quarta-feira, 13 de maio de 2009

X-Men Origins: Wolverine


Recentemente, o filme X-Men Origens: Wolverine, foi lançado nos cinemas de todo o mundo.

Mas você provavelmente sabe disso. É capaz de ter ido assistir no fim de semana de estréia e depois fez questão de malhar o filme para tudo e todos que conhece, dizendo que até mesmo o filme do Demolidor é melhor.

Eu poderia dizer o quanto esta afirmação é cruel, mas enfim.

O fato é que o filme foi malhado por absolutamente tudo e todos que o viram. Rendeu uma boa grana no cinema e se fizerem uma continuação, todos iremos assistí-la também, mas o negócio é que só quatro pessoas sairam do cinema satisfeitas após assistirem o filme.

Eu fui uma delas, meu irmão foi a outra, Hugh Jackman foi o terceiro, pois vai ficar milionário ao receber 20% do que o filme arrecadar nas bilheterias e ainda estamos organizando buscas para achar o quarto elemento.

Independente disso, um game baseado no filme foi anunciado e pessoas ao redor do muno torceram o nariz para a notícia. Games baseados em filmes sempre são uma lástima, porque no caso do Logan isso seria diferente?

Mas milagres acontecem as vezes e este game é a prova, pois consegue estar muito acima da média, mesmo tendo sido feito para vender na sombra de um grande lançamento para cinema.

Ou será que foi mesmo feito para acompanhar o filme?

É o que vamos descobrir.


O jogo segue a história do filme... de certa forma.


A primeira cena que vemos é a de um Wolverine mais velho lutando contra soldados cibernetizados em um futuro totalmente devastado. Claro que esta cena faz referência a clássica saga "Dias de um Futuro Esquecido", uma das mais reverenciadas histórias dos mutantes de todos os tempos.

Mas pouco depois desta cena, Logan aparece na África, detonando nativos em uma fase referente a missão que o grupo do projeto Arma X resolveu no início do filme.

A seguir temos nosso herói recebendo os implantes de Adamantium como no filme e algum tempo depois, lá está o Logan em uma base secreta onde estão construindo Sentinelas.

Ou seja, a história é uma tremenda salada que mistura o enredo do filme com trechos dos quadrinhos. Quanto mais eu tentar explicar aqui, mais confusão vou fazer, mas é bastante fácil se organizar e tirar algum sentido desta bagunça quando se joga.

Acredito que o game estava sendo originalmente desenvolvido para retratar o Wolverine dos quadrinhos, como a Activision optou por fazer com os heróis de Marvel Ultimate Alliance e Spider Man - Web of Shadows. Mas no meio da produção do jogo, houve o anúncio do novo filme do Wolverine e a produtora decidiu criar vínculos o bastante com a produção de Hugh Jackman para empurrar algumas dezenas de cópias a mais para as pessoas que compram games de filmes pelo simples impulso de fazê-lo.

Como fã chato e velho que sou, eu preferia que fosse um game baseado na versão dos quadrinhos do personagem. Devo admitir no entanto, que do jeito que ficou não está ruim.

A história é uma bagunça, claro, mas a memória de Wolverine nos quadrinhos também é, com seus implantes e trechos nublados. Desta maneira, o jogo acaba sendo fiel ao personagem e suas confusões.

Eu acho.


A parte técnica foi feita com grande primor.


Os gráficos são bastante detalhados e com boas texturas. Wolverine é uma réplica digital perfeita de Hugh Jackman, assim como Dentes de Sabre é de Liev Schreiber. Os inimigos se repetem um bocado, mas cada grupo de oponentes possui suas próprias características. Isso não chega a torná-los únicos, mas os diferencia o suficiente para que não acabem cansando ao jogador.

Os cenários são bastante vivos e bem construídos. O design das fases é muito bem feito, o que faz com que seja fácil se guiar por elas, algo quer faz muito sentido, pois o Wolverine não é o tipo de personagem que se perde enquanto explora locações.

Algo que foi produzido com atenção especial são os danos em tempo real nos personagens, cada tiro que Logan recebe fica marcado em sua pele e quanto mais danos receber, maiores os ferimentos ficarão. O herói foi criado com três camadas de texturas: pele, músculos e ossos. Se Logan for vítima de uma explosão ou atingido por um míssil (duas coisas que acontecem mais do que você pensa) ele perde parte do tecido muscular e vemos seu esqueleto de Adamantium por baixo.

