quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Crítica do Amer: Spider-Man - Web of Shadows


Fazia um bom tempo que não era lançado um jogo decente do Homem-Aranha.


Spider Man 3 era sofrível e Spider Man: Friend or Foe, apesar da premissa original de podermos controlar uma tonelada de heróis e vilões além do Aranha, não era grande coisa.

Então chega à nossas mãos Web of Shadows, que embora não seja perfeito, pode ser considerado com folga como o melhor game do Amigão da Vizinhança já lançado.

A história é bastante simples, mas é bem melhor que os recentes enredos dos quadrinhos, onde ele vendeu a alma pro Diabo pra salvar a tia May.

Homem-Aranha fazer pacto com o diabo... pelo amor de Deus, o que estavam pensando? Maldito Joe Quesada e suas idiotices de fã bobão! E malditos todos os fãs otários que ficaram reclamando do casamento do Homem-Aranha! Bando de num sei o que, viu!!!

...

Mas enfim, aqui o simbionte do Venom começa a se multiplicar e infecta toda Nova York, fazendo com que todos os habitantes se tornem "mini-Venons" psicóticos, melequentos e em busca de sangue.

E a única coisa que impede que a cidade vá pelos ares e que os simbiontes infectem o resto do mundo de uma vez, é o nosso querido senhor Parker.

O único problema é que logo no começo da história, ele também é infectado pelo simbionte e passa a poder usar o uniforme negro mais uma vez, com todos os benefícios e malefícios que isso traz.


Em termos de jogo, os dois uniformes funcionam de forma muito diferente um do outro. Cada um tem seus próprios combos, com o uniforme clássico dando ênfase à agilidade e o uniforme negro se focando na força bruta.

Um uniforme não funciona melhor que o outro. Cada um é mais adequado ao confronto com determinados inimigos e se você quiser sobreviver aqui, terá de alternar sabiamente o uso entre os dois.

Conforme avança, você pode comprar novos combos e golpes para os dois uniformes, o que os torna ainda mais diferentes um do outro, o que mantém a jogabilidade variada e menos cansativa por mais tempo.

Mas Peter novamente estar em simbiose com o alienígena não se resume a ter nopvos golpes, mas a fazer escolhas que ponham a sua moralidade na balança.

Todo mundo assistiu Homem-Aranha 3 e sabe que o uniforme negro exerce uma influência ruim em Peter, tornando-o mais agressivo e mais interessado em se dar bem do que ser o herói que todos conhecemos. Neste game, isso se traduz em escolhas que podem ser feitas em momentos específicos do jogo.

Por exemplo, logo após confrontar a Gata Negra, a vigilante começa a flertar com nosso herói (lembremos que ela sempre foi apaixonada por ele) e então podemos decidir o que ele fará a seguir: manter-se fiel a Mary Jane ou ceder aos avanços de Felicia Hardy.

Estas escolhas tem diversos efeitos. Dependendo do alinhamento do herói, ele poderá pedir ajuda para personagens específicos, heróis caso esteja no bom caminho e vilões caso esteja se desvirtuando.

Mas mais que isso, essas escolhas moldam o desenrolar do jogo e permitem que o jogador escolha entre a moralidade inabalável do herói, ou à sedução do poder que o uniforme negro traz.

E sinceramente, considerando que a balança moral do Aranha é um dos combustíveis das histórias do personagem, me espanto de terem demorado tanto em lançar um game com esse teor.

Aliás, Web of Shadows é um game estilo sandbox, como GTA IV, Saints Row 2 ou Spider-Man 2. Embora a cidade aqui não seja uma recriação de Nova York tão perfeita quanto a Liberty City de GTA IV, se balançar em teias pela cidade ainda é uma delícia.

De fato, você vai passar a maior parte do tempo se balançando entre os prédios, portanto é bom saber que esta parte é muito bem feita.

Mas diferente de Spider-Man 2, que só permitia que o Aranha se pendurassse em teias caso houvessem prédios por perto, aqui você pode se balanaçr a vontade, mesmo que esteja no Central Park e as teias pareçam estar grudando nas nuvens.

Mas diabos, se eu quisesse realismo, não estaria jogando um game de super-heróis!

... de fato, não estaria jogando nada, taria assistindo ao Jornal Nacional!

Ok, falemos dos astros convidados!


Web of Shadows mostra que Nova York foi sitiada pela S.H.I.E.L.D, para impedir que a infestação de simbiontes se espalhe para o resto do mundo e apesar de tudo, o Aranha não pode cuidar dessa zona sozinho.


Assim sendo, diversos outros heróis e vilões residentes na cidade surgem para ajudar nosso herói... ou estragar seu dia.

Aqui temos a participação especial de Luke Cage, Cavaleiro da Lua, Gata Negra, Viuva Negra, Wolverine, Rei do Crime e uma tonelada de vilões bacanas da galeria de oponentes do Aranha.

A luta com Wolverine é especialmente legal para os fãs de longa data. Nosso amigo James não tem certeza se Parker está no controle ou se ele sucumbiu à imfluência do uniforme negro e durante a luta ele ocasionalmente para pra fazer perguntas específicas ao herói.

