sábado, 5 de maio de 2018

Crítica do Amer: Vingadores - Guerra Infinita


Pois é... Finalmente chegou: A conclusão para dez anos de hype.

E valeu a pena?

Como diria o Pica-Pau naquela cena do qual todos vocês se lembram mas não sabem o contexto: SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM!!!

POSSÍVEIS SPOILERS A PARTIR DESTE PONTO... Mas vamos ser honestos, minha crítica não influenciará na sua decisão de assistir ao filme, você só está aqui porque quer saber se eu concordo com você.

Não é?

NÃO É?

Adiante então.

Espera, esqueci de uma coisa: CHUPA ZACK SNYDER!!!

Ok, vamos lá.

"Somos os Molestadores de Snyders e essa é a nossa história."

Nossa história começa EXATAMENTE após a cena pós-créditos de Thor: Ragnarok. Lembram dela? Onde o transporte dos Asgardianos é abordada por uma nave IMENSA! COLOSSAL! GIGANTESCA!!! Naquilo que parece ser o início de uma versão mecânica e espacial do encontro entre o Kid bengala e uma ninfeta qualquer?

Esta piada soou tão melhor na minha cabeça.

Bom, a nave gigantesca pertence a THANOS (Josh Brolin), o sujeito roxo, enorme, com o queixo que parece um saco escrotal, e que vimos de relance em vários filmes do universo Marvel ao longo dos anos. O vilão está na fase final de seu plano: Reunir as Jóias do Infinito (recuso-me a chamá-las de pedras), tornar-se um deus e matar metade da galáxia.

E claro, ele não está sozinho. Thanos conta com uma legião de seguidores que o obedecem com... Vocês já sabem toda essa história, não? É basicamente o enredo de Marvel Super Heroes, só que com menos Capcom e mais Tom Holland.

Então, é... todos os heróis que aprendemos a amar estão de volta: Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Homem de Ferro (Charles Chaplin), Drax (BATISTA-BOMB), Groot (Dominic Toretto), Mantis (WAIFU), Pantera Negra (BLACK LIVES MATTER) e muitos outros que eu citaria aqui para engordar o texto se fosse um jornalista pior, unem forças para tentar impedir que as ambições do sacudo púrpura se concretizem.

Spoilers: Eles não conseguem.

Mais Spoilers: O Homem-Aranha nunca bate, ele só apanha.

Ok, aqui vai uma questão logística pra vocês: Em um filme com mais de 40 personagens, qual deve ser o foco da história? Através de quais olhos o público contemplará a jornada a sua frente? QUEM SERÁ A PONTE ENTRE A REALIDADE E A FANTASIA DA PELÍCULA CINEMATOGRÁFICA???

Ó! Merecia um Pulitzer só por esse parágrafo!

Bom, os irmãos Russo (Deus os abençoe) provaram mais uma vez que merecem ser os diretores mais bem pagos da Marvel e tomaram a única decisão cabível: Este é o filme do Thanos. É o seu arco que acompanhamos e é através dele que a história se desenrola.

Muito bem, falemos então do elefante púrpura na sala: O Thanos do filme quer matar metade do universo em busca do equilíbrio, e não para agradar a Morte.

Explico: Nos quadrinhos, o grande homem roxo é apaixonado pela Morte.

Isso, a Morte. Sabe a Dona Morte? Dos quadrinhos do Penadinho? A marvel tem sua própria versão dela, representada por uma gostosa de mortalha (OPREÇAUM)... Se bem que eu já vi ao menos uma história do Penadinho em que a dona Morte é uma gostosa.

Pensando bem, só tem gostosa nas histórias do Mônica. A dona Marocas é uma peteca, a Tina foi a waifu de todos em algum momento, e até a Pipa anda uma gordinha muito pegável... mas estou divagando.

Pois bem, Thanos é apaixonado pela Dona Morte e decide juntar as Jóias do infinito para matar metade do universo e assim conseguir acesso as calcinhas de sua amada. Infelizmente, ele acaba Friendzoneado.

Ou seja, para todos que estão na Friendzone, animem-se! Vocês estão em boa companhia!