Claro que ele não fica correndo pela fase com estes ferimentos horríveis. Eles ficam expostos apenas durante o tempo que leva para o Fator de Cura fazer efeito e fechar as feridas em tempo real.

O efeito usado no Fator de Cura é tão legal que você vai se pegar deliberadamente ferindo Wolverine só para ver os machucados se fechando sozinhos em seguida. Esta foi uma das idéias mais criativas que os produtores do jogo poderiam ter.

Os inimigos também apresentam dano em tempo real, mas uma vez que não possuem fator de cura, os rasgões inflingidos neles permanecem em suas peles. Dá um certo gosto sádico em ver o quanto pudemos ferir um inimigo durante o combate.

Não me olhe assim, você vai sentir o mesmo prazer duvidoso que eu quando isso acontecer.
O som não chega a ser uma obra de arte, mas é cumpre bem seu papel.

As músicas ajudam a manter o clima alucinado das batalhas e a dublagem é competente. Os únicos atores que repetem os papéis do filme são Jackman e Schrieber, que fazem um bom trabalho com seus personagens, algo que o resto do elenco infelizmente não acompanhou.


A jogabilidade é disparada a melhor parte do jogo.


Controlar Wolverine é muito fácil e intuitivo. O jogo o recompensa se decidir usar os combos mais elaborados disponíveis, mas também não o penaliza caso simplesmente queira esmagar botões e massacrar tudo em todos que aparecerem no caminho feito um carcaju enraivecido.

E enraivecido nosso herói está. X-Men Origins: Wolverine é mais violento até mesmo que God of War.

Sim, estou falando sério.

Apesar de toda brutalidade, Kratos mata principalmente monstros, seres mitológicos e criaturas burlescas. Logan por sua vez mata humanos, apenas humanos e nada mais que humanos.

Claro, tem um robô ou monstro de vez em quando, mas os principais inimigos são soldados e inimigos que estariam muito mais a vontade em Syphon Philter ou Army of Two e Logan faz coisas horríveis com toda essa gente.

Decapitações, desmembramentos, empalações, evisceramentos e tudo mais que você possa imaginar. Nosso herói não tem a menor timidez em eliminar seus oponentes com incrível brutalidade enquanto eles gritam de horror.

Sério, alguns gritos dos inimigos são de gelar a espinha.

De certa forma, este game funciona de forma muito similar aos queridos beat'em ups do passado. Apenas avance trucidando todo mundo que aparecer e para para resolver um ou outro puzzle de vez em quando.

Os puzzles por sua vez, são bastante simples e podem ser resolvidos facilmente na maioria das vezes. Embora alguns sejam mais chatinhos, nenhum deles chega a ser do nível que te faz empacar por horas a fio em um trecho.

De fato, os puzzles são uma variação muito bem vinda na jogabilidade e evitam que a pancadaria acabe se tornando cansativa.

Considerando tudo, há um equilíbrio muito bom entre a pancadaria e os puzzles, o que torna este jogo extremamente satisfatório e divertido. Há um bocado de segredos também, como habilidades que podem ser encontradas e equipadas em nosso herói para torná-lo ainda mais letal e itens espalhados pelas fases, que liberam os uniformes clássicos dos quadrinhos.

Ou seja, este game vai te manter ocupado por um bom tempo.

Por fim, este é um dos games que melhor simula o controle de um super herói. Todos os poderes de Logan são representados de forma muito fiel e funcionam com perfeição.

Pra começar, o personagem é praticamente indestrutível. Eu já mencionei o Fator de cura presente no jogo e todos sabemos muito bem como ele funciona nos quadrinhos e filmes: cada vez que nosso herói sofre algum ferimento, seu corpo se cura sozinho com velocidade muito superior a de um humano normal.

Aqui acontece a mesma coisa. Você pode levar tiros, cortes, ser vítimas de explosões e tudo mais, e basta esperar alguns segundos para que Logan regenere toda a sua energia e seus ferimentos desapareçam.

