quarta-feira, 8 de março de 2023

Quero falar um pouco sobre "A Baleia"

A Baleia é um drama estrelado por Brendan Fraser, e com direção de Darren Aronofsky.

Está sendo super badalado e já ganhou vários prêmios por aí.

Claro, como tudo que faz sucesso e não se prende a uma agenda específica, os ILUMINADOS da internet decidiram que odeiam o filme.

Falemos sobre isso, sim?

A Baleia é um filme sobre depressão e suicídio.

Conta a história de um professor de inglês com 270, um homem destruído, auto sabotador, que fez tudo que podia errado, e que decidiu encerrar a própria vida comendo até a morte.

O único raio de luz em sua vida é sua vida, que ele abandonou, mas que se esforça para tentar se reconectar antes de partir.

Depressão e suicídio.

Eu sou depressivo. Eu sou suicida. Eu luto contra essas duas desgraças desde os quatorze anos, é uma briga que vai seguir pelo resto da minha vida, e falo com propriedade: O filme retrata muito bem como é estar no fundo do poço e como é difícil sair dele.

Claro que a internet não se importa, e muito militante decidiu condenar o filme por "gordofobia".

Gordofobia, mais uma palavra inventada pelos militantes, que ignoram que "fobia" significa "medo", e ninguém tem medo de gordo. Podem nos achar engraçados, feios, sensuais, apetitosos, temperados, pesados, chafurdantes, questionar nossa capacidade de quicar ou assar sob fogo em brasa, enfim, toda a gama de emoções humanas, como diria o Avalanche, mas ninguém sente medo.

Essas pessoas, que se acham as mais inteligentes, as mais sensíveis, aquelas que guiarão a humanidade em direção a uma era de paz, igualdade e socialismo (ignorando que este último é a antítese dos termos que o antecederam) não conseguiram entender o cerne no filme. Como crianças, se apegam ao título "A Baleia" e o usam como a base de toda a sua crítica, que se resume a "baleia é uma ofensa muito usada contra gordos, o filme é ofensivo".

Eles ignoram a depressão do personagem de Brendan Fraser, não a física, mas emocional. ignoram suas perdas, seu sofrimento. Ignoram-se que uma das coisas que lhe traz alento é uma redação sobre Moby Dick, que ele lê e relê em seus momentos de angústia, para tentar aplacar suas agruras, e que o título "A Baleia", é uma clara referência a isso e ao que a redação representa para ele.

Ignoram o ponto mais importante: A depressão do personagem, seu desejo de morrer.

O pior é que não acho isso estranho. Como disse, sou depressivo, sou suicida, já cheguei bem perto de encerrar minha vida.

Sim, pois é.

Contei isso pra poucas pessoas. Algumas caçoaram, outras tentaram desmerecer com frases prontas (se quisesse morrer mesmo, você teria se matado) e outras ignoraram. Conto nos dedos quem levou a sério e se preocupou.

As pessoas que trataram meu problema com desdém, eram também as pessoas "do bem", que se acham os pilares do futuro, os mesmos que querem, com toda força, enterrar este filme com seu ativismo.

Claro que eles não entenderam A Baleia. Claro que eles julgam o filme pelo seu aspecto mais superficial, que é a aparência física do protagonista. É tudo que lhes importa: A aparência, seja ela física ou a social.

Eles não são "do bem", eles querem fingir que são. Se fossem pessoas com um mínimo de empatia, teriam entendido o que o filme tentou mostrar, teriam entendido a depressão e o desejo de morrer de Charlie, e isso ajudaria a mudar a forma como percebem a depressão no dia-a-dia.

Como essa galera quer apenas "fingir" que é do bem, não se importam com o sofrimento do protagonista, apenas atacam o filme em uma ação performática pra parecerem que estão do lado da justiça.

Não estão. Estão do lado do próprio ego apenas, se colocar no lugar do outro é difícil demais.

Sei que comecei este texto falando da minha depressão e impulsos suicidas, mas não quero peninha. Eu me trato, tenho meus demônios, mas sempre os venço. Falo abertamente pra conscientizar as pessoas de que estes problemas existem, de que sempre tem alguém na vida delas travando uma luta que elas nem conseguem imaginar, e que elas podem ajudar muito apenas prestando atenção quando alguém que ama se isola de repente.

Vocês podem fazer muita diferença na vida de alguém se demonstrarem que se importam. Atacar um filme na internet não muda nada pra ninguém.

A depressão sempre foi um terror na minha vida. A "gordofobia" jamais me causou preocupação.

Cheers!!!

18 comentários:

Vinícius Alves Hax disse...

Muito bem dito Amer.

Já queria ver o filme. Agora vou priorizá-lo.

Abraço!

Andre Felício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre Felício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre Felício disse...

Grande Ammer! Primeiramente, como é bom ter dois posts novos seguidos, mesmo que um deles mencione o fim do blog. Vou salvar meus posts favoritos em pdf para ler e reler quando não estiveram mais disponíveis. Nutro um carinho muito grande por ele.