No filme, o objetivo do titã foi mudado. Ele não busca seduzir um conceito abstrato surgido da mente do Maurício de Sousa, mas sim, salvar o universo da super-população. De acordo com ele, os recursos a disposição da vida inteligente, água, comida, tudo mais que se possa imaginar, são limitados, e hoje existem mais pessoas do que todas as galáxias juntas podem comportar. Com as Jóias do Infinito, ele pode cortar pela metade o número de seres vivos existentes, e assim garantir a sobrevivência da outra metade.

Se querem minha opinião, um motivo bem melhor do que querer enfiar a cara de baixo do manto da Morte e brincar de barquinho a motor em sua virilha mais velha que o tempo.

Mas aí você descobre como é a Morte da Marvel e passa
a concordar com o Thanos

De fato, os irmãos Russo fizeram um excelente trabalho ao transformar Thanos em uma figura empática. Ele é um tirano genocida, sim, mas suas ações são guiadas por um distorcido senso de misericórdia, e não malícia. Ele exterminou metade do planeta de Gamora, mas como ele mesmo explica, depois que fez isso, uma geração inteira de crianças nunca soube o que é passar fome. Os métodos de Thanos são terríveis, mas seu objetivo não é perverso... E acho que vai ser estranho pra muita gente se pegar compreendendo e concordando com aquele que preenche a posição de vilão do filme.

“AIN! NADA A VÊ! CUM AS PREDA DU INFINITU ELI PUDIA DOBRÁ US RECURSU DA GALACHA E NUM MATÁ NINGUÉM! ELE É DIREITAUM BOLSOTRONICO!!!”

Pare, você não entendeu o dilema do...

“PRIMEIRAMENTI, FORA MUMM-RÁ! SIGUNDAMENTI, NAUM PASSARAUM!”

...

“AIN! ANALBAFETU PULÍTICU!”

... Enfim... Guerra Infinita também faz um ótimo trabalho ao humanizar Thanos. Suas interações com Gamora demonstram seu lado paternal, onde ele leva comida para ela, demonstra decepção ao descobrir que ela mentiu, e se põe a caminhar a frente dela quando ambos adentram em uma região desconhecida e potencialmente perigosa. Ele também demonstra respeito genuíno por Tony Stark, conversa casualmente com Doutor Estranho antes de enfrentá-lo e faz um afago no cabelo da Feiticeira Escarlate quando tem a oportunidade. Algo muito distante dos megalomaníacos que nos acostumamos a ver fazendo oposição aos heróis.

Vingadores: Guerra Infinita é o filme do Thanos. E eu tenho certeza que ele vai se tornar o personagem favorito de muita gente a partir de agora.

THANOS HOMÃO DA PORRA, ME ENGRAVEDA!!!

Vocês devem ter reparado que ABSOLUTAMENTE TODO MUNDO comentou sobre o fato deste filme ter mais de 40 personagens em seu enredo.

Sim, tem.

Nada incomum pra quem já leu ao menos um gibi da Marvel ao longo da vida. Eles adoram fazer estas mega reuniões por lá.

E me alegro em dizer que os irmãos Russo (Deus os abençoe de novo) fizeram um excelente trabalho ao dividir este elenco em pequenos grupos, cada um com seu próprio objetivo. Tony Stark, Homem Aranha, Doutor Estranho e os Guardiões da Galáxia foram até o planeta de Thanos confrontá-lo diretamente, Capitão América, Pantera Negra, Bruce Banner e demais Vingadores ficaram na Terra, mais precisamente em Wakanda, para proteger a Jóia do Infinito que está na testa do Visão, enquanto Thor, Racoon e Groot foram atrás de uma arma que pudesse matar Thanos.

Como já conhecemos os personagens, o filme não perde tempo com introduções longas e desnecessárias, e a história se desenrola em quatro planos paralelos, três deles focados na preparação dos heróis para o conflito iminente, e o último, seguindo Thanos em sua missão. Narrada desta maneira, a história não fica cansativa, muito pelo contrário. O filme acaba antes que nos demos conta.

