domingo, 25 de março de 2007

E dizem que os desenhos de hoje são violentos...


Eu me lembro com certo saudosismo da minha infância.

Não da infância em si, mas como diria Matt Carapacca, do site X-Entertainment, da capacidade de ficar impressionado com praticamente qualquer coisa, algo que desaparece com o passar dos anos. Eu pessoalmente adorava ficar "chocado", assistindo coisas violentas. Quanto mais incomum, melhor! Com o tempo, descobri os filmes de terror e fui aumentando cada vez mais a violência daquilo que assistia... Até que chegou o ponto em que nada mais me impressionava.

E então, descobri Dinosaurs Attack, e recuperei a sensação de me chocar...


Esta nada mais é que uma série de cards lançada nos Estados Unidos durante o fim dos anos 80 e começo dos 90, e que conta uma história sobre dinossauros, lembrando que os bichões eram a coisa mais popular da época. Exemplos? Se ligassemos a tv, estava passando Familia Dinossauro, no cinema tinhamos Jurassic Park, e nos videogames tinhamos Cadillacs e Dinosaurs...e o jogo de Jurassic Park.

Só pra constar, Dinosaurs Attack nunca foi lançado no Brasil.

Bem, quanto a história contada nos cards: Basicamente cientistas estavam mexendo com o espaço e o tempo, e então abriram um portal que fez com que dinossauros aparecessem no presente. Os lagartos não fizeram cerimônia e começaram a transformar a humanidade em lanchinho.

Agora, as imagens dos cards são extremamente violentas e perturbadoras, e eu quero dizer EXTREMAMENTE perturbadoras.

Alguns exemplos são:

-Pessoas presas em um porão, com monstros saindo debaixo da terra e as comendo;
-Dois dinossauros atacando um ônibus escolar e devorando as criancinhas de dentro dele;
-Um militar esmagado dentro de uma pegada e com os órgãos expostos;
-Um triceratops invadindo um casamento e empalando os noivos em seus chifres;
-Um tiranossauro pisando em um cachorro;
-Um cientista sendo capturado pelo ser de suprema maldade que é o líder dos dinossauros (chamado pelos fãs de Dino-Satã).

E por aí vai.

Ora, eu não preciso tentar te convencer, a imagem acima deve ser prova o suficiente.

Eu nunca tinha ouvido falar desta coleção até o ano passado, e novamente dou graças ao grande deus da internet por nos propiciar praticamente qualquer coisa que procuremos.

Você deve estar pensando: "Por que diabos você está escrevendo sobre uma coisa que nem fez parte da sua infância? Você descobriu isso ano passado! Você é retardado? Eu te odeio!!!"

Simples, meu caro Padawan: Esta linha de cards me lembra muito de figurinhas que eu colecionava quando criança: "A Gang do Lixo", que também tratava de imagens grotescas e perturbadoras, mas que não girava em torno de violência, mas de escatologia, pessoas com 25 anos ou mais devem lembrar dessas figurinhas (cacete, como eu sou velho).

"Dinosaurs Attack" me parece o tipo de coisa que eu ia adorar colecionar quando garoto, simplesmente por ser chocante, ou melhor: por ser algo que faria minha mãe dizer "credo".

Qualquer coisa que faça nossas mães dizerem "credo" se torna obrigatória quando temos 8 anos.

E "Dinosaurs Attack" tambem serve pra mostrar que as supostas "diversões violentas" que a garotada curte hoje em dia não são nada se comparadas a certas coisas que tinhamos no passado.

Eu já vi pessoas dizerem que Pokemon ou Cavaleiros do Zodiaco são coisas muito violentas pra garotada...bom, não me lembro de ver o Pikachu estraçalhando pessoas inocentes ou de ver o Seiya comendo bebês.

Caso tenha se interessado e queira ver a coleção completa de cards, pode clicar neste link http://www.bobheffner.com/dinosaursattack/. Aqui tem imgens de toda a coleção, veja por si próprio se não é uma coisinha doentia.

Ah well, dois posts em um dia...definitivamente preciso arranjar o que fazer...ou uma namorada...ou o que fazer em uma namorada.

E não acredito que acabei de escrever esta frase.

Cheers!!!

7 comentários:

Mi2 disse...

