sábado, 8 de dezembro de 2007

Mês das festas: Animes Cristãos


O mundo dos animes é muito vasto, sem sombra de dúvida!

Podemos encontrar animes sobre os mais variados temas: Comédia, policial, romance, terror, suspense, porradaria, drama, pornografia, pornografia hardcore, pornografia ultra hardcore, pornografia escatológica ultra hardcore, pornografia incestuosa escatológica ultra hardcore e muitos outros tipos de pornografia.

Mas há um tipo de anime sobre o qual muito poucas pessoas falam: Os de temática cristã.

Tenho certeza de que ao olhar a imagem acima você se lembrou deste desenho. Claro! Já passou na Record, passa hoje em dia na Rede Vida e com certeza vai ser exibido em nossas televisões até o fim dos tempos.

Então, qual é a história por trás destes desenhos? Bom, em 1981, um tele-evangelista americano chamado Pat Robertson, que era o dono do canal americano CBN (Christian Broadcasting Network) achou que existiam muito poucos cristãos no Japão e decidiu encomendar uma série de anime para o estúdio Tatsunoko, com a intenção de converter alguns budistas em adoradores de Jesus.

Eu faria um comentário sobre muitos cristãos não saberem deixar as pessoas de outras fés em paz, mas como nesse caso gerou um anime clássico, vou deixar passar.

Aliás, a Tatsunoko também produziu Speed Racer e Zillion.

Bom, a série fez um sucesso bastante impressionante no Japão, foi trazida para o ocidente e então exibida em praticamente todas as emissoras das três Americas que possuiam pelo menos um pouco de fé.

E do que se trata a série?



Três crianças e um robô encontram um livro lacrado no sótão da casa do pai de uma delas. O livro começa a brilhar e as traga para o interior de um turbilhão de energia.



Elas vão parar na... "aurora dos tempos"? É esse o termo?

Acho que não...

Bom, elas vão parar na época em que Jesus caminhava entre nós e que os soldados romanos imitavam o Capitão Nascimento e desciam o cacete em qualquer um que os olhasse torto.

Bom, as crianças passaram por inúmeras aventuras, conheceram Jesus, passearam no Jardim do Eden, ajudaram Noé com a sua arca e por aí vai.

E eu sinceramente não me lembro desse menino menorzinho, só do menino maior, da menina e do robô. Acho que o pequenininho deve ter sido sacrificado para Baal ou algum outro deus pagão em um episódio que eu perdi.

Bom, Superbook não é um desenho ruim, mas...foi feito em 1981... e tem histórias bíblicas como tema central. Entenda isso como quiser.

E nem preciso dizer que tentar comparar com Akira ou Metropolis é tremendamente cuzão, não é?

Aliás, o tal "Superbook" é a Bíblia. Mais precisamente a Bíblia radioativa que suga as crianças para o passado.

Hmmmmmmm, com o nome "Superbook", eu esperava um livro que contasse as crônicas de Krypton.

Mas este não seria o único anime cristão produzido pela Tatsunoko, pois em seguida receberiamos...


A Casa Voadora!!!!!!!!!!!!!

Sério, não lembro se esse era o título no Brasil.

Enfim, aqui a história é exatamente a mesma.



Três crianças impressionáveis e um robô voltam no tempo e encontram Jesus, Noé, Caim e Abel, João Batista e muitas outras figuras bíblicas.



A diferença é que elas não usam uma bíblia que foi picada por uma aranha radioativa para viajar no tempo, mas sim uma casa... voadora...

Hã???

Mas como???



Ah tá! O pai delas é um cientista!

Com esse jaleco só pode ser cientista e não há nada que cientistas não saibam fazer!

Exceto encontrar um jeito de destruir Godzilla.

Bom, as crianças em ambos os desenhos participam de aventuras com fortes valores morais cristãos (Charlie Brown ficaria orgulhoso) e sempre ajudam quem precisa...



... e há sempre muita alegria! VIVA!

Eu sei que as imagens são muito pequenas, mas acredite, é difícil encontrar algo sobre esses desenhos na net, embora o Wikipedia tenha artigos detalhados sobre ambos.

Onde eu queria chegar com esse post? Lugar nenhum, apenas lembrei desta série enquanto falava ao telefone com meu amigo Victor e achei que seria uma boa postar.