Aliás, todos estão ótimos em seus papéis. Sim, Robert Downey Jr. está visivelmente cansado de ser o Homem de Ferro e podemos ver que já lhe falta o GUSTO com o qual ele deu vida ao personagem em seu primeiro filme, mas ele ainda dá conta do recado. Quanto aos demais, sem reclamações, Tom Holland continua sendo o Peter Parker que todo fã de carteirinha do Aranha sempre sonhou em ver nos cinemas, Chris Evans é o mentor que todos gostaríamos de ter na figura do Capitão América, Chris Hemsworth como Thor ainda é aquele sujeito que vai molhar as calcinhas da sua namorada e te fazer se sentir completamente inadequado como homem... Você sabe, o padrão de qualidade que nos acostumamos a ver nos filmes da Marvel.

E claro, Josh Brolin está magnífico como Thanos, mas já rasguei seda demais para ele neste artigo, não preciso me estender no assunto.

Quanto a ação, ela é excelente. De fato (OLHA ESSE MALDITO “DE FATO” AÍ DE NOVO), o filme funciona como uma única e longa sequência de ação, com momentos de relativa calma aqui e alí, que servem como preparação para a próxima sequência.

Embora o filme seja uma injeção constante de adrenalina, em momento nenhum ele se torna ruído branco (como acontece com Transformers ou Velozes e Furiosos, por exemplo), pois todas as batalhas são magistralmente construídas e coreografadas. Os heróis agem em grupo, complementando as habilidades uns dos outros, vemos magia, tecnologia, habilidade de combate físico, tudo se mesclando de maneira incrível na tela, em um maravilhoso balé de destruição.

Sério... POR QUE NÃO ME DÃO UM PULITZER???

E o Doutor estranho tem uma luta digna de Anime com o Thanos, e isso me empolga para seus próximos filmes, o que é bom.

Eu sei, não parece um elogio... Mas é.

Agora contemplemos esta cena onde o Capitão América utiliza cada fibra de seu ser
para não explodir o esfincter enquanto combate Thanos.

Então... Melhor filme da Marvel?

Sim, melhor filme da Marvel.

A história é simples e eficiente, as cenas de ação estão entre algumas das melhores já criadas na história do cinema, o elenco leva a sério seu trabalho e nos faz acreditar nos personagens, e o desfecho é uma porrada no estômago que eu acho que os “normies” não estão esperando.

Malditos “normies”...

Mas mais do que isso, Guerra Infinita realiza a difícil tarefa de corresponder a toda expectativa que foi plantada na audiência lá em 2012, com a cena pós-crédito do primeiro Vingadores. Vivemos numa época em que Hollywood adora gerar um hype incrível com seus filmes, apenas para nos decepcionar quando eles chegam aos cinemas, e é glorioso poder assistir a um grande lançamento sabendo que estaremos satisfeitos ao fim da sessão.

Diferente do que aconteceu com Batman V. Superman...

... E Prometeus...

...E Caça-Fantasmas... 

... E Star Wars Rogue One...

... E Liga da Justiça...

... E Alien Covenant...


... E o filme do Han Solo...

...

Você me dá nojo, Hollywood.

#Harveyweinstein

Cheers!!!

13 comentários:

Franci disse...

Aaah Amer, seu cheiroso!
Que artigo glorioso e concordo plenamente, melhor filme da Marvel, me fez engolir seco com uma morte em especial mas mesmo os roteiristas dizendo que não, sabemos que alguns alí vão ressuscitar, de algum jeito.
Já o Venon, coitado, esse vai ser morto pela Sony.

Leandro disse...

Bela critica, gostei do seu jeito de relatar a visão do Thanos.

Adan disse...

Eu sou seu seguidor mais fora do prumo no quesito filmes de heróis. Não assisti NENHUM filme da Marvel nem da DC.

Mas esse parece bom. Bom de verdade! Acho que vou assistir. Mesmo perdendo os vários anos de prólogo, vou experimentar.

Obrigado pelo texto.

cadu481.ce@gmail.com disse...

Ótima crítica amer quando você vai faze uma critica do filme Stallone cobra que na minha opinião é superior a batmaB vs Superman e se iguala a guerra infinita

Danilo Silva disse...

Excelente critica, menino Amer.
Mas só isso não me basta! Quero mais!
Quero seu podcast sobre o filme. Quero faixa de comentários quando o filme sair pra baix... digo, quando sair em blu-ray.
Faça let's play com Marvel ultiamte aliance e fale sobre esse universo.