Realmente os desenhos de Hoje não são nem um terço violentos, comparados à tais imagens que, diga-se de passagem, adorei hehehe.
Eu não tenho 25 anos, mas me recordo da Gang do lixo, ou posso estar errado, mas tenho em minha mente uma imagem bem amrcante de uma das possíveis "figurinhas"; a imagem se resume em um pessoa com o dedo no nariz, estourando o crânio com o mesmo dedo.
Mas se compararmos essas meras imagens com alguns jogos de hoje em dia, eu acho que devam ser meio obsoletas mesmo, pois eu tenho certeza que a infância de hoje se impressiona com uma dificuldade bem maior...

Conselho: arrumar uma namorada e o que fazer nela é realmente algo de muita serventia, porém, vc ficará sem tempo pra postar, jogar, ver luta livre num sábado à noite e entre outras coisas, pegue td e multplique por 2 depois dos 2 anos de namoro e acrescente uma pitada de rotina. Pronto, agora pense bem...

Mituo (vulgo Garoto Tropeço)

Mi2 disse...

Relevando, eu esotu imprssionado com essas imagens, e acho que algumas crianças de hoje em dia tbm ficaríam.
O que nos leva a pensar da seguinte forma, a violência retratada tanto no cinema, como nos jogos, ou em desenhos, não nos torna psicopatas, prester a invadir a faculdade munidos de mto poder de fogo e fuzilar nossos "colegas". Afinal, se fosse o caso, não ficaríamos pensando, e sim já teríamos agido.
O melhor mesmo é canalizar esse tipo de pensamento e frustrações, para coisas como músicas, blogs, divagações filosóficas ou até mesmo, sexo promíscuo(acompanhado de uso de droga desenfreado) sem nenhuma culpa ao amanhecer com uma pessoa estranha ao seu lado....
Okay, isso não é uma apologia, é só uma opinião de alguém que já viveu um pouco de cada coisa citada.

Taís disse...

''Ah well, dois posts em um dia...definitivamente preciso arranjar o que fazer...ou uma namorada...ou o que fazer em uma namorada.


E não acredito que acabei de escrever esta frase...''

EU TB NAO ACREDITO Q VC ESCREVEU ESSA FRASE DEAR
MORRI DE RI AKI
soh vc msm... =P

realmente os desenhos d hoje sao bem menos violentos, q nem fazem com alguns animes tiram td o sangue,mudam ateh as expressoes dos personagens, cortam os palavroes e pronto pra passar na tv! Ae oq sobrou eh soh uma versao sem graca e idiota
E eh soh hipocresia pq tenho certeza q na novela das 8 passam coisas bem pior...

eh isso dear,
continue assim
ahh eh soh pra dexar claro eu descordo do seu amigo mi2 sobre namoradas
parecem as palavras d um nerd frustrado shausaehseuh

Mi2 disse...

Orrraaa!!!
chamou pra chincha!!!
hahahaha assim que eu gosto, bom eu discordo com a Tais, com relação aos animes, é claro que eles sofrem uma edição bizarra e desnecessária, por parte (na maioria das vezes) do "filtro" americano, mas de qlq forma a internet ta aí pra isso, só não vê, quem não quer....
enfim...

e com relação ao comentário do nerd frustrado, hahaha talvez ela tenha razão, eu só mais uma pessoa frustrada com as antigas perspectivas e metas que tinha a seguir, como mtos...
Mas o comentário da namorada foi mostrando apenas um outro lado que tbm deve ser considerado no namoro...a rotina e todo o tédio de uma relação desgastada com o tempo e as brigas..

away!!

Kleber disse...

O Tim Burton chegou a pensar em fazer um filme baseado em "Dinosaurs Attack", mas desistiu com medo de que ficasse meio "plágio" de Jurassic Park.

Logo, ele resolver pegar outra coleção de cards "Mars Attacks" para adaptar para a telona.

Kleber disse...

O Tim Burton chegou a pensar em fazer um filme baseado em "Dinosaurs Attack", mas desistiu com medo de que ficasse meio "plágio" de Jurassic Park.

Logo, ele resolver pegar outra coleção de cards "Mars Attacks" para adaptar para a telona.

Raphael disse...

Venho acompanhado seu blog faz alguns dias, descobri sem querer e vim lendo os posts em ordem decrecente e gostei doque vi!
Seu senso critico me fez rir um bocado e artigos muinto bem elaborados esta de parabens.
Agora deve fazer uns 5 minutos que terminei de ver as cartas e meu Deus, ainda estou com o estomago revirado(e isso eh dificil) ainda bem que isso não teve maior espaço na midia!
vlw