sábado, 14 de março de 2009

Crítica do Amer: The Simpsons Game


Você consegue se lembrar de uma época que os Simpsons não existiam?


Pois é, a série já está no ar há duas décadas e neste meio tempo, Homer, marge e sua prole já caçoaram de tudo que podiam: filmes, astros de Hollywood, da rede Fox, de nações inteiras e por aí vai.

Claro que 20 anos de estrada simbolizam que a série fez sucesso. E nos dias atuais, tudo que é sucesso na televisão acaba virando game.

Assim sendo, muitos games da família foram lançados nos últimos 20 anos, passando desde beat'em ups bacaninhas como o jogo de arcade, side scrollers malditos como Bart vs the Space Mutants e puzzles irritantes como Krusty Super Fun House.

O mais recente jogo se chama simplesmente "The Simpsons Game" e foi lançado quase que juntamente do longa metragem que chegou aos cinemas em 2007.

Como eu já dei a entender, a maioria dos games lançados com a família nas últimas duas décadas foram simplesmente atrozes. Será que o novo título conseguiria livrar as crias de Matt Groening de estigma tão cruel?

É o que veremos a seguir!


A história envolve Bart encontrando o manual de instruções do jogo e descobrindo que ele e sua família estão em um videogame, com poderes fenomenais e acima da compreensão humana. Logo, os Simpsons começam a usar seus recém adquiridos super poderes da mesma forma que qualquer um faria: para benefício próprio!


Bart tenta impedir um assalto a um museu, Lisa destrói uma madeireira e Marge guia multidões para impedir o lançamento do game Grand Theft Scratchy.

Mesmo com as "melhores" intenções, cada um deles acaba causando mais destruição do que ajudando Springfield, e é neste momento que Kang e Kodos (aqueles aliens babões que só aparecem nos especiais de Dia das Bruxas e nos games) resolvem se aproveitar do caos para dominar o mundo.

Os Simpsons então precisam compensar pelas cagadas que fizeram e precisam salvar o mundo da ameaça ciclópica e semi retardada dos conquistadores do espaço. Tudo isso enquanto passam por inúmeras fases que satirizam inúmeros games e sucesso (como a etapa "Medal of Homer").

Sinceramente, acho este enredo muito melhor que o do longa metragem.

Não me entendam mal, eu adorei o longa, assisti no cinema e quase entrei em combustão espontânea de tanto rir com algumas cenas, mas para um filme que demorou quase vinte anos para ser lançado, eu esperava algo muito mais épico.

Algo como o enredo do jogo.

Embora em ambas as histórias mostrem os Simpsons como a causa e eventual solução de todos os problemas da cidade, acredito que o game se saiu um pouco melhor em seu objetivo.

As cenas que contam as histórias entre as fases também são fantásticas, com a mesma qualidade de animação do longa metragem e com um excelente senso de humor. O único problema (se é que podemos chamar assim) é que não temos a opção de escutar a dublagem Brasileira do desenho.

Falem o que quiserem, mas a dublagem nacional dos Simpsons detona!


Visualmente, The Simpsons Game possui um dos melhores gráficos em cel shading de todos os tempos.


Os personagens são extremamente bem construídos e se mantem bastante fieis a suas contrapartes animadas, é como se literalmente estivessemos jogando o desenho. E este é um fenômeno que se repetiu em todas as versões. The Simpsons Game foi lançado também para Ps2 e mesmo no velho de guerra da Sony, possui um visual tremendamente impressionante.

O áudio não é tão notável quanto os gráficos, mas também não faz feio. As falas dos personagens são hilárias, graças a interpretação de seus atores originais e os efeitos sonoros não são ultra realistas como em Call of Duty, mas nem tem esta intenção, uma vez que é um game baseado num desenho animado.

A parte técnica é um bocado competente e é fácil perceber que foi colocado muito afinco nela.
Infelizmente, a jogabilidade deixa a desejar.


A primeira parte o jogo (com Homer sonhando que está na terra do Chocolate) é bastante simples e divertida, e leva o jogador a pensar que o game inteiro será naquele estilo.


Infelizmente, não é o que acontece. Pelo resto do game, o jogador é forçado a utilizar duplas de membros da família Simpson e precisa trocá-los com freqüência para conseguir avançar pela fase.

Por exemplo, Marge pode controlar multidões com seu Megafone, enquanto Lisa pode sentar em pontos específicos da tela e usar sua meditação para remover entulhos do cenário. Em alguns momentos, é preciso fazer Marge ordenar uma turba a destruir um obstáculo e em seguida trocar para Lisa para recolher os destroços do mesmo e montar uma plataforma com eles.

Embora os puzzles sejam simples e possam ser resolvidos em poucos minutos, existem tantos deles ao longo das fases que acabam se tornando cansativos. De fato, muitas fases são bastante extensas e acabam se tornando cansativas. Este é o tipo de game que é difícil jogar por muitas horas seguidas, a menos que você esteja jogando a versão de Xbox 360 e esteja atrás dos Achievements (como foi o meu caso).

O combate também poderia ser melhor. Em diversos momentos, você se verá cercado por inimigos e embora não seja exatamente difícil derrotá-los, os personagens não possuem muita precisão em seus golpes, o que pode fazê-lo golpear espaços vazios e deixar a guarda aberta para os vilões lhe atacarem pelas costas.

A câmera também é um grave problema. É um bocado difícil ajustá-la com precisão em momentos de ação, o que pode fazê-lo morrer de formas bestas e facilmente evitáveis caso pudesse ajustar seu campo de visão e forma decente.