Claro, se tomar muito dano, seu coração ficará exposto e qualquer dano será fatal. Mas o jogo representa muito bem a extensão do poder do Fator de cura e dificilmente você se verá em situações de perigo de morte.

Alguns jogadores podem achar que isso facilita muito o game, mas eu pessoalmente acho que o torna mais fiel ao seu material fonte. Quantas vezes você viu o Logan esperando pacientemente antes de atacar um inimigo?

Aqui você pode saltar de cabeça em tropas de adversários, sem medo de ser feliz ou acabar morrendo, exatamente como nosso herói faria.

Os sentidos aguçados de Logan também estão presentes. Com um toque no direcional digital, é ativado o "Feral Sense", que destaca com cores brilhantes tudo que possa ser usado no cenário e indica para onde nosso herói precisa ir, sem contar que com ele é possível enxergar inimigos invisíveis e similares. É praticamente impossível se perder pelas fases graças a este poder, além dele facilitar muito na busca pelos colecionáveis e a evitar armadilhas.

O cuidado com estes detalhes faz com que o jogador realmente se sinta na pele do herói, uma experiência que nem todos os games conseguem reproduzir com sucesso.


Fugindo a regra dos games baseados em filmes, X-Men Origins: Wolverine é um excelente título, provavelmente melhor que a película em que foi baseado.


Esta é uma observação de que poucos irão discordar, tenho certeza.

X-Men Origins: Wolverine é tremendamente divertido, viciante e brutal, o típico game que vale a pena jogar ao fim de um longo dia para se relaxar enquanto se despedaça alguns incautos. Este título é altamente recomendado para qualquer um, mesmo que não seja fã dos quadrinhos, mutante ou mesmo Canadense.

Tá me entendendo, xará?

Cheers!!!

35 comentários:

Sergio disse...

eu estava quieto no meu quarto quando meu irmão começou a gritar me chamando pra ver esse jogo, dizendo qeu era um milagre por ser bom.

dei uma jogada, e por incrivel que pareça, é bom mesmo!

bem divertido, violento, e tal. principalmente violento.

Felizardo disse...

Faz tempo que acompanho nesse blog ,mas só agora resolvi comentar alguma coisa.
Esse jogo parece muito ser muito bom.
Será que sai para ps2?
Valeu!!!

Fernando disse...

realmente
a versao do 360 parece estar maravilhosa

mas a do ps2 ........
nada de violencia, nada de Decapitações, desmembramentos, empalações, evisceramentos e tudo mais que você possa imaginar.

a versao de ps2 me pareceu simplesmente um port MUITO mal trabalhado xD

mas algum dia ainda terei um 360 ....... algum dia .......xD

Sergio disse...

e a versão do psp?

alguem sabe como está?

Paulo_HT disse...

nossa, com esse review com certeza eu baixaria esse game, mas depois do que o Fernando disse sobre a versao do ps2 acho que nao vale a pena..

Scariel disse...

Espero que isso sirva de incetivo para as demais produtoras que fazem jogos baseados em filmes.
Tah, isso nunca vai acontecer...

Guidcs disse...

Todos que jogaram estão falando muito ben desse jogo apesar de ser feito para acompanhar o lançamento do filme.Depois desse post vou até alugar amanha.Abraço amer!

Bruno disse...

Eu sou a quarta pessoa q saiu satisfeita com o filme.

roberto disse...

você me convenceu , to com mta vontade de joga agora hahaah


conta pra mim , o jakman vai te dar um cache pra cada copia que voce convencer o pessoal aqui de comprar né !!

Thyago disse...

bem, já é o terceiro lugar que vejo elogiarem este jogo, dizendo que se trata de um trabalho competente.

normalmente eu alugaria uma coisa assim, mas acho q darei uma chance e vou comprar este jogo.

Thyago disse...

eu saí satisfeito do filme, ele foi o q eu esperava: ação. Só, história que se foda.

Claro, tem momentos que a historia do filme parece querer RIR da nossa inteligência, mas bah, foda-se.

Edmilson disse...

Eu gostei do filme. Acho que porque eu só esperava me divertir e não assistir à um épico da nona arte.

Se eu posso ser chamado de nerd, com certeza não sou hardcore. E tô muito bem assim :D

BAH disse...

Baixei a versão do PSP e não me decepcionei, afinal não esperava muita coisa do game.

