sábado, 4 de outubro de 2008

Crítica do Amer: Persona 3 FES


Persona 3 FES foi lançado pela Atlus, que na minha opinião, poderia fazer uma dupla de luta-livre com a Rockstar como "As Duas Produtoras com as Maiores Bolas do Mercado de Games"!

A Atlus lança basicamente games de terror com temática razoavelmente pesada, ou games que nenhuma outra empresa arriscaria lançar no ocidente, por serem de gêneros um tanto alienígenas para nós ocidentais.

Persona 3 FES é uma mistura de ambos, com terror e temas que podem desagradar algumas pessoas e sendo metade simulador de encontros, estilo muito popular no Japão.

Entendeu o que eu disse? Bolas!


Em Persona 3 FES, você controla um estudante japonês sem nome, que acaba se aliando a um grupo chamado S.E.E.S, composto unicamente de estudantes. Tal grupo monitora as atividades dos Shadows, seres que atacam seres humanos durante a "Dark Hour".


"Dark Hour" é uma hora "escondida" no dia e que ocorre assim que o relógio bate meia-noite. Pessoas comuns não vivenciam este momento e ficam dentro de caixões psíquicos (sério) onde estão protegidas. Mas vez ou outra alguém sai de seu caixão e se torna presa dos Shadows.

E é aí que nossos heróis entram! Eles monitoram e combatem os Shadows para manter os humanos normais seguros!


As etapas de rpg são bem tradicionais. Você guia os personagens através de uma torre gigantesca chamada Tartarus e seu objetivo é chegar ao topo dela antes de uma data determinada.


É possível ver os inimigos no cenário, o que lhe dá a chance de pegá-los de surpresa e ter vantagens no momento dos combates, ou simplesmente evitá-los e procurar a escadaria que o leva até o próximo andar.

As lutas são o padrão dos rpg's japoneses: batalhas por turnos onde se pode escolher entre diversas opções de ação para os personagens.

Atacar, usar itens, fugir da luta ou evocar seu Persona e ferrar com todos os inimigos que estiverem na tela!

Sim, quase me esqueci de mencionar os Personas!


Personas são seres que "representam uma face oculta da psique humana" ou pelo menos é o que Mitsuru, a líder do S.E.E.S nos explica no começo do game. Mas qualquer um com meio cérebro e algum conhecimento dos títulos da Atlus sabe que são os mesmos demônios, anjos e seres folclóricos que a empresa sempre colocou em seus games da franquia Shin Megami Tensei.


Franquia essa do qual Persona 3 FES também faz parte.

Então aqui é possível evocar a ajuda de criaturas como Jack Frost (aquele bonequinho de neve fofinho que eu uso como foto no meu perfil), deuses Nórdicos como Thor e Loki, deuses Gregos como Dionísio e Ares e até mesmo demônios bíblicos como Legião, Belzebú e Lúcifer.

Viu só? Bolas!

Alguns desses monstros podem ser conseguidos após se vencer uma luta, mas a diversão mesmo estáem ir até o Velvet Room, um local especial em outra dimensão e fazer fusões das suas criaturas. Dá pra se passar horas somente fazendo fusões de monstros pra ver que tipos de criaturas vão aparecer.

E aí você diz: "Ok, a parte do rpg eu já entendi, mas e a simulação de encontros?"

Ao longo do game você conhecerá um monte de gente. Desde uma menininha que vive brincando sozinha num templo budista, até um aluno de intercâmbio solitário. Seu grupo só pode combater Shadows a noite, portanto você pode passar o dia fazendo amizade com essas pessoas e fortalecendo seus laços com elas.

"E pra que serve isso?"

Bom, os Personas se dividem em grupos representados por Arcanos de Tarô, o grupo dos demônios bíblicos por exemplo, faz parte do arcano do Diabo. Cada pessoa com quem se faz amizade também representa um dos tais Arcanos e conforme se fortalece a amizade com elas, seus respectivos Personas também se tornam mais fortes.