Como por exemplo "Quando estávamos em Berlim, nós investigamos o assassinato de quem?"

Diga-se de passagem, isso rolou em uma história com quase vinte anos de idade, o que quase me fez chorar de nostalgia, mas me fez sentir um velho caquético que lê quadrinhos demais.


Nenhum jogo do herói estaria completo seu alguns de seus arqui-inimigos e os produtores foram espertos o bastante em deixar tais confrontos únicos.


Por exemplo, no confronto com o Abutre, nosso herói está a centenas de metros de altura do chão e precisa fazer o melhor uso possível de sua teia para se manter no ar enquanto luta contra o vilão alado.

Contra Electro, é preciso perseguí-lo pelas linhas elétricas da cidade até que ele resolva parar para lutar e contra o Rhino, é preciso montar no grandão e cavalgá-lo para derrubar as paredes do lugar onde a luta acontece.

Estas são apenas algumas da lutas. Em cada uma delas, é preciso realizar objetivos paralelos, como enfrentar capangas do oponente ou como já mencionado... usá-lo para derrubar paredes. Tais acréscimos evitam que as lutas se tornem o típico "bata e fuja" que muitas vezes encontramos em jogos do estilo.

Claro, Web of Shadows não é perfeito.

Um dos maiores problemas aqui é o excesso de missões opcionais repetitivas. Por exemplo, em alguns momentos o jogo vai pedir que você salve dez civis dos locais de conflito da cidade, logo que completar tal objetivo, será mandado para salvar mais vinte e assim por diante. Claro, você pode se ater somente às missões principais e avançar a história com elas, mas caso decida fazer as tarefas opcionais, vai ficar muito entediado.

E outro problema grave é a voz do herói. Esta é a pior voz que já colocaram no Aranha em um game! Inacreditavelmente irritante e sem carisma!!! Tá certo que dá pra se acostumar a ela ao longo do game, mas ainda acho que deveriam ter mantido o ator que dublou o herói em Marvel: Ultimate Alliance.


Spider Man: Web of Shadows é um excelente game de ação.


Não é perfeito e sem dúvida alguma é mais recomendado para fãs do aracnídeo do que para o resto do público, mas em um mundo cheio de games medíocres de heróis, este aqui se destaca com louvor.

E eu garanto que assim que vir a Mary Jane usando uma shotgun logo no começo do jogo, vai apagar todas as lembranças ruins que a versão cinematográfica enjoada dela deixou.

Cheers!!!

11 comentários:

Bruno disse...

Esse jogo tem pra PS2 mas ouvi dizer que é uma diarréia enorme.

Bruno disse...

O que? 2D? Como puderam fazer isso comigo.
E tem uma parte do seu artigo que diz que você pode escolher entra a Mary Jane ou a Gata Negra, você escolheu qual?

Eu escolharia a Gata Negra.

Amer H disse...

Mary Jane, é óbvio! É a mulher dos meus sonhos!

A dos quadrinhos, não a do filme, que isso fique bem claro.

Bruno disse...

Certo, tambem não gostei a que foi apresentada no filme.

Thyago disse...

amer, fique sabendo que DESTRUÍRAM este game na gametrailers, deram até mesmo um 5.5 para ele, somente esculachando e dizendo q o jogo era ruim.
pra vc ter ideia, golden axe ganhou 5.5, e todos sabemos q o golden axe ficou uma bostinha

Bruno disse...

Talvez destruiram a versão do PS2.

Thyago disse...

não, foi justamente a versão dos consoles atuais.
tipo, nao falaram UMA ÚNICA qualidade do game.
se bem q os reviewers da gametrailers são todos tendenciosos e fanboys

Bruno disse...

Amer vc já jogou Duke Nukem: Time to Kill?

Se já, vc sabe o nome da música q abre o jogo.

delttieri disse...

Amer,
Peguei o jogo para 360 depois da sua resenha e não me arrependi.
Na minha opinião é o melhor jogo do Aranha.
E eu não estava dando a mínima atenção por culpa de bombas como Friend or Foe e os jogos dos filmes.
E o visual do Aranha nas CGs ficou muito bom.
Valeu pela dica, e parabéns pelo blog.

Sid - Filler posts are the best! disse...

Eu peguei ele pra PSP e tive uma relação de amor e ódio com ele. A jogabilidade é quase sólida, muito legal de usar os poderes do aranha, mas os inúmeros bugs tiram a graça de jogar após um tempo. Mas é legal ver que a moda de fazer jogos em que os poderes dos personagens são bem explorados tá pegando (vide Force Unleashed). E Ikkitousen de PSP me deixou envergonhado quando eu joguei no cursinho hehehehe.
Como é minha primeira vez comentando aqui, quero dizer que a abordagem do blog me agradou bastante. Não tenta dar uma de purista VINTAGE HARDCORE GAMER ou gordo americano dos gráficos, o balanço ficou perfeitamente genial, lembra muito meu site de jogos predileto (HG101). E esse é o melhor elogio que um blog do assunto pode receber (de mim).

BAH disse...

Só o diálogo entre o Aranha e o Wolverine já foi suficiente para me convencer a procurar o jogo.

Espero que a versão de PSP não me decepcione.