Apesar de tudo, o jogo melhora dramaticamente quando os Simpsons começam a satirizar outros games, como nas fases Medal of Homer e Neverquest. Estas sátiras começam a aparecer lá pela metade do jogo e compensam muito os problemas do título.

Pena que o game não se baseia apenas nisso.


The Simpsons Game é um bom jogo de ação. O visual é estonteante, a história muito divertida de acompanhar e o puro carisma dos personagens nos faz relevar os problemas do título.


O problema é que não dá pra afastar a sensação e que este poderia ter sido um jogo muito melhor, se a jogabilidade tivesse sido um pouco mais refinada. Além do que as sátiras a games deveriam acontecer por um trecho maior da aventura, pois é nestes momentos que o título realmente brilha.

Para fãs abilolados da série (como eu) é um título obrigatório. Mas se você simplesmente gosta dos Simpsons sem ser fanático, jogue uma vez para experimentar, mas sem grandes expectativas.

Estou cansado de escrever... acho que vou relaxar jogando Dead or Alive Xtreme Beach Volley e olhar aquele monte de peitões e bundões sendo esfregados na câmera... huummmmm... japonesinhas peitudas...

... hã... eu falei isso em voz alta?

D'OH!!!

Cheers!!!

14 comentários:

Avalanche(Lance) disse...

haha eu joguei esse jogo na casa de dois amigos...e só jogo a mesma fase sempre XD

Os Simpsons tem jogos bons...mas sempre tem aquela aparecencia de "nhee fizemso e ta bom".

mr.Poneis disse...

Um jogo muito bom com certeza.

Acabei de ler seu post no blog principal, espero que não se incomode de que eu comente por aqui.

Lista flamejante Amer, flamejante...

Agora sobre a Nami, você definitivamente enxerga longe quando se trata de ruivas...

Reintero os outros comentários de que você deva dar uma chance a One Piece. Uma dica: uma ruiva com poderes sobre o gelo (por enquanto é só ar frio, mas eu sou um cara otimista, embora não pareça)

One Piece - Mangá

Até mais ver
mr.poneis

Ps.: ...

Henrique de Matos disse...

Eu tenho o jogo, e adoro. Não acredito que você deu 6.5 para um jogo de 9.0, se eu encontrar você na rua, dou porrada forte em si e ponho você assistindo os 100 piores momentos de Wheelie na G1!!!!!










...Só zoando, eu nunca ia matar submeter meu blogueiro favorito a tamanha tortura!

Sou fã da série e o jogo é hilário. Eu quebrei de rir com cada cena. O "Medal of homer", "Grand Theft Scratchy" e aquele mangá foram os melhores. Só odiei o nível em que é necessário deter o Will Wright... Pôxa, eu adoro o Will e sou fã dza série do The Sims! É injusto ter que matar o coitado só por causa do "Krusty Island"!

No geral, eu curti o game. Exelente e divertido. Você que tem sua opinião, e para mim, isso tanto faz.

E outra coisa: Vai rolar review do Sim Sandwich que que aparece no jogo? mmmm.... Sim Sandwich... aaaaaaaaa...

David disse...

Simpsons é sempre bom.
Mesmo quando o jogo não é lá essas coisa vale a pena jogar.
abraços

Marcelo disse...

Eu joguei a versão de PS2 logo que saiu, não consegui gostar muito justamente pela jogabilidade... e olha que sou MUITO fa da série... nem me animei a pegar ele pro 360.

Minha mulher jogou a versão de DS, que é com movimentação 2D e adorou... e pelo qu eeu vi parece ser bem legal mesmo... tu já viu esta versão, Amer?uncia

Paulo_HT disse...

hahaha o jogo parece legalzinho.
quanto ao filme, eu acho que nao fizeram com este enredo porque muitas pessoas poderiam nao entender as referencias à outros games e por isso nao achar engraçado.
é menos provável que isso aconteça quando se trata de um jogo.

você ja jogou Disgaea 2? é cheio de referencias à cliches de anime xD

Thyago disse...

nunca joguei, e nem sei se compraria...

Avalanche(Lance) disse...

Er....alguém me explica que porcaria é aquele spider-man:Web of Shadows pro PS2?


O treco chega a ser pior que o Friend or Foe...

Amer H. disse...

É a versão de Spider Man Web of Shadows que foi lançada no PSP, convertia pra rodar no Ps2.

No PSP, um joguinho daquele estilo é bem divertido, mas em um console normal, acaba seno vergonhoso.

Avalanche(Lance) disse...

Pior de tudo que além de ruim o jogo roda lento¬¬

Thyago disse...

eita que o amer deve estar atolado até o pescoço, já que ele tá deixando este blog aqui encostado faz quase uma semana XD

Amer H disse...

As atualizações do blog de games vão começar a ficar só pros fins de semana também.

Durante a semana, ando sem tempo de nada.

Thyago disse...

rapaz, se vc soubesse o qto te invejo por vc nao ter tempo pra nada... XD

Rafael disse...

Sou mais um seguidor dos jogos dos simpsons mas vai demorar um bocado pra comprar esse
tenho ate o horrivel "crazy taxi"dos simpsons e nunca cheguei a zerar o hit & run por ser cansativo pq ao contrario dos jogoss de filmes muito limitados os jogos dos simpsons ficam muito abertos e exageram e malguns pontos


AMer gostaria de saber sua opinião sobre os jogos da mesma empresa não sei qual Makai kingdom/Phatom Brave/DIsgaea
OS jogos infinitos onde os graficos são ruinzinhos mas o sistema de infinidade compensam e cansam pq nunca alguem consiguirá fazer 100%