Joguinho divertido pra passar o tempo, mas certamente muito, mas muito inferior as versões caixista e do ps3.

Fernando disse...

Pois é
A versao de ps2 é uma bosta

Eles querem acabar de vez com o finado ps2 e atrair novos compradores para a nova geraçao =P

Eu queria saber é se a versao pra PC ta tao ruim quanto a do ps2
Porque senao eu ainda tenho uma chance de jogar (tudo depende de VOCE placa de video) xD

Avalanche(Lance) disse...

mantiveram aquela coisa do antigo jogo do Logan dele farejar os inimigos e ver as pegadas deles no modo rastreio?

Amer H disse...

Sim senhor.

Os sentidos aguçados do Logan estão presentes no jogo e de forma muito inteligente.

Amer H disse...

De fato, acabei de acrescentar um parágrafo referente a isso no texto.

Queria tê-lo feito antes, mas quano se dorme apenas seis horas em uma semana, seu raciocínio começa a falhar.

Caio C. Kapps disse...

Amer, axo q vc contou errado...

Muitas pessoas sairam satisfeitas do cinema depois de assistir esse filme...
eu fui uma delas...
e axo q vou ter q comprar u x-box msm
se meu bolso me permitir né...
abraço...

ChuckNoia disse...

lol, hj fui na casa de um amigo e testei a de PC, esta otima
testei a de PSP dois dias atras e..., é uma merda, se nunmengano a engine do PS2 e do PSP é a mesma do Wii, então esse jogo só compença nas plataformas mais novas(PS3 e 360) e no PC

estava sériamente compra esse jogo amer, mas...

achar um metal gear 4 edição de colecionador, na lojinha da esquina, e pelo preço de um jogo normal (sério 100 conto pelo jogo, quase morri quando ouvi o preço) toma todo o interece q tinha pelo Wolverine

mas quando o jogo baixar um pouco (ou essa lojinha meaparecer com mais jogos raros e baratos) eu juro q compro^^

Pudim de Kana disse...

Deus tenha piedade da Activision, Raven e seus aceclas.

Pelamor, consegui a versão para PS2 desse jogo e digo: que bela merda. O jogo é tão ruim que não parece que foi produzido pelos mesmos que presentearam o console com Marvel Ultimate Alliance.

E o pior é saber que tal versão não precisaria ser tão boa quanto as da nova geração para ser divertida. Bastava fazerem um beat'em up clássico, que envolvesse apenas andar pra frente e cortar meia dúzia de coitados controlando algo que está longe de ser o verdadeiro Wolvie, mas que pelo menos cumpre esse simples papel.

Mas não. Conseguiram foder completamente com a versão do PS2 com bugs grotescos, jogabilidade bizarra e uma fluidez na animação dos personagens que não ficaria bem nem em Lego Batman. O jogo tem vários momentos em que simplesmente não se sabe o que fazer, e após vários minutos desnecessários de correria sem destino em tentativas frustradas de seguir a "trilha" gerada pelos instintos do infeliz que apenas lembra vagamente nosso amigo James Howlet, acaba-se sendo salvo por uma cagada que em geral acaba numa animação horrorosa ou mesmo um bug bizarro que dá as caras, só pra variar.

Enfim, eu li várias reviews sobre a versão de PS2 e mesmo com as baixas notas que o jogo teve, dei o braço a torcer por conta do fato do Carcaju ser um dos meus personagens favoritos nos quadrinhos. Infelizmente, eu já aviso a todo mundo que o jogo é ainda pior do que se desenha nessas reviews. Portanto, poupem-se da tristeza e arrependimento por jogar esse título no PS2, e se possível tentem jogar as versões da nova geração. Eu tentarei. ._./

UnderHell86 disse...

Se o roteiro do filme fosse o mesmo do Game, seria um filme muito melhor. Até o Jackman concordou com essa!

Cidão Oliveira disse...

A mão dele não tá meio pequena na capa?

André disse...

