terça-feira, 3 de março de 2009

Uma análise de Holy Avenger!


Bom, se você é meu contemporâneo, deve se lembrar da chegada dos mangás e animes no Brasil.

Primeiro, Cavaleiros do Zodíaco na saudosa Rede Manchete.

Depois, as toneladas de animes de segunda categoria que a emissora trouxe tentando duplicar o sucesso dos Caballeros. Bombas como Samurai Warriors, Shurato e o inesquecível U.S Manga, com sua música tema capaz de causar tumores e que ocasionalmente exibiu animes genuinamente bons como M.D Geist e Genocyber.

Embora o sucesso de Seiya e seus manos não tenha se repetido até a chegada de Yuyu Hakusho.

Então tivemos as Animecons, AnimeFriends, AnimeFests, AnimeBronsons e toneladas de outros eventos.

Havia também o Band Kids, que exibia alguns dos desenhos mais bestas do mundo, mas tinha uma apresentadora extremamente gata.

Finalmente, mangás começaram a chegar em nossas bancas. Tinha um Samurai X aqui, um Rayearth alí, e as coisas começaram a parecer melhores para os fãs desse estilo de quadrinhos.

Eis que aproximadamente nesta época, surge também um quadrinho nacional com o pé enfiado no estilo mangá: Holy Avenger.

O que diabos era Holy Avenger???

Vem comigo que eu lhe mostro.



Holy Avenger é cria de Marcelo Cassaro, editor de revistas de rpg, escritor de ficção científica, roteirista e no geral, ser multi-tarefa que criou o sistema 3D&T de rpg.

Ele também criou o Capitão Ninja! Personagem muito legal na época que era um cartum.

A história se passava em um mundo de fantasia medieval. Um tema que já foi bastante explorado, mas verdade seja dita, o autor da série não foi o primeiro a fazer isso e sem dúvida não será o último.

Usar tal cenário também era uma boa jogada de marketing, pois fisgou muitos leitores da Dragão Brasil e lembremos sempre que, por melhor que seja um quadrinho, ele não vale nada se ninguém o comprar.

Tudo gira em torno de quatro personagens e suas aventuras no mundo de Arton.

Temos Lisandra, criada em uma ilha cheia de dinossauros e que eu acho que é uma druida. A menina tem o poder de fazer armas e armaduras com a força da terra e está em uma missão sagrada e muito importante que discutirei em maiores detalhes depois.

Sandro Galtran é o típico rapaz-nobre-de-bom-coração-que-vai-todos-os-dias-ao-bosque-recolher-lenha e que tem por meta ajudar Lisandra em sua sagrada missão, pelo simples fato de que paga um pau violento pra ela. Ele quer ser o maior ladrão do mundo para honrar o nome de seu pai (que era ladrão) mas tudo que consegue é ser um bom guerreiro.

Temos Tork... um "troglodita anão"... que faz as vezes de baixinho invocado da galera, algo que é meio uma regra em grupos de heróis desde que o Wolverine foi criado nos anos 70. Novamente, Cassaro não é o primeiro nem será o último a fazer um personagem no estilo.

E por fim, temos Niele. A elfa maga peituda que se "veste" com tiras de couro e que deu um novo significado para o termo "fan-service."

O que essa galera faz da vida? Bom, eles tem a missão de reunir os Rubis da Virtude e usá-los para reativar o Paladino, o "maior herói de Arton."



Esse cara aqui, com um buraco pra encaixar a Duracell no peito.

Enfim, a história vai, os heróis juntam os rubis, passam aventuras, no final o Paladino fica louco e muito puto e vira um gigante.

É, pois é.

Bom, Holy Avenger já foi declarado como o quadrinho nacional infanto-juvenil de maior sucesso em nosso país. Não sei se isso é verdade, mas o fato da internet não ter caido com os protestos de milhões de nerds desocupados que discordavam desta afirmação indica que ela não está totalmente errada.

Mas sinceramente, tudo que vejo quando olho para Holy Avenger é um enorme potencial desperdiçado.

Muito bem, vamos por partes.



O tema original de Holy Avenger é a busca pelos Rubis da Virtude. Lisandra os quer para recolocá-los na armadura do Paladino e trazê-lo de volta a vida, sem saber direito o que a motiva a fazer isso.

Sandro resolve ajudá-la, pois está apaixonado por ela e Niele resolve seguir o Sandro porque não tem mais o que fazer com seu tempo livre em excesso.

Tork resolve ajudar a menina porque Lisandra é sua filha adotiva e assim a história segue. A trama simples se divide em outra sub-tramas e por aí vai.

O problema é que as sub-tramas começam a se quebrar em mais sub-tramas em um determinado momento. Toneladas de personagens novos são introduzidos sem nenhum aprofundamento e quando menos percebemos, temos meia dúzia de narrativas perdidas em um oceano de referências à animes.

Falo de tais referências daqui a pouco.

Enfim, o roteiro é inconsistente e há vários momentos climáticos que surgem de lugar nenhum.
Por exemplo, em um um determinado momento Lisandra e Tork estão nas costas de uma tartaruga gigante, quando Mestre Arsenal (o vilão da história que parece uma mistura de Soundwave com Thor e Darth Vader) aparece do nada, bate nos dois e os joga no mar.

Daí, cada um deles segue sua própria história paralela onde mais meia dúzia de personagens sem muita relevância são apresentados e tudo continua nesse ritmo bagunçado até o final da saga, quando descobrimos que Arsenal é o pai da Lisandra e o Paladino se transforma em um gigante maléfico.

Transformação esta que na minha opinião, mostra que o autor não tinha planejado nada para a história e simplesmente foi inventando e improvisando conforme o quadrinho era lançado.

Uma má escolha.


Improvisar é uma boa caso você seja um pirata e se chame Jack Sparrow... mas quando você é um roteirista, esse é um dos piores caminhos a serem tomados.

Claro, o autor não precisa saber nos mínimos detalhes tudo que vai acontecer em sua história, mas deve ter uma certa idéia de como tudo vai começar, se desenvolver e acabar. Não apenas para que a história tenha coerência, mas como sinal de respeito para seu público.

