até ja cheguei perto, mas quando eu e um amigo estávamos na penultima fase a minha mãe chegou e eu tive que ir embora..

ah, e na mesma proporçao que esse jogo criava amizades ele tambem às destruia, porque todo mundo brigava pra pegar o Bob (ja que ele usa espingarda e por algum motivo nós éramos crianças racistas e ninguem escolhia o Cormano)

Caio disse...

Taí um jogo que descobri a pouco tempo.
Eu venho jogando SNES online com um amigo meu e ele me mostrou esse jogo.
Eu costumo chamá-lo de "Contra de faroeste racista".

@Paulo
Idiotas, Cormano rules, e as pistolas tem o dano da espingarda multiplicado dano ao alcance delas. '-'

Caio disse...

Ah, e aqui é o Sandman, postando na conta do meu irmão o/

Scariel disse...

Sunset Riders!!
Joguei muito no meu SNES,bons tempos...
Felzimente ja provei da versão arcade, que é bem melhor.
Obrigado por ter feito um review desse clássico Amer!
Rogue Warrior entraria na lista do AVGN?
Vou da uma pesquisada nesse jogo...

Thyago disse...

PUTA MERDA AMER! EU JOGAVA ESSA PORRA NA LOCADORA PERTO DA MINHA CASA!

esse jogo é muuuuuuuuuuuuito foda. e eu sempre escolhia ser o mexicano. sei lá, eu achava ele mais foda XD
e eu adorava este jogo, pqp, nossa, agora vc me deu REAL vontade de jogar um game q eu via num review seu, sério, primeira vez q isto acontece, parabéns.

ahhh, nostalgia, sua velha safada q sempre nos pega pelos bagos

Thyago disse...

e macaco, comi o cu do first

Scariel disse...

Agora que lembrei...
Na versão do SNES não temos nem os índios,nem mulheres como inimigos no jogo.Será que foi corte por causa de framerate ou foi pelo mesmo motivo do Final Fight?

lucas disse...

cara, eu realmente AMAVA esse jogo quando eu tinha um SNES, era tao legal e magico, embora eu me lembre pouco era um dos 3 melhores games que tinha para o SNES, pena que a diversao durou ate que um primo maldito roubou a fita...

vD disse...

Sunset Riders é FODA, sem mais.

Só joguei a versão do Super Nintendo, no entanto. Com dois personagens no máximo. Mas já era tremendamente épico.

Agora, Raiden, não vai me dizer que o próximo jogo resenhado aqui será Cadillacs & Dinosaurs!

Scariel disse...

Pra não perder o clima de faroeste podia ser WildGuns.Mas sinceramente prefiro que o Amer escolha.

RF Victor disse...

(...)"um cowboy gordo com eterna cara de constipação"(...)

...Seu verme! VERME!!

XD

Rodrigo disse...

Nunca joguei mas fiquei com vontade agora... o_o

O que mais me impressionou foi... O AMER DISSE ANIME!!

Em tudoq ue eu li até hoje que ele escreveu ele sempre dizia coisas do tipo... "Animação Japonesa, Anime nunca mais!" Porque a Mudança repentina? @_@

The Sandman disse...

Ele mudou faz tempo, Rodrigo. '-'
Tu só leu um artigo e num leu o artigo que veio depois, foi?

Avalanche(Lance) disse...

Um dos melhores jogos de arcade...

Aliás vontade de jogar capitão Commando,,,

Sasoriman disse...

Clássico. Aliás, o Cormano é o melhor, sem mais...

...E uau, ainda bem que não tinha me interessado em Rogue Warrior.

Thyago disse...

amer sempre curtiu anime, ele soh nao curte baboseiras com seres androgenos.
e amer, seu lula molusco, eu cometi o pecado da ROM com este jogo...
...
o mexicano eh o melhor

image disse...

nooooooooossa

aluguei demais esse cartucho para jogar com meu pai.

sempre dava briga por causa dos power ups \o\

adorei o artigo Amer, ainda nao tinha comentado aqui nem no outro blog (nem sei o pq, pois sou leitora assídua. tentarei fazer mais vezes /o/)

up the gamer girls \o/

Cpt.Guapo disse...

Que versão de SNES que nada, pessoar! Joguem a do arcade, que não é aleijada...Quintilhões de vezes mejor!

Ah, e Cormano rules!

Gabriel disse...

Caralho! Caralho com fritas, já joguei muito Sunsetriders; nunca foi dos meus preferidos, mas já perdi muitas boas horas jogando com meus amigos quando eu ainda tinha meu SNES, há uns... 10 anos atrás. Eu adorava jogar com o Cormano, hehe.

Lembro até hoje do índio e do inglês boiolinha (puta chefe difícil, por sinal...)

hugo cesar disse...

outro jogo que vc poderia jogar ou fazer um artigo se vc desejar Amer é o game the red star para ps2 ele é uma mistura de bet up com run n gun jogei ele algumas vezes e é bem divertido abrçao do hugo