Afinal, estamos em Dezembro! Que época melhor para falar de coisas com temática cristã do que agora?

Finalizando, eu gosto desses desenhos e com certeza vou querer assistir Superbook 2007 quando sair!

Sim, estão produzindo uma série nova! Deus é pai!

Cheers!!!

10 comentários:

Jeniffer disse...

Meeeeu! Superbook Rocks Hammer! Assisti a todos!!! Amo esse anime!!
O menino se chamava Christopher e o cachorrinho deles era o Adonis huahuahahau
só disso que eu sei!!!
Deus é fiel! Quero assistir a nova versão!
bjus hamer, vc é o cara!!!

Rodrigo disse...

Amém!
auheuaheuaheua

A Record estava brigando com a Globo pra ver quem ia pasar o Tropa de Elite'. Agora que a Record perdeu a briga, tá aí uma opção pra substituir: Superbook 2007!!

xD

Walmir disse...

"Eu faria um comentário sobre muitos cristãos não saberem deixar as pessoas de outras fés em paz, mas como nesse caso gerou um anime clássico, vou deixar passar."

Ehehehe.. eu pensava a mesma coisa quando via esses tipo de coisa na TV.

Olha... esse desenho, como a imensa maioria de animes, era muuuito ruim!
Uma coisa que me irrita profundamente nesses desenhos japoneses é que alguns personagens são meio surdos... pode ver, sempre que alguém fala algo, outro vem e diz: "Hã?? O quê??? O que vc disse??"

Dragon Ball é cheio disso.

Barão disse...

Quando era muito pirralho, assisti todos os episódios de Superbook.

Alias, "A Casa Voadora", aqui no Brasil, também foi distribuída como Superbook, nem sabia que tinha outro nome.

De qualquer forma, assisti os dois em VHS mesmo. Todos os episódios.

Sempre alugava uma fita do Superbook, Comando Dolbuck (tem outro nome e não me lembro) e Iron Man 28 de uma vez.

Rebekah disse...

Cara vc eh idiota SUPERBOOK mostra a verdade da Bilia coisa q varios desenhos não mostram as ciranças e as iludam com super-herois e coisas q ñ existem, mas o SUPERBOOK queria e ainda quer mostrar a verdade para crianças os verdadeiros super-herois ou seja Deus no velho testamento e Jesus no novo testamento e foi um jeito muito bom para converter pessoas a Crito Jesus!

Micael Barbosa disse...

para de blasfemar e vai encontrar a cristo,deus condena o pecado naum o pecador e pregar a palavra naum é parar de deixar os outros em paz é dar paz a quem naum tem e quem quer do mesmo jeito q tem gente q fika querendo influenciar outras pr agir de uma forma q axa certa nos cristãos so pregamos pr quem quer ouvir nimguem força nimguem,se tiver outros animes cristãso posta ai blzz

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

Micaela e Rebecca, vão encher o saco em outro lugar. e olha que o Amer pegou leve dessa vez. vão rezar e deem seus dízimos para a igreja que frequentam.

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

Micaela e Rebecca, vão encher o saco em outro lugar. e olha que o Amer pegou leve dessa vez. vão rezar e deem seus dízimos para a igreja que frequentam.

shadowdark disse...

``Cara vc eh idiota SUPERBOOK mostra a verdade da Bilia coisa q varios desenhos não mostram as ciranças e as iludam com super-herois e coisas q ñ existem, mas o SUPERBOOK queria e ainda quer mostrar a verdade para crianças os verdadeiros super-herois ou seja Deus no velho testamento e Jesus no novo testamento e foi um jeito muito bom para converter pessoas a Crito Jesus!´´

vai chupar uma pica sebosa sua vagabunda!!! seu deus dizimou vários povos no antigo testamento e vc vem dizer que ele é herói, herói de quem sua boçal?! vai vc e o seu fake ``micael barbosa, UIII´´ tomar no centro do cú!!!

matthews disse...

Estou criando um anime cristão, eu sei desenha mangá mto bem.. mas para o anime eu ainda não tenho um projeto pronto... se alguém quiser ajudar, e se interessar, falem comigo...
tenho várias idéias, enfim,se quiserem ajudar... me falem