Agora vou debater em maiores detalhes aqueles que acredito serem dois enormes furos do roteiro.

O primeiro é que o vilão é pai da mocinha. Sério, esse tipo de coisa só foi legal em 1980, quando as platéias do mundo ficaram estupefatas ao ouvir Darth Vader dizer "eu sou seu pai" para o Luke. Qualquer história pós Star Wars que tenha esta "reviravolta dramática" em seu enredo está simplesmente dando um tremendo vexame.

Dragon Quest (aquele anime que passou no SBT) cometeu o mesmo erro.

O segundo... vou bater na mesma tecla... é que o Paladino ficou gigante no final.

Sério, fazer um personagem de tamanho normal se tornar um gigante é o maior dedo do meio que um autor pode mostrar para seu público. É como se ele dissesse "eu que escrevo esta birosca e eu faço o que eu quiser! Dane-se se vocês não gostam!"

Claro, o autor tem o direito de mandar na história, mas novamente, tem de respeitar a inteligência de quem a lê. Agigantar um personagem do nada demonstra exatamente o contrário.

Quer ver outro momento em que tal recurso foi mal usado?

Piratas do Caribe 3, quando Calypso deixa de ser mortal e volta a ser uma deusa. Qual a primeira coisa que ela fez? Ficou gigante!

Não venham me dizer que nos dias de hoje, onde efeitos especiais conseguem fazer um Líder Optimus realista, não havia outra forma de se demonstrar o poder divino da personagem e que ela precisava ficar gigante pra que isso ficasse claro.

Fazer alguém virar gigante de repente é uma prova de que o autor não foi criativo ou teve preguiça de pensar em outra solução.

Mas aí você diz: "Amer, seu hipócrita! Você adora o Unicron e ele é um robô do tamanho de um planeta! Quando é Transformers você perdoa, seu cretino?"

Ao que eu respondo: Unicron já apareceu como gigante. Ele não era um ser de tamanho normal que se agigantou "porque sim." Há uma grande diferença.

Em resumo, se seu personagem não é o Ultraman, não faça com que ele fique gigante!

"O Ultraman pode, seu animal?" Sim, pode! Ele foi o primeiro a fazer isso e sua transformação não é um acontecimento Deus Ex Machina para solucionar tudo, mas sim a tônica da mitologia do personagem.

Ah sim, os diálogos também são tremendamente fracos.

Digam o que quiserem, mas eu acredito que 50% de um quadrinho depende de seus diálogos, pois é a partir deles que a história nos será contada.


Não havia naturalidade nas conversas dos personagens. Sandro falava como um moleque tentando ser "cool", Niele parecia uma cosplayer hiperativa que fugiu da Anime Friends, Lisandra era tão expressiva e interessante quanto um joanete e Tork... falava como se seus diálogos tivessem sido escritos por alguém que não faz a menor idéia de como um sujeito que frequenta bares barra pesada costuma falar.

E todos os vilões falavam como se tivessem se formado em Letras e vivessem lendo Saramago, ou seja: chatos e formais ao extremo.

Mas claro, nem todos os problemas de Holy Avenger estavam no seu roteiro. Sua arte deixava muito a desejar também.


O traço de Erica Awano era bem fraquinho na maioria das vezes.

Primeiro, os personagens eram todos iguais fisicamente. Todas as mulheres tinham o mesmo típo físico (com uma ou outra exceção) e o mesmo rosto. A única forma de diferenciá-las era pelo cabelo e pelas roupas.

Os homens se dividem em dois tipos: de rosto arredondado e de rosto quadrado, novamente sendo distinguíveis apenas pelo penteado e pelas roupas.

Mas a ofensa maior em minha opinião é que 99% dos quadrinhos não possuia cenário.

Já ouvi várias desculpas para isso. Uma das versões que ouvi foi que "o primeiro quadrinho da cena é o único que precisa de cenário, pois dará a ambientação do momento e em seguida, o fundo se torna desnecessário."

O que na minha opinião é uma bobagem sem tamanho.

No entanto, serei justo: Tais desculpas normalmente eram dadas por fãs, que na sua fúria em defender o quadrinho querido, criavam motivos esdrúxulos para as falhas dos artistas e acabavam fazendo eles ficarem muito mal na foto.

Mas tem mais! Lembra que eu falei que a história se perdia em um oceano de referências a anime?

Dá só uma olhada.


Entendo que o autor seja fã de animação Japonesa e queira referenciar seus desenhos favoritos na sua obra... mas não é assim que se faz.

Uma referência é uma coisa discreta. Algo rápido que alguns fãs vão perceber na primeira vez que virem e outros vão precisar ver duas ou mais para notar.

O negócio é que Holy Avenger ficou ENTUPIDO DE REFERÊNCIAS em um determinado ponto de sua vida.

Em uma história aparecia um bardo tocando a música de Rayearth na viola.

Na outra, Niele estava cantando o tema de Dragon Ball Z.

Depois, aparecia um Bulbassauro perdido no canto de um quadrinho.

A seguir, Niele aparecia cantando o tema de Ranma 1/2.

Logo depois, aparecia o cetro da Sakura Card Captors e uma Dragon Ball na escrivaninha de um dos personagens.

E na aparição seguinte de Niele, Lina Inverse aparecia no mesmo quadrinho e a chamava de "Naga."

Sério, isso deixa de ser referência e se torna algo bobo.

E aliás, eu sei que mencionei as referências fora da ordem em que aconteceram, então não escrevam querendo me corrigir nisso.

Então alguém diz: "Oras merda! Se o autor de Holy está errado em referenciar os desenhos que gosta desse jeito, como deveria ter feito, seu metido?"

Excelente pergunta!

Talvez devesse ter feito assim:


Este foi um episódio de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, onde o pai do Billy descolava uma motoca infernal e saia transformando todas as pessoas da cidade em demônios sem querer.

Em um certo momento, Mandy fica de saco cheio de toda a esbórnia espalhada pelos demônios e tranca a rua com uma moto.

A moto da Mandy não lhes parece familiar? Pois é.

Quer mais um exemplo?


Aqui tem uma cena do longa Ben 10 - O Segredo do Omnitrix.

