quarta-feira, 1 de abril de 2009

Crítica do Amer: Leisure Suit Larry: Magna Cum Laude


Há muito tempo atrás, games de PC eram bastante diferentes dos jogos de consoles.

No NES e Master System tinhamos soldados, ninjas, samurais, encanadores e irmãos gêmeos lutando contra outros ninjas, devastando exércitos de tartarugas, salvando donzelas e no geral tentando ser bons samaritanos enquanto se deslocavam exclusivamente da esquerda para a direita.

No PC, os games seguiam uma outra temática e seus heróis nem sempre queriam salvar o mundo, muitas vezes eles simplesmente queriam tirar as calcinhas de uma moça bonita e enfiar a cara na área então descoberta.

Este era o espírito da série Leisure Suit Larry, que contava as aventuras de Larry Laffer, um quarentão nanico, feio e imbecil que se achava o maior sedutor do mundo desde o Gene Simmonsm, e que tentava conquistar o maior número de damas que pudesse, com intenções menos que Cristãs possíveis.

Ele fracassava miseravelmente quase todas as vezes, exatamente como acontece na vida real.

O ponto forte da série era seu senso de humor bastante adulto e as situações ridículas em que Larry se metia na busca pela bunda sagrada, algo com o qual todos podemos nos identificar.

A maioria de nós?

Alguns de nós?

...

Só eu?

...

Ok...

Mas enfim, após um bom tempo sem games novos, a Sierra decidiu que era hora de trazer a velha série de volta a ação, mas ao invés de colocar um quarentão caçando gostosas, resolveram colocar um universitário idiota fazendo o mesmo.

E assim começam as aventuras do sobrinho de Larry Laffer... que coincidentemente também se chama Larry.

Que família pouco criativa essa.


A história se passa em um campus universitário e Larry é um típico estudante de faculdade, ou seja, ele está mais interessado em passar o tempo bêbado e fugindo das aulas do que de fato estudando.


O que é uma imagem razoavelmente realista, considerando o que ví na minha época de faculdade.

Na história, Larry quer participar do programa de tevê "Swingles", aquela típica papagaiada que coloca três garotas disputando a atenção de um cara solteiro ou vice versa. No entanto, a apresentadora do programa não quer permitir que Larry participe, pois acha que ele é um fracasso com as mulheres e que jamais serviria para o programa.

Garota perspicaz.

Assim sendo, Larry tem de provar que é um grande sedutor e para isso, precisa sair com suas dezesseis colegas de faculdade e conseguir uma prova de afeto de cada uma delas... e se possível, transar com as moças durante o processo.

Isto torna Larry um dos personagens mais realistas da história os games. Qualquer cara que é ou já foi um universitário, sonhou em comer todas as suas colegas de classe em algum momento da sua vida.

Não minta, pois estará enganando apenas a sí mesmo.

Enfim, após conseguir todas as provas, Larry pode participar do programa e escolher uma dentre três de suas colegas para ser a mulher de sua vida.

O enredo é simples, mas nos dá motivação o suficiente para guiar Larry e o carisma do herói nos faz torcer por ele para que se dê bem em suas desventuras, ainda que ele seja um esteriótipo ambulante.

Diga-se de passagem, as garotas do jogo são tão esteriotipadas quanto Larry. Tem a menina do interior que se impressiona com Larry quando ele finge conhecer astros da música country, tem a garota "fácil" que vive bêbada e já transou com praticamente todo mundo no campus, a ativista com camisa do Che Guevara e quefica gritando frases de "conscientização" em um mega fone no campus e por aí vai.

Claro, muitas pessoas irão considerar este um game machista, devido a sua temática de "usar mulheres." Eu apenas o considero uma comédia que usa sexo como base para as piadas e acho que qualquer um que passe tempo demais o analisando, está jogando seu tempo fora.


Visualmente falando, não há meio termo, ou você irá odiar os gráficos ou ficará apaixonado por eles.


Tudo aqui é cartunesco. Larry e todas as suas coadjuvantes parecem ter saído de um daqueles desenhos para adultos da década de 1940, com seus olhos enormes e visuais extremamente estilizados.
Isso pode ser bom ou ruim. Eu adoro desenhos animados e estilização, mas quem prefere gráficos mais realistas provavelmente não vai gostar do estilo colorido e exagerado dos personagens.

É interessante notar que mesmo com esta escolha de visual, os produtores se deram ao trabalho de fazer todas as personagens femininas serem fisicamente diferentes umas das outras. Luba Licious tem seios enormes e é bastante curvilínea, Charlotte é menos desenvolvida, embora também tenha suas curvas e Ione é magérrima, quase anêmica.

Claro, considerando que todas aparecerão nuas em algum momento do jogo, não é surpresa que a equipe de produção tenha se dado a este trabalho.

Aliás, falo mais da nudez daqui a pouco.

Quanto ao som, ele é ao mesmo tempo fantástico e sem graça.

Não há músicas ao longo do jogo exceto em raros momentos, então você vai passar a maior parte do tempo correndo pelos cenários apenas com o som ambiente lhe fazendo companhia.

Por outro lado, há uma quantidade imensa de diálogos ao longo do jogo. Larry pode conversar com todas as garotas do game em cenas razoavelmente longas e muito bem dubladas e cada uma delas possui sua própria personalidade e jeito de falar, o que acrescenta bastante variedade as conversas da história.

E você vai conversar... muito.... muito... muito mesmo, se quiser faturar alguém aqui.