E mais, chegando ao nível máximo de amizade você ganha um item especial, que lhe permitirá criar o Persona mais poderoso do Arcano em questão.

Cada um dos personagens com quem se faz amizade tem uma história bastante interessante. Tem o amigo de escola do herói que acaba tendo um romance com uma professora, ou um rapaz com uma doença terminal que quer escrever uma história antes de morrerou você pode tentar ter um romance com qualquer uma das meninas do S.E.E.S, mas será preciso ter atributos específicos para isso.

A líder, Mitsuru, só vai se interessar por você caso sua inteligência esteja no máximo e você tire as maiores notas da classe.

...

E é o que eu digo sempre: Só no Japão que um CDF consegue namorar uma ruiva durona de corpo perfeito e que é a garota mais popular da escola!


Antes de encerrar, há duas versões de Persona 3 no mercado: A normal e a turbinada. A que eu acabei de falar é a turbinada e é esta que você quer.


A Atlus tem a mania de lançar o mesmo game mais de uma vez no Japão. Eles colocam um título no mercado, vendem por algum tempo e alguns meses depois lançam uma versão melhorada, com bem mais coisas e a vendem bem mais barato que o normal.

Embora seja algo razoavelmente comum no Japão, no ocidente é muito difícil relançarem uma versão "Plus" de um game, Persona 3 FES foi uma rara exceção. Aproveite a mamata que lhe foi dada e corra atrás desse título!

E em que outro game você pode namorar uma robozinha?

...

Eu sei que você já quis namorar uma robozinha! Todo nerd já quis!

Sim, você é um nerd! Não me pergunte como eu sei, eu apenas... sei!

Cheers!

9 comentários:

Sergio disse...

Atlus é foda porque trouxe Super Robot Wars OG pro ocidente.

Victor disse...

É... eu já quis. Nerd, eu sou!

(Se bem que "robozinha" não é muito preciso quando se trata da Pris!)

Nando disse...

Bacana você ter falado sobre este jogo Amer, Na minha opinião é um dos melhores RPGs disponíveis para PS2, principalmente a edição especial (FES) que entra mais a fundo na história do jogo...

Mas infelizmente tenho a impressão que poucas pessoas jogaram este jogo o que é uma pena pois a história e sub-histórias são ótimas

ps: O Nome do personagem principal é Minato Arisato, mas como todo Shin Megami Tensei você pode dar um nome qualquer para o personagem.

Paulo_HT disse...

nossa! eu comecei a jogar esse jogo a uma semana e ia pedir a sua opiniao sobre ele, pq eu sabia q vc conhecia por causa da foto do Jack Frost no seu perfil.
agora eu entro aqui e vejo esse review xD
vlw

Line Pumpkin disse...

Ótimo jogo, mas precisa de paciência pra conseguir conciliar os estudos, as amizades e as lutas em apenas 2 anos de historia ._.

O melhor do jogo, pra mim, é o sistema de criacão dos personas *_*
Ficava horas soh criando...

Ralei um pouco pra jogar o "The answer" D:

juninho-ad disse...

Esse jogo é simplesmente fabuloso. Poucos RPG's me deram tanto ânimo pra jogar no PS2, confesso que no PS1 eles eram mais animadores como um todo. Mas Persona 3 FES é realmente um puta jogão, animador mesmo, as batalhas são interessantes, as músicas boas demais, o clima do jogo em si é agradável e o fator replay dele me parece bom, afinal de contas nesse momento ainda estou jogando, e realmente admirado com o potencial da história.

gabriel disse...

como eu fasso para namorara Yukari?

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

sim, eu também já quis namorar uma Robô também. aquela menina de Xenosaga, Kos-Mos.

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

estou finalmente jogando esse game após arrumar um tempinho para ele. embora não curta o personagem principal pelo seu visual emo, até que os outros personagens são bacanas. Yuraki, Junpei, Ahirikiko e Mitsusru....ela me faz lembrar da Lightning com seu corte de cabelo e jeitão durona.

enfim, espero zerar esse game.