Na batalha final, Ben se transforma em um alienígena gigante branco e vermelho com uma crista na cabeça e nas costas.

Lembra alguém? Então.

Eu poderia citar também o episódio da Liga da Justiça onde Superman e Batman derrubam um robô verde parecido com um EVA, mas acho que já me fiz entender.

Os filmes de Kevin Smith são cheios de referências, mas todas são razoavelmente discretas e não serão notadas logo de primeira.

Essa é justamente a graça de uma referência: ela tem de ser descoberta.

Mas quando duas personagens são vestidas como as protagonistas de Pokémon... perde a graça pois a coisa foi esfregada na sua cara. Deixa de ser algo discreto, que nem todos vão notar.

Mas sinceramente, uma coisa de boa veio do universo de Holy Avenger.


Victory.

Admito que colocar uma gostosa semi-nua como o ser mais poderoso do universo não é algo tremendamente criativo, mas a série tem seus momentos.

A arte é infinitamente superior à de Holy Avenger e a personagem é bastante carismática em sua simplicidade.

Além de ser ruiva.

E devo admitir que adoro a frase "Ela tem a metade de um poder infinito", que foi usada na divulgação da história. É na minha opinião uma das "catchphrases" mais brilhantes já criadas.

Os diálogos não são grande coisa também e os demais personagens são bem clichês, mas Victory é uma história de ação e apenas isso. Não é pretenciosa nem tenta ser mais do que é.

Basicamente temos Vitória, que é a suposta filha do Paladino. Ela tem a já citada metade de um poder infinito e o usa pra enfrentar um bicho do tamanho de um continente.

Pronto! Não precisa de mais que isso!

Victory foi tão melhor produzido que chegou a chamar a atenção lá fora. Foi publicada nos EUA pela Image, mas até onde eu sei, acabou não vendendo tão bem quanto seu criador gostaria.

Mas aí não é culpa da série, o mercado editorial Americano é imenso e tem toneladas de títulos sendo lançados todos os meses. Alguns deles acabam sendo engolidos no oceano de quadrinhos que são lançados por lá.

Se você entrar no deviantART e digitar "Victory" na barra de busca, vai encontrar algumas ilustrações da elfa peituda feitas por artistas internacionais, o que mostra que a série de fato conquistou alguns leitores lá fora.

Nada mau, considerando que ela competiu diretamente com trinta títulos do Homem Aranha, quarenta do Batman e mais uma tonelada de coisas que com certeza foram desenhadas pelo Jim Lee.

E é isso que me deixa decepcionado no tocante a Holy Avenger, pois é desse potencial desperdiçado que eu estou falando.


A equipe por trás de Holy Avenger é muito mais competente e capaz do que demonstrou com a série.

Por exemplo: Marcelo Cassaro, o autor, é uma das poucas pessoas do Brasil que REALMENTE SABE como fazer quadrinhos. Ele tem uma boa noção de narrativa e sabe fazer uma história fluir. E ele sabe criar boas histórias. Afirmo isso com base nos dois livros dele que lí.

Espada da Galáxia é um excelente livro de ficção científica e embora eu ache a história de Lua de Dragões um pouco perversa em certos momentos, é uma obra muito bem escrita também.

Não vamos esquecer que ele foi editor da Dragão Brasil por sabe lá Deus quantos anos e fez dela uma das revistas mais inteligentes e divertidas do nosso mercado. Eu nem jogava mais RPG no auge da Dragão e a comprava sempre, pois me divertia muito com ela.

E conheço muita gente que fazia o mesmo. Aliás, quando ele saiu da Dragão, a revista passou a valer menos que uma tigela de diarréia.

Algum tempo atrás, ele me mostrou uma nova história em quadrinhos que estava produzindo e estava anos-luz a frente de Holy Avenger. Era muito bem escrita, com uma narrativa infinitamente superior e com diálogos bem mais trabalhados.

Em outras palavras, o cara é talentoso pra diabo. Discordamos de muitas coisas (digo, MUITAS mesmo, o suficiente pra entrarmos em guerra caso fossemos regentes de nossos próprios países), mas eu sempre vou reconhecer que ele é um grande profissional da área.

Por que raios ele não usou todo esse potencial em Holy Avenger? Não consigo entender isso.

A parte visual também poderia ter sido melhor, pois a senhorita Erica Awano é muito mais talentosa do que demonstrou.

Vou desenterrar uma pérola aqui para exemplificar isso: lembro de quando ela dava aulas de desenho na saudosa revista Animax, substituindo o sujeito que desempenhava tal função. A senhorita Awano explicava com grande maestria no pouco espaço que tinha na revista, algo que demonstrava que ela tinha (e tem) grande talento para desenhar.

Raios, algumas ilustrações avulsas que ela fez para Holy Avenger são maravilhosas. Neste artigo mesmo, tem a imagem da Niele com roupinha de passeio, que é belíssima.

E não venha me dizer que foi a colorização, pois colorista nenhum conserta um desenho mal-feito.
Sal Buscema que o diga.

Enfim, entendeu o que eu quero dizer? A equipe de Holy Avenger era muito competente mas não deu o máximo de sí.

Se o tivessem feito, poderíamos ter em mãos uma obra como esta:


Sei que já falei bastante de Avatar em outra ocasião mas preciso citá-lo aqui.

Ao criar Avatar, Michael Dante Dimartino e Bryan Konyetzko pesquisaram fundo a cultura asiática de forma a criar um mundo de fantasia que ao mesmo tempo parecesse plausível. Os estilos de dominação elemental são todos inspirados em artes marciais reais e cada uma das quatro nações tem suas raízes muito bem fundadas nas culturas em que foram inspiradas.

O mundo é complexo e bem construido, e seus personagens tem conflitos muito interessantes. Mas a narrativa é bem simples de se acompanhar.

Aang é o Avatar e precisa aprender a dominar os quatro elementos para derrotar a tirânica Nação do Fogo e encerrar a guerra que há um século varre o mundo.

Só isso.

O resto da história é preenchido com o desenvolvimento dos personagens, bons diálogos e momentos emocionantes de verdade. Sem excesso de referências ou fan-service.