A jogabilidade se foca quase que exclusivamente em mini-games.


Você pode andar pelo campus a vontade e assim que encontra as garotas e interage com elas, precisa participar de joguinhos que tem objetivos específicos.

Na hora da conversa, tem de guia um espermatozoide por um pequeno trajeto mostrado na parte inferior da tela e evitar o máximo de obstáculos possíveis durante a "corrida", pois cada vez que acertar um deles, Larry irá dizer alguma bobagem e terá menos chances de impressionar a moça.

Há também o mini-games de arremessar uma moeda em um copo de cerveja e quem errar, bebe (já deu pra sacar aonde isso vai) além daqueles em que é preciso apertar os botões na ordem que aparecem na tela para preparar bebidas para as garotas (ou para fazer brincadeirinhas "íntimas" com algumas).

Por fim, existem os games de ritmo, que podem ser de dança ou pular em uma cama elástica e que errar mais vezes tira a roupa, entre outras coisas que podem ser feitas e levar a nudez pública.

Tais mini-games são divertidos no começo do jogo, mas a medida que a história avança, se tornam um repetitivos e cansativos, além de ficarem mais difíceis e um bocado frustrantes, o que pode fazer muita gente acabar desistino do jogo por pura irritação.

Sendo totalmente honesto agora, é o humor e os diálogos do game que fazem com que a gente siga em frente.

Larry possui as piores cantadas da história da humanidade e ver as formas patéticas com os quais ele tenta conquistar as garotas nunca deixa de ser hilário. Isso somado à ótima dublagem faz com que seja muito difícil desligar este game em alguns momentos.

E é aí que está. Muita gente odiou este título aqui no Brasil, mas o fato é que ele é direcionado para pessoas que possuam um excelente domínio do idioma Inglês, se você sequer saiu do Pink&Blue, não vai achar graça nenhuma. Caso tenha uma boa conversação no idioma, vai se divertir um bocado com os foras de Larry e suas péssimas tentativas de conseguir um pouco de "torta".

Você sabe... "torta"...

Agora, um problema chato que o jogo possui é seu excesso de telas de Loading, cada vez que entrar ou sair de uma área, o jogo irá carregar a mesma. Não chegam a ser loadings muito demorados, mas podem encher o saco depois de algumas horas de jogo.

Pelo menos, a equipe de produção se deu ao trabalho de deixar as mesmas um pouco mais interessantes, com imagens das personagens do jogo em vários estágios de nudez e de modelos de carne e osso que representam cada uma das personagens... também em vários níveis de nudez.

É, pois é...


Agora, falemos da nudez. Sim, tem um bocado disso aqui.


Quase todas as meninas podem ser deixadas nuas em pêlo ao longo do game. As que não ficam nuas, pelo menos acabam só de sutiã e calcinha em algum ponto.

E claro, após terminar o jogo, é possível comprar uma opção que deixe todas as garotas totalmente nuas. Então você pode encontrá-las passeando pelo campus e pode tirar fotografias *ARRAM* estratégicas de cada uma delas.

O único problema é que tal nudez é editada na versão Norte Americana, que possui enormes barras de "CENSURADO" sobre as genitálias dos personagens, o que é uma bobagem imensa na minha opinião. Este game foi criado tendo em mente o público acima de 18 anos que está ou já esteve em meio a uma vida universitária e para o qual o humor deste game é direcionado.

Mas as versões Européias são totalmente sem censura. Claro, jogar a versão Européia no Ps2 pode ser um problema, pois o console não "adapta" os jogos para os televisores Ocidentais, o que não é um problema na versão de Xbox, embora as versões Européias normalmente venham com diálogos em Espanhol ou Francês.

Do ponto de vista de colecionador, vale a pena ter ambas as versões, foi o que eu fiz. E é interessante perceber que na versão sem cortes, cada garota usa um "penteado" diferente.

Você sabe do que estou falando.

Sim, eu sou um tarado obsceno, nunca fiz questão de esconder isso.

Cheers!!!

8 comentários:

Otávio disse...

Só joguei o Larry 1, da época do PC a luz de velas.

Era hilário, mas não tinha nudez alguma.

Você jogou todos os Larrys? Qual curtiu mais?

Abraço, Amer!

Amer H. disse...

Na verdade... só joguei esse.

Mas já lí bastante sobre a série.

Marcelo Guardsman Green disse...

Amer vc utilizou muito Bem A "linguagem" correta para não espantar as Leitoras Femininas do Site[se houver Alguma depois desse post]

Jogeui a Versao Europeia Pra PS2 e Alem Tem Varias Referencias Nerds No Jogo Q dão o Ar da Graça

UnderHell86 disse...

Muito bom o jogo (ainda bem que falo inglês)! Infelizmente, só pude botar minhas mãos na versão censurada...

Mas, então as garotas tem cortes de cabelo diferentes na versão sem censura? Estranho, mas tudo bem.[/inocente]

Thyago disse...

eu joguei esse daí e realmente o jogo só vale pelos diálogos mesmo. o gráfico cartunesco deixava o jogo muito bom tb.
agora eu nao sei pq nao terminei este jogo...

Randy disse...

Bom, faz um do Legends of Wrestlemania? Pra mim ver se compro mesmo um PS3

xureba_preta disse...

Tou preso na parte da Luba ela tá lá na boate eu já falei com ela e já saí pelado na rua e agora eu presciso fazer o que?
me mandem um e-mail : xureba_preta@hotmail.com

xureba_preta disse...

Este comentário foi removido pelo autor.