Sou leitor assíduo do seu blog desde 2009, mas comentei pouquíssimas vezes. Acompanhei todos os seus posts, podcasts e vídeos no Youtube. Acompanhei seus relatos amorosos, a perda da sua mãezinha a a depressão.
Sei como é isso, também tenho depressão e luto todo dia contra ela. Todo dia ao levantar da cama é uma guerra interna, que as vezes não conseguimos vencer. Meu auxilio são os remédios, psicólogo e o desejo de ser cada vez melhor pra minha esposa e filho.
Recentemente, fiz 35 anos e me lembrei do seu post no Mother Simpsom, falando da sua mãe e de como estava cabisbaixo quando você completou essa idade. Esses mesmos pensamentos passaram na minha cabeça, ainda que situações diferentes, usei o que você disse para não tentar me levar por eles. Além disso, recentemente, assim como você, me deixei ser mimado pela minha mãe em um momento mais pesado e ser presenteado com um game. Zelda Breath of the Wild. É algo que nunca vou esquecer.

Infelizmente esse "amor do bem" da internet só piora nossa situação. Tento me afastar o máximo que posso.

Se eu pudesse te pedir algo, diria pra nunca desistir da vida, de ter uma filha e mimar ela ao som de Michael Jackson e de ser esse cara tão legal que você é. Acho que você tem o dom e o poder de influenciar muita gente boa. Você é um cara muito legal.

Vamos ao encontro do mais forte! Abração!

Manga disse...

Fala Ammer, fico feliz em ver novas postagens, entro todo dia no site esperando encontrar algum artigo novo. Espero que você tenha ânimo para continuar escrevendo no blog sei que não é compensador para você em termos financeiros, mas garanto que seus leitores ficam muito agradecidos pelas postagens. Adoro a forma e linguagem que escreve os artigos para o blog, quando leio parece que estou vendo voçê falando apesar de nunca ter visto ou conversado pessoalmente com você. Vou fazer como o outro leitor disse, salvarei os post do blog em pdf por garatia hehehe. Um grande abraço

Mauricio lopes disse...

Ótimo artigo...tenho preocupação com depressão sei o quanto é sério, tento apoiar e acompanhar aqueles próximos.
Foi bom acompanhar alguns artigos novos no Blog.

L disse...

Ultimamente tenho evitado o lado mais tóxico da internet. Até os tais de incels e mgtow que tem sido objeto de gozaçao pelo povo "do bem" são um grave sintoma de uma sociedade que sempre foi doente, a internet aumentou de forma exponencial o lado podre das pessoas. Muitas delas (principalmente os jovens) vão se iludir, achando que vão ganhar rios de dinheiro na internet .

bruno disse...

poxa, amer. você meio que generalizou todo um espectro político ao falar que quiseram cancelar o filme por uma suposta gordofobia. sabe quem disse recentemente que obesidade é doença? o lula. agora quem vive falando de aspecto físico ("ela é feia demais pra ser a ellie", "cadê a bunda e o peito de fulana?" etc) e esquecendo completamente o ponto da história é uma outra turma ai.

Rodrigo Casagrande disse...

É...

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

Quer dizer que os lacradores deram para atacar o filme por causa do título?

E esses assistiram o filme, com certeza....mas para uma geração que acha que a série "Friends" é problemática, não é de se admirar.

Enfim, que bom seu retorno a assuntos no Blog, Amer.

C disse...

Espero que você esteja melhor hoje, Amer. De verdade.

Ricky-Oh disse...

Eu estava com saudades, Amer... de verdade. Acompanho o blog há bastante tempo, admito que não me recordo desde quando comecei, mas eu sempre enxerguei nos seus textos uma pessoa incrível, que tem muita coisa para mostrar e que enxerga o mundo de uma forma única. Espero muito que esteja tudo bem com você, e que você esteja com as defesas altas contra esse tipo de gente/conteúdo. São tempos bastante sombrios, mas eu ainda acredito que podemos enxergar a luz se olharmos na direção certa s2
Admiro você, e torço para que tenha dias felizes. Obrigado por ainda manter esse abrigo para todos nós que acompanhamos você =D

Alan disse...

Esse blog me divertiu muito anos atrás. Voltei pra dar uma olhada hoje, justamente porque estou me sentindo meio depressivo. E não me decepcionei. Continua tendo textos muito bem escritos e sendo divertido até em temas sérios. Espero que continue sempre vencendo seus demônios, meu caro. "Sujeitai-vos a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós", já dizia o apóstolo. Continue no bom combate.

RochaV disse...

Esse cara botou luz em bastante coisa que eu só pensava superficialmente. Principalmente pelo podcast dele. Mas tenho que admitir que sua escrita é ótima.
Obrigado Amer.

Galomortalbr disse...

nao sei onde escrever isso, mas estou desenvolvendo um jogo, e gostaria de mostrar ele ao Amer, li seus artigos desde dos meados de 2011 e tenho saudade deles.

Fernando C. disse...

Pois é Mr. Amer, os Amantes do Amor não pensam naqueles que dizem defender e sim na pauta que é muito mais importante do que as pessoas em si. Nessas pautas, seja por uma sanha de poder travestida de ideais como Igualdade e Respeito servem apenas para censurar e controlar as pessoas através de uma forma de manipulação psicológica baixa e vil. Utilizando-se da base do discurso e da narrativa para criar cada vez mais monstros do que humanos, pois esses ideais nunca foram para ajudar pessoas e sim para controlar as pessoas numa nefasta punhetação ideologica!

Fabio disse...

Esse blog é foda, eu acho que já li todos os artigos, você me deixou preocupado, vou ter que baixar um programa, pra salvar esse site no meu cartão Sd

Luan Pinheiro disse...

Que saudades dos seus posts Amer, sempre venho aqui pra ver se tem post novo e reler alguns que eu gosto bastante, espero que você esteja bem, se cuida