Ao que alguém chega e diz: "Claro que é melhor! Os caras tinham milhões de dólares pra fazer o desenho! Se liga, seu otário!"

Que fique clara uma coisa, estou comparando apenas O ROTEIRO das duas séries. E não os valores de produção ou o fato de um ser animado e o outro ser quadrinho.

Muitos quadrinhos acabam sendo vastamente superiores à animações. O roteiro da versão impressa de Akira é muito superior ao do longa animado.

E aliás, milhões de dólares não fazem uma boa história.

Batman & Robin custou alguns bons milhões de dólares e é um dos piores filmes de todos os tempos. Eu tenho certeza que é usado para torturar prisioneiros de guerra na Birmânia.

E nem vou começar a falar de Waterworld...

Holy Avenger poderia ter sido o "nosso Avatar", mas infelizmente, não foi o que aconteceu.


Enfim, não tenho muito mais a declarar sobre este quadrinho.

Holy Avenger foi um sucesso porque apareceu na hora certa e pegou o público certo. As pessoas estavam começando a se interessar por mangás e enquanto não chegavam as enxurradas de material vindo do Japão, este quadrinho preenchia muito bem o espaço.

Holy Avenger repetiria o mesmo sucesso hoje? Com toneladas de mangás genuínos e de qualidade muito superior nas bancas?

Não sei. Se a série quisesse chamar atenção hoje, ia ter de ralar um bocado e ser um produto de qualidade igual ou superior aos XXX-Holic's e Berserk's da vida. A equipe de produção de Holy tem plena capacidade para isto, eu só queria tê-los visto usar.

Holy Avenger foi uma tremenda oportunidade desperdiçada, pois se tivesse sido produzido com afinco real, poderia ter aberto muitas portas para o pessoal que sonha em produzir quadrinhos no Brasil.

Mas como foi uma obra fraca e puramente auto-referencial, tal oportunidade se perdeu para sempre.
Antes de ir, quero mencionar o desenho animado da série.

Pois bem, fazem anos que a produção está parada. Mas uma vez que estamos no Brasil e descolar fundos pra criar uma animação é virtualmente impossível, isso não chega a ser uma surpresa.

Fora o quadrinho, só o que produziram da série foi um CD onde vários dubladores nacionais de alto quilate interpretavam os personagens e tem também a abertura da série animada!

E me desculpem, mas o tema da série é terrível. Quando foi que esta pareceu ser uma boa música?
Deixarei vocês com esta dúvida!

Cheers!!!

267 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 267 de 267
Bruno He disse...

...

Sem comentários.

Frodo disse...

E chrgamos a 2 paginas de comentários! \O/
Será que chegaremos a 300 comentarios desta vez?

Amer H. disse...

Damn, porque nenhuma ruiva peituda nem nenhuma japinha mestiça se interessa por mim tanto quanto o Bruno?

Enfim, Batman não é bicha nem nunca foi. Quase todas as mulheres com quem ele já se encontrou (Mulher Gato, Thalia, Andreia Beaumont, Barbara Gordon) já liberaram pra ele.

Dammit! Por que ninguém entende a relação do Batman com o Robin como uma relação de pai e filho? Os dois brigam como tal!

De fato, o Batman e o primeiro Robin nem mais se falam.

Coisa de pai e filho que divergiram em um certo ponto da vida.

Quando caiu nas mãos de bons escritores, o Batman sempre foi como mostrado no filme. Pena que ninguém se dava ao trabalho de ver.

Bruno, assista ao desenho da Liga da Justiça. Aí sim você vai ver como o Batman é foda.

Enfim, vou comprar o Ps3 quando tiver grana. O que provavelmente não será tão cedo. Mas tou me divertindo bastante com meu 360, não tenho pressa.

Nem joguei a expansão e GTA IV ainda.

E Lance, não terminei GTA I porque... ok, confesso, eu jogava muito mal.

Mas de GTA III em diante, eu sou o mestre!!!

Amer H. disse...

Aliás, Watchmen é do caralho, mas é um filme incrivelmente complexo e rebuscado.

Não espere um Homem de Ferro nem mesmo um Cavaleiro das Trevas, pois a ambiguidade moral e os questionamentos de Watchmen são muito mais barra pesada.

Nanda disse...

"Não espere um Homem de Ferro nem mesmo um Cavaleiro das Trevas, pois a ambiguidade moral e os questionamentos de Watchmen são muito mais barra pesada."

hahahahah!! Amer dando uma de crítico de cinema!

TM, eu quero meu desenho!!! \o/

Lance, não sei que festa que vc se referiu, mas as festas das quais participei semana passada foram todas muito legais!

E essa discussão sobre toranjas me deu vontade de experimentar uma!

Lin(TM) disse...

Frodo: Mini-SD é um estilo de bonekinhos mais cabiçudos, portanto quase q uma caricatura, fotos 3x4 são perfeitas kkkkkk realça os defeitos kkkkkkk

Mas sei lá, se quiserem mandar alguma foto me falem...

AvaLance:

uuuuuuuahsuahsuasuahsuhashuhausha

Lin(TM) disse...

Sempre decubro que tem 2ª pagina depois de comentar...¬¬

Nanda disse...

AvaLance?? ahhahahahahahaah!!!

Adorei!!

Frodo disse...

pra mim mini SD é cartao de memória! =P

mas falando sério agora, SD vem de Super Deformed né? acho bem daora esse estilo! Como sou viciado em desenhos, vou te mandar uma foto, mas preciso de seu e-mail...

e gente, para de pegar no pé do Bruno poxa, acho que ele não levou a piada tão na esportiva assim!

Nanda: eu comi uma toranja vermelha, e achei horrível, muito ácida. Mas dizem que tem de diversos tipos e algumas até bem adocicadas (tipo laranja lima).

TM: eu sempre faço isso tambem! (de postar e depopis ver que tem segunda pagina...)

abra,os!

Nanda disse...

Ahhhh existem toranjas multi-coloridas?? ahaahahahah!!

Gente, vou fazer uma coleção!