Eu gostei bastante do filme!
fiquei decepcionado com o negócio do deadpool
mas gostei bastante
e tou com uma vontade louca de jogar esse jogo
não tenho ps3/xbox-360
mas já falei pro meu amigo que tem comprar \o/
e um outro amigo tem no pc
então, algum dia eu jogo x]

Leandro disse...

como disse um amigo meu "enquanto God of War não sai..." realmente foi um bom jogo, principalmente estourar uma sentinela em queda livre, aquilo foi demais, entre outras peculiaridades, o foda mesmo é pagar 200 e lá vai cacetada no jogo...mas se tem gente que gasta isso com bolsas e sapatos eu ainda, acredito, estou no lucro, ótimo jogo galera!!!

Bruno disse...

O que significa esse "Uncaged Edition" na capa do game?

roberto disse...

nao vi o filme ainda, to com vontade , minha mae viu e falo q é bom !!! entao eu posso acreditar o filme nao é tao ruim quanto dizem

Avalanche(Lance) disse...

"Uncaged Edition
Edição fora da jaula.


numa tradição literam XD

Caio C. Kapps disse...

ainda X-men ?

sirilo disse...

pelo jeito esse fds foi bom , ou vc gosta muito desse peludão aí que não quer tirar ele da capa

Marcos disse...

Caro Amer, descobri seu blog e game blog por acaso e li algumas resenhas. Poucas vezes me diverti tanto lendo blogs, relembrando épocas e desfrutando a leitura com prazer. Imagino q vc deva ser 1 contemporâneo (tenho 30 anos), portanto vc fala sobre coisas q eu particularmente sou muito familiar e por isso me identifiquei bastante. Gostaria de sugerir 2 coisas. Uma resenha sobre Street Fighter IV no blog como uma abordagem diferenciada(li a do game blog e foi uma das melhores q li sobre o jogo, ele é mesmo 1 espetáculo), e sobre Metal Gear Solid 1, do PSOne, q pra mim foi 1 dos mais fantásticos games já produzidos até hj, na minha humilde opinião. Algum gamer q se preze não lembra da "Danger Music" desse jogo?? Eu a tenho como um dos toques do meu celular... hahaha :D É isso, brou. Continue com o seu excelente trabalho, seus blogs já estão nos meus favoritos! rs! Abraço!

P.S: caso queira experimentar o remake de Resident Evil 1 para Game Cube, se vc for do Rio, entre em contato, pois ouso dizer q é, por incrível q pareça, muitas vezes melhor q o original, e tão ou mais assustador e surpreendente quanto...

Amer H. disse...

Agradeço os elogios, Marcos.

Caio e Sirilo, quando você começarem a me pagar para escrever, atualizarei com frequencia infalível.

Já que ninguém me dá um puto pra trabalhar aqui, fiquem quietinhos no canto de vocês e esperem o próximo artigo com um pouco mais de educação.

Caio C. Kapps disse...

foi mal hammer, n quiz ofender nem nada,eh q seu blog eh tão bom q nós ficamos impacientes para o próximo post, foi mal...

Avalanche(Lance) disse...

Podemos te pagar em putos?!?!?!??!

Ta fico quieto.

sirilo disse...

aaa não é para ofender não vim com falta de educação é que adoro seus posts que fico com saudade ai acabo me manifestando, desculpe me

Gabriel // zGABRIELz disse...

ViperMu – Servidor de Mu Online Season 4 – Há 3 anos online!

Não conhece ainda a qualidade do ViperMu?

Servidor fácil com 3 anos de tradição, sem lag, melhor anti-hack do Brasil e garantia de diversão, amizade e qualidade! Hospedado no Brasil, com ping médio de 20 ms. Esperando o que para se cadastrar? Acesse agora mesmo: www.vipermu.net

»Nome: ViperMu / 24h Online
»Versão: 1.05D+ Season 4
»Experiência: 10.000x
»Média de players On-Line: 700
»Drop: 100%
» BugBless: /zen
»Reset: Acumulativo
»Eventos Online: Castle Siege, ChaosCastle, DevilSquare, Ilusion temple, Crywolf entre outros.
» Eventos todos os dias com premições ( Ítens full ).
»Cadastre-se e ganhe 7 dias de Vip Gold
»A cada char criado você ganha set e armas full iniciantes para ele.
»Sistema de Master Resets valendo Gold's !

Visite também nosso fórum: http://forum.vipermu.net/

Lembrando que nosso fórum sempre traz eventos valendo Cash's e muitos outro beneficios.

Atenciosamente,
lHaDeSl