Por favor, menino Amer.

Thor, me engravida!!!

Esse filme mexeu demais comigo, deus do céu.

Titio Evans disse...

Agora só preciso esperar pelo podcast sobre o filme

MasteRaveN disse...

Ameranha desculpe te decepcionar mas eu só leio seus artigos pq raramente concordamos em algo, mas sempre vc apresenta uma belissima linha de raciocinio... alias em algumas cadeia quadrinhos da turma da monica é usado como material pornografico pq outros meios são totalmente escassos... então saiba que tem um fandom inteiro em alguma cela que tambem concorda contigo...

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

Bela Crítica Amer.

Sua analise do filme me empolgou mais que os Podcasts que ouvi que foram bem mornos (vai ver para nao soltar Spoilers) mas Nem tem o que discutir, Guerra Infinita foi um longo e gostoso abraço a quem acompanhou a Marvel desde 2008 com o Homem de Ferro. A minha única crítica ao filme seria aquela parte com o Hulk... Mas tudo bem, senão a "Saga do Thanos" terminaria muito mais cedo, então beleza. ao sair do cinema, o fã de quadrinho, não os "Normies" (nós chamamos esses caras de civis) pode imaginar quais outros vilões poderiam ter mais 10 anos de filmes. Ainda fico com as suas teorias no Podcast da Marvel... primeiro o Dr. Doom e um pouco mais para frente,Galacticus.

E Enquanto a DC...sendo fã do Superman e do Lanterna Verde (O Batman pode Beber sêmen do Bane se quiser), já admito que perdemos a guerra de vez é merecemos um gigantesco "CHUPA DC". e só depois do "legalzim" Liga da Justiça é que a maioria dos fãs se deram conta que não dá mais para defender a DC. Realmente fora tudo apressado desde o fim do Homem de Aco. BVS, onde realmente é uma grande confusão de estórias, Mulher Maravilha foi um alívio, Esquadrão Suicida é um filme que ninguém pediu (a não ser que a pessoa seja fã da Arlequina e vamos combinar, ela é a ÚNICA coisa que vale no filme) e a Liga que fracassou miseravelmente a ser um filme épico.

Guerra Infinita foi o tiro de misericórdia num moribundo que tentou atingir um gigante. Mas eu ainda tenho esperança nos filmes solo da DC, se caso Aquaman ou Shazam não serem certo (Shazam vai ter o Dwayne Johnson como Adão Negro, que vai ter um embate com o Henry Canvill, então esse tem menos chance de flopar) acredito que a DC viverá de animações como o filme dos Teen Titans Go! Ou Batman Ninja.

Enfim, desculpe pelo textao Amer.

Unknown disse...

(sou eu ryouta fujita do twitch)
hammer , puta merda , esses foram os spoilers que eu mais gostei de receber e o blog falou muito bem de como... a morte da marvel é a ninfeta que eu gostaria de pegar aids ou qualquer outra doença(que é igual a morte só que mais divagar) estou ansioso pro blog sobre rogue one ou qualquer outro filme que decepcionou expectativas.

RRB disse...

Ammer sempre sendo Amer. Que orgulho de blogueiro que saiu do lugar comum.

Bier disse...

Que bonita a sua crítica, mestre Amer.
Eu te daria o prêmio, se pudesse. Mas opinião de fã não conta, né?

Encharquei as cuecas no filme. A Marvel se provou digna desses 10 anos de perseguição pela legião de fãs.

Um abraço!

Unknown disse...

Amer, com todo respeito (ainda nem li o artigo), mas estamos cagando pra vingadores. Ansiamos por suas análises de Steven Universe e Hora de aventura.
Atenciosamente, um de seus fãs (agora sim lerei o artigo)

Unknown disse...

Concordo con sua crítica! Em outras circunstâncias, estaria formada a tempestade perfeita para que Vingadores: Guerra Infinita desapontasse profundamente. Dave Bautista me surpreendeu no elenco, é de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou em blade runner 2017, é um dos grandes filmes de Hollywood e o melhor filme de ficção cientifica! Se vocês são amantes do género, este é um que não devem deixar de ver.