E eu vou dormir! Porque tenho prova quinta, e preciso estudar amanha cedo!
Essa vida universitária é muito dura! hahahhahahaahaha!!

Beijo pra quem fica!! _o/

Lin(TM) disse...

Quem quiser mandar as fotos...

manda pra esse daqui >> tecnolmanut@yahoo.com.br

Frodo:
Sim, é isso msm xD


Quero uma toranja verde! \o>

Raven disse...

Frodo, eu ADORO A pequena Loja de Horrores. E também o The Rock Horror Picture Show!!!

Eu quero uma toranja fúcsia.

Batman rules forever!! Até eu liberaria para ele, se ele quisesse - o que eu acho muito difícil, pois a concorrência é duríssima :P

Watchmen superou todas as minhas expectativas. E eu quero aquela trilha sonora!!

Avalanche(Lance) disse...

Lin eu tb tava olhand e esquecendo da pagina dois¬¬

Amer!!!
graças a GTA I que eu aprendi Inglês!!!
sério.

E ele aind apr amim é o mais dificil e divertido.

Pô Avalance é meu nick em um monte de foruns já que Avalanche é igual em mais de 3 linguas><

Ahhh Lin!
Depois de fazer os desnehos me manda pra eu pra eu fazer as cartas[:P]

Marcelo Cassaro disse...

Amer.

Vim aqui deixar registrado que Holy Avenger foi finalista do I Concurso Internacional de Mangá, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, em 2007.

Eu e Erica Awano recebemos nossa certificação das mãos de Taro Aso (atual Primeiro Ministro do Japão) em sua visita ao Brasil.

Até onde sei, Holy Avenger é o único quadrinho totalmente brasileiro reconhecido como mangá pelo governo japonês.

Obrigado.

Frodo disse...

Sobre toranjas: que eu saiba, as cores varia do vermelho bem forte(foia que eu comi) até a um verde clarinho (tipo limão e laranjas que ainda nao estão maduras)

Para mim, fúcsia se enquadra daquela categoria de cores que homens não enxergam direito (como salmão, pink, azul bebe, verde água...)

Raven: Eu assistia direto a Pequena loja dos horrores (eu tinha o vhs), junto com outros filmes classicos na época como: Dias de Trovão, Curtindo a vida adoidado, E.T...

abraços

Avalanche(Lance) disse...

Parabéns Cassaro.

mas não é redundante o Japão reconhecer uma história em quadrinhos como história em quadrinhos?


Bem pro país sem iluminismo, sua HQ é equivalente Transformes Player Kiss?

Lin(TM) disse...

"Para mim, fúcsia se enquadra daquela categoria de cores que homens não enxergam direito (como salmão, pink, azul bebe, verde água...)"

...tijolo...

kkkk eu sempre falo isso com as minhas amigas tb xD




Po...eu falo AvaLance há uma raça de tempo e só perceberam agora xD

quem for mandar as fotos avisa ae pq aquele e-mail eu quase nao abro, então me façam evitar a fadigga =/

Euclydes disse...

o Marcelo que escreveu acima realmente é o M. Cassaro? "O Paladino" da Dragão Brasil? (adorava aquela revista e os comentários/artigos do Paladino...)
estou impressionado que pessoas desta estirpe e importância no cenário pop nacional possam estar realizando seus comentários aqui neste "singelo" blog.
Sr. Marcelo, quanto ao prêmio de Holy Avenger, meus parabéns, meus parabéns também aos outros que o senhor com certeza ganhou em sua carreira profissional; contudo, sou forçado a concordar com a matéria realizada por este grande profissional do jornalismo que é o Sr. Amer H., de que seu trabalho naquela revista nao mostrou todo o potencial que o senhor e sua equipe possuíam, ficando "a quem" de minhas expectativas (e acredito que "a quem" de vossa capacidade).
isto posto, renovo ao senhor e bem como a todos que trabalharam (e trabalham) com o senhor meus votos de elevada estima e distinta consideração.

Euclydes disse...

Bruno, nao ligue para os comentários dos outros colegas, são todos uns imaturos... ui ui......
(brincadeira, já amo a todos vocês!)
já fúcsia é uma cor que eu nunca ví, daquelas coisas que a gente até duvida que existam, mas se a Srta. Raven diz que exite, não vou duvidar.
quanto ao Batman, concordo com o Amer, acho que no desenho "liga da justiça" a tônica do personagem é a mais adequada para o "cavaleiro das trevas": com uma seriedade que beira o mal humor (leia-se estupidez), um senso de justiça maior que o do SH e a hombridade esperada de um verdadeiro herói.

"mas não é redundante o Japão reconhecer uma história em quadrinhos como história em quadrinhos? Bem pro país sem iluminismo, sua HQ é equivalente Transformes Player Kiss?" háháhá!!! diga-se de passagem, colocação perfeita.

Euclydes disse...

alô? olâ? alguém aí.......

Nalyanne disse...

Tem eu. xD... Ahhh eu fiz um álbum (Tosco) sobre Toranjas. :D Já que estou sem scanner TT-TT aproveitei para aprofundar meus conhecimentos sobre o Paint. xD

Euclydes disse...

nada sobre toranjas será tosco: toranjas, como dizem por aqui, são cool...

Nalyanne disse...

Se você acredita... Fale por si mesmo.

Álbum do orkut:

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=5389265427215773620&pid=1236795926505&aid=1236769725$pid=1236795926505

Estou adicionando muitas toranjas. xD...Tô feliz... sem inspiração, mas feliz.

Raven disse...

Fúscia, rapazes, é uma forma modernosa e loosho de nomear uma cor que está entre o rosa-choque, o lilás e o vermelho claro.

Imaginem um Ataque de Toranjas Assassinas dessa cor. Nada mais apavorante e aterrador!

Euclydes, obrigada pelo Srta. ^^

Frodo, qual Pequena Loja de Horrores você via? A original em p&b ou a refilmagem? A Planta na original tinha mais, digamos... personalidade...

Franco disse...

Fico longe 2 dias e me deparo com os "comentarios mais recentes", coisa que eu nunca tinha visto.Porque comento aqui a pouco tempo. ^^

E se eu fosse falar de tudo aqui que já foi dito, faria um post do tamanho do maracana, e eu não gosto de escrever muito, pois eu me empolgo e escrevo tudo errado T_T.

Mais sobre o post do cara que fez ou ajudou a fazer a HQ aqui comentada, é muito estranho né, de
repente o "cara " que fez a parada aperece aqui do nada e comenta acho que eu não sou o único surpreço né, o Amer deve no mínimo ficar feliz por seu humilde artigo trazer aqui o "cara " que fez ou ajudou a fazer, não sei direito, a HQ, se fose eu estaria louco da vida.

Sobre o tanto de consoles que o Amer tem fico surpreso, mesmo ele trabalhando com jogos, esse tanto de consoles me surpriendeu, pois eu já tive um mega drive,um nitendo e uma ps 1 (ah bons tempos), agora só me resta os bons e velhos emuladores de tudo que você pode achar na net, pensando que o Amer é um ser humano como outro qualquer ele não deve jogar tudo, só um e depois o outro e tals, mais só a visaõ de ter todos eles juntos deve ser bem gratificante eu acho.Ficava feliz de ver meu nitendo e meu ps 1 perto uma do outro, achava que eram duas gerações de minha vida uma do lado da outra ^^ e mais isso e coisa que só quem tem ou já teve um video-game e que o amou como um filho.

Toranjas são esquisitas e pouco apetitosa, são só uma coisa que vão subistituir a raça humana na lei do mais forte daqui ha um tempo.

Ahhh quero um desenho meu tambem mais o scanner da impresora não funciona mais, aahhh vou fazer um desenho meu no paint e mandar, e a Lin(TM) que se vire(brincadeira, faz do jeito que vc entender mesmo, vai ficar 10.)

Fico grande do mesmo jeito... ¬¬

E revisei muitas e muitas vezes e tenho certeza que alguém vai achar uma errozinho, tô até vendo...

Avalanche(Lance) disse...

Heyy vamos brincar...de dar caracteristicas para eu fazer as cartas de Magic do site[:P]

Frodo disse...

Raven: eu via a versão colorida (a mais nova), acho que P&B eu só ví Hitchcock, Alice no país das maravilhas e Cantando na chuva (sou meio cinéfilo mas tenho pouca paci6encia com filmes p&b).

TM: te mando uma foto minha amanhã (ou se vc tiver orkut, acesse o meu que tem algumas fotos...)

Franco: quando uma pessoa está se esforçando e comete algum deslize, é normal, relaxa. A gente só tava pegando no seu pé quando parecia que você não estava muito preocupado...

Lin(TM) disse...

Caracteristicas...COMECEMOS PRA INFORMAR O FRANCO que eu sou O Lin(TM) OOO Lin, então vamos lá:

Lin(TM)
Gênero: MASCULINO!
Idade:23
Defesa:25 kkk
Ataque(melee):70
Velocidade:150
Poderes Psicocinéticos(Kensou):100
Poder de fogo:170
Auto-cura qdo come bolinho de arroz \o/


Nunca joguei Magic, entao ajusta ae oq tiver errado xD, fiz uma ficha de 3D&T fajuta :P

YUGIOHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH =B

PS:Vão mandar alguma foto ou não? dae eu começo por quem mandar, se ngm mandar vo ter trabalho de inventar =\:P

Lin(TM) disse...

Tenho orkut não!

Avalanche(Lance) disse...

põe fajuta nisso..já que o 3d&T ia do 1 ao 10.


AHh pode me desenhar como uma mistura do Avalanche do Evolution com o Mike Foley.~

http://i166.photobucket.com/albums/u115/rcbaker87/mickfoley.jpg

Euclydes disse...

é franco, tá ficando muito bom, agora relaxa tá? (mas continue escrevendo certo) quanto AO LIN(tm) eu ia falar que é "o cara" e não "a mina", mas ele já se antecipou mesmo. (tudo bem, da primeira vez que vi o nome Raven aqui achei que fosse um homem (sem ofensas Raven, OK?).
não vou mandar foto pq nao tenho nenhuma, então vou dizer como sou:
forte (leia meio gordo);
moreno; cabelo preto e curto;
óculos quadrados, terno e gravata (bem formal, né?).
os poderes? algo entre ser chato e ser inconveniente;
normalmente meus comentários são esquecidos e quase ninguém comenta, exceto aquela do hadouken + toranjas...me senti tao feliz!=)!!!
então, qualquer coisa entre "dominador do universo" e "feitiço do esquecimento que não funciona" vai se encaixar em mim!!!

toranjas vao dominar o mundo e substituir a raça humana pela lei do mais forte? isso é que é charles darwin com sua teoria da evolução!!! incrível (espero que demore uns 200 anos pelo menos)

Anônimo disse...

Falando em orkut, podem me adicionar se quiserem
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=16271043300158945398

tem fotos minhas lá também, então serve pras duas coisas '-'

Estou realmente ansiosa pra ver como vai ficar o desenho do povo daqui dos comentários..

Michel R. M. disse...

Eu li a notícia e corri para cá.

"A filosofia hindu e budista percorre todo o desenho”, afirmou Shyamalan sobre a aventura que mistura poderes místicos, elementos da natureza e artes marciais. “Quando eu percebi isso, o projeto passou a ser pra mim uma forma de levar a arte de contar história a um novo patamar. Existe um fio que conecta histórias como Star Wars e o primeiro Matrix. Esse mesmo fio existe em Avatar, sobre um sistema de crença esquecido e a ilusão do mundo”, completou.

M. Night Shyamalan (Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais e A Vila) assumiu a comando da adaptação do desenho para o cinema.

Estréia: 18 de dezembro."

Shyamalan...

guilherme.kinni disse...

Euclydes
Meu comentários também são frequentemente esquecidos...

Quanto a carta de Magic, eu pareço muito com um nerd comum (ligeira semelhança com harry potter) e uso roupas comuns.
Já as habilidades são: Defesa forte e Agilidade fraca, além de uma habilidade especial de manipular as emoções das pessoas i.e: Irritá-las e deixá-las assustadas.

Lin(TM) disse...

Feh...

Eu não tenho orkut gatcha! =[

Franco disse...

Não sou de mexer em orkut, aliás só mexi lá só pra colocar aqui... as fotos são meio antigas, mais eu não mudei muito.

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=12876294200313143538&pcy=3&t=0

Tá os comentarios enquecidos são lidos, gente não parem de postar, a gente lê e guarda na mente quanto a gente precisa deles, eles voltam a mente da gente e por isso são importantes, não parem.

Meus atributos pode colocar:

Força: média
Força mental: alta
Agilidade :pode ser média
Bom senso: alto
Bom gosto: muito alto
Sorte: +/-
Magia: inesistente
Paciencia:bem alta
Jogabilidade: boa
Graficos: bons
Defesa Física: boa
Defesa Mental:média
Idade: 17
Genero: Masculino
elementos: ETHER e AR

Já têm muitos atributos, parece até chefão, mais é isso espero que fique bom em... (brincadeira)

O aniversário é amanhã, vamos gente.

Franco disse...

Minha irmã vai postar o álbum das Toranjas(desenhos do paint) no devantArt para visualização geral da nação xD

Franco disse...

Gente li isso e achei que vocêis tambem devião ler

Aprenda


O coelhinho felpudo estava fazendo suas necessidades matinais e,
quando olha para o lado, vê um enorme urso fazendo o mesmo.O urso se vira
para ele e diz:
- "Ei, coelhinho, você não se incomoda de ficar com seus pêlos sujos de
cocô?"
O coelhinho respondeu:
- Não, isso é normal. Então o urso pegou o coelhinho e limpou o rabo com ele.

MORAL DA HISTÓRIA:
Cuidado com as respostas precipitadas... Pense bem antes de responder.


No dia seguinte, o leão, ao passar pelo urso diz:
- "Aí, hein, seu urso! Com toda essa pinta de bravo,fortão, bombado, te vi
dando o rabo pro coelhinho ontem!"

MORAL DAS HISTÓRIAS:
Você pode até sacanear alguém... mas lembre-se que
sempre existe alguém mais filho da puta que você...

enguinorem os palavroes e tentem refletir sobre a MORAL da historia tá.

Raven disse...

Frodo, eu adoro filmes em p&b e também em sépia.
Cantando na Chuva? Adoro!! Mas meu predileto é Casablanca ^^

Euclydes, sem problema por ter achado que eu, Raven, era um homem! Há mesmo mais nerds masculinos que femininas... ^^

E, além disso, numa boa lembrança que o Amer nos deu, o vilão de Ruas de Fogo era Jesus... ops, quer dizer, era um sujeito que se denominava Raven!

Porém, prezado causídico, você poderia ter percebido que eu sou UMA nerd logo em alguns dos primeiros comentários que deixei aqui, dizendo ao Amer que era, como ele, apaixonada por seres positrônicos e gostaria muito de ter um Data só para mim... ^^

Quanto ao meu desenho... hm, pode fazer uma figura feminina vestida de preto com uma capa com capuz e tá beleza! ^^

Ah, e já estamos na sexta-feira 13! Feliz aniversário para o seu blog, Amer!! Vida longa e próspera para
ele!!

Aproveito para agradecer por toda a informação e diversão que você nos proporciona. Em verdade, os presenteados somos sempre nós!

Cheers!

Anônimo disse...

Feliz aniversário, Blog do Amer!
Que continue fazendo a gente rir por toda a eternidade com os artigos engraçados e com o Amer que é super gente boa :**



PS: http://i43.tinypic.com/2r5uy5w.jpg < uma foto tosca (meu cabelo não tava roxo aí, pintei de novo no início do mês)

Amer H. disse...

Artigo novo hoje, depois da meia noite.

Avalanche(Lance) disse...

Que blusinha fofa, hein Feh?

Frodo disse...

Raven: acho que dos "old school", meu favorito é magico de oz...

tou meio enrolado no serviço e vai ser dificil responder todos... malz ae!

parabens para o blog! abraços!

guilherme.kinni disse...

Feliz aniversário!!

Franco: Não te vejo há tanto tempo e agora você comenta aqui! HA HA

Euclydes disse...

Feliz Aniversário para o Blog das toran... ops... Blog do Amer:
muitas toranjas felizes para todos!!!
Amer, Te Adoro de montão, continua escrevendo, SENÃO...


ficaremos todos tristes.
Parabéns pelo trabalho e pelas toranjas.

Euclydes disse...

Para RAVEN: na verdade, quando eu LI o nome, achei que fosse um rapaz, mas quando eu li o primeiro comentário já deu para sacar tudo.

PARA TODOS: feliz dia do "BLOG DO AMER" e cuidado com a sexta-feira 13!

Se governante fosse, decretaria hoje feriado nacional (ou ao menos ponto facultativo), em comemoração ao Blog das Toranjas: toranjas pop por quilo!

Nalyanne disse...

Oiiii Povo!!!!! Blog Feliz aniversário!!!!!!!!!!
XD
Dois aninhos de vida boa e saúdavel, espero que possa viver eternamente, pois em nossos corações já és imortal. Senão, que seja por muitos anos. XD

Bem estava planejando escrever um conto e postar na comunidade do blog, mas como houve contra tempos (Lê-se: Não terminei ainda), vou dar só as Toranjas de presente, o que acho justo, já que são seres tão presentes em nossas "discussões" e não promento nada em relação a história. =\ (Afinal é sexta 13:P)

O Álbum é do DeviantArt, para que todos possam ver. =D Espero que gostem, as toranjas são do paint mesmo, pois como divulgado, eu estou sem escaner para arrumar meus desenhos. =z
São simples e algumas graciosas... e não se deixem levar por algumas... o_O

Bom... o conto pode sair até o ultimo minuto não é?! Só espero que eu possa terminar o texto... (Depois quero fazer jornalismo - Se joga na parede). Bem é só.

Ahh Guilherme agora que vc foi ler os comentários do Theus? O_o que coisa não... Bem... Faz tempo que tu não vem aqui em casa, e quando vem o Theus não tá... -_- Uma dica. Sábado estamos em casa. XD E vc pode passar um pouco de cultura para o Theus. Bem... eu admito que tenho medo de vc, mas não é nada contra a sua pessoa... só não gosto do jeito como vc estrala os dedos. Ahh e eu quero o endereço do seu blog, o Theus não sabe... =_="
Passa pelo orkut mesmo. XD


Bem Euclydes minha sexta 13 tá normal... apenas com alguns desgostos, mas nada de grandes relevancias. =D Eu que digo. Feliz sexta trezes para todos.. múhahahahahahahaha.

Blog do Amer Felicidades!!!!!!!!!!

Álbuns das Toranjas: http://nalyanne.deviantart.com/gallery/#Toranjas

Euclydes disse...

nalyanne: toranja científica? (e pervertida?)
toranjacop?
toranja simpson?
toranja Vader? (minha preferida)
adorei todas: quase morri de tanto rir... parabéns pela art!

ei espera um pouco... quem é esse Amer? que tem um desenho no seu devianart? eu sei que nao é o "nosso" Amer (afinal nao tem nada a ver)
http://7amada.deviantart.com/art/Amer-Hamdy-101992902

feliz dia do blog das toran (...), digo, dia do blog do Amer, isso, blog do Amer, nao se esqueça...

ABRAÇOS A TODOS E CUIDADO COM A TORANJA-VADER. ELA CONTROLA O LADO NEGRO DA FORÇA CÍTRICA!!!

Franco disse...

Legal, Legal hoje e aniversario do blog, FELIZ ANIVERSARIO BLOG!!!!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=4L1iREJcn4s

Bom primeiramente abrigado Amer por fazer um bom trabalho no blog isso e essencial para a felicidade de todos nos .Como seus leitores ^^.

Hoje também e sexta 13 e tem lua cheia hoje (para muitos rituais isso e bom) mais isso e outra historia mais e sempre bom lembrar NE .cuidado crianças ao andar a noite sem ninguém olhando e com aquele beco escuro lá na esquina...

Bom Amer quero citar um exemplo de um bom blog (sem comparações) que morreu nas paginas da net.

http://saladeespera.zip.net/

Espero que isso demore muito a acontecer com o seu, pois sabemos que nada e para sempre (infelizmente)e que quando acabe tenha uma grande final.Mais ate lá espero que possamos passar muitos aniversários juntos ^^.

É qual será o próximo artigo mal posso esperar

Amer H. disse...

Agradeço a todos os votos de felicidades, pessoal! Obrigado! Vocês detonam e são um dos principais motivos para eu continuar atualizando o blog toda semana.

Quanto ao artigo de hoje, entra aqui depois da meia-noite e você vai saber.

E o blog de games também vai ser atualizado depois da meia noite, então vocês terão bastante coisa pra ler.

Bruno He disse...

Bom, estou passando aqui só para deixar um:

PARABÉNS BLOG DO AMER.

VIVAS.

ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ.


Mas aí, vai te bolo?

:)

Franco disse...

E talvez seja um bolo de toranjas ^~.

Bruno He disse...

Putz, que pena, eu só curto bolo de chocolate.

Mas vanos experimentar esse novo sabor.

Franco disse...

Sim talvez você vire um super heroi ou uma ameba nojenta que sabe né

Bruno He disse...

...

Prefiro a ameba.

...

Franco disse...

A ameba por que? agora fiquei curioso

Unknown disse...

SEXTA 13 FTW


amer, passou/passará aquele trucks - comboio do terror no sbt
HEAOHIEHEIUHOHEIUHEAIEAEHOIUEHEAIU

Murilo "Hal" dos Santos disse...

e i amer desculpa ai mais quem o Gigante do ben 10 se parece e que moto a mandy esta dirigindo ela é de que anime

é eu sei sou noob

Muka disse...

não sou Amer mas lá vai
gigante do ben 10 acredito q seja referência ao Ultramen
e a moto é a moto do Kaneda do desenho Akira,acredito

tira-lata disse...

Engraçado você citar Avatar como comparativo, já que é um anime que me dá justamente essa sensação de "potencial desperdiçado". Os caras criam um background maravilhoso, fazem uma pesquisa irretocável, tem uma grande equipe nas mãos e uma arte amigável, mas o roteiro - que foi justamente seu ponto de comparação - é furado. Não o roteiro em grande escala, que é do caralho, mas o roteiro em detalhes. As complicações menores, os antagonistas específicos, as lutas até, tudo bem fraco. No fim as qualidades superam o problema, mas ainda dá essa sensação pedante de "ah, eu com esse projeto na mão"

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

é, eu via esse Holy Avenger nas bancas, mas nunca me interessava em comprar. mas pelo que fora dito aqui realmente é uma pena.

e sinceramente, não precisamos de mais um mangá ao estilo Berserk...já me basta os traumas que terei para o resto da minha vida por mangás que não era para ter atrocidades...

Kentaro Miura vá se foder, qual é o seu problema? CACETE!!!

e esse mesmo já pensa em deixar de fazer o mangá...(uma benção, eu diria)e também pela essa modinha de fazer "MOE" em tudo que é canto. parece que os animes atuais são feitos por um artista só, o que fica esquisito

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sei que é meio tarde pra comentar isso, mas otimo artigo carinha, e alguem pode mandar um link de onde a autora de Harry Potter falou isso? Não duvido que ela tenha falado, é só por curiosidade mesmo

AECG disse...

HUHUHU... Dando uma de advogado do diabo, rapaz?

Ad disse...

Esse cara nunca deu chance pra ninguém! Ele só faz as coisas pra ele! Foi assim com a série Street Fighter onde ele fez de tudo pra vender o peixe dele enfiando aqueles personagens fracassados entre os da Capcom! Quanto à desenhista, ela não sabe criar cenário! Quanto aos personagens, basta comparar o traço dela com a ilustração que apareceu na 4a edição. Era uma propaganda com um desenhista oficial! A comparação é humilhante!

Ad disse...

"O outro cara" a que você se referiu é o JRP, não? Justamente um homem com toda a razão quando ele desmascarou incontáveis vezes esses dois arremedos de artistas!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 267 de 267   Recentes› Mais recentes»