domingo, 22 de janeiro de 2012

Crítica do Amer: Ultimate Marvel vs. Capcom 3


Uma coisa que passou pela cabeça de muita gente quando Marvel VS Capcom 3 chegou às lojas, foi: “quais personagens será que a Capcom vai lançar para download?”

Digo, o potencial para lançamento de DLC era praticamente infinito, basta olhar o imenso catálogo de personagens que tanto Capcom quanto Marvel possuem. E não é como se a casa do Ryu fosse dispensar a oportunidade de faturar mais alguns dobrões. 

Infelizmente... após um começo promissor (Jill Valentine e Shuma Gorath logo no lançamento? Nada mau!) ficamos a ver navios. Até que em um dia fatídico, a Capcom anunciou Ultimate Marvel VS Capcom 3. 


Não chegou a ser uma surpresa, considerando o quanto a produtora ama reciclar seus próprios títulos, mas sério? Nem um ano depois e já recebemos uma versão requentada do título que esperamos uma década pra receber? 

Ah bem, que vai se fazer? Só nos resta tentar aproveitar o que nos foi dado, correto? Pois então vejamos se vale a pena gastar nosso suado dinheirinho para ver o Hulk e o Haggar trocando tapas mais uma vez. 

AVANTE!!!


A história permanece exatamente a mesma do game anterior: Galactus, sempre determinado a comer planetas, decidiu almoçar o mundo dos heróis Marvel e o dos personagens da Capcom. Isso forçou os heróis e vilões de suas respectivas dimensões a unirem forças e chutarem a bunda uns dos outros, para decidirem quem estaria mais apto a espancar um glutão cósmico.

Bonito.

A única mudança real no enredo são os finais de alguns personagens, que foram alterados para melhor comportarem os novos membros do elenco. Infelizmente, os desfechos que não foram mudados acabaram tornando-se mais curtos, o que foi um passo para trás em minha opinião.

Pode parecer que estou procurando chifre em cavalo (e talvez eu esteja mesmo), mas se é pra lançar uma versão turbinada de um game já existente, a produtora deveria se preocupar apenas em acrescentar novidades e jamais em remover o que já estava de bom tamanho.

Droga, Capcom!


Gráficos e som receberam alguns retoques, mas permanecem praticamente os mesmos. 

O menu principal foi redesenhado, a tela de seleção de personagens idem, enfim, toda a interface do jogo foi redesenhada. Se isso é bom ou não, vai do gosto de cada um. 

No jogo propriamente dito, a única mudança foi das barras de energia, que receberam um novo visual. Não ficaram ruins, mas quem se acostumou com a aparência das mesmas no Marvel VS Capcom 3 original, pode se distrair com elas até se habituar. 

Fora isso, existem alguns cenários novos e os antigos receberam uma nova pintura. Claro as versões originais deles ainda estão disponíveis, então não precisa ficar apreensivo com a mudança caso tenha criado xodó por alguma fase. 

A trilha sonora não sofreu nenhum retoque felizmente e todos os temas musicais antigos voltaram de forma triunfante. Cada personagem novo tem sua própria trilha e a qualidade delas varia entre sensacional (Nova), nostálgico (Phoenix Wright) e “meh” (Nemesis).

Os mesmos atores de antes emprestam suas vozes aos personagens e agora alguns deles regressam com novas falas e provocações. Por exemplo, sempre que se depara com Phoenix Wright, Hulk diz: “Homenzinho não é Fenix! Fênix é uma moça pássaro! Hulk confuso!” Pra quem apreciava os diálogos entre o elenco no título anterior, aqui tem muito mais para encontrar.


A fórmula básica do jogo também não mudou. As batalhas são disputadas por trios de personagens, o jogador tem a sua disposição três botões de ataque com variações de potência (fraco, médio e forte), além de um que arremessa o oponente para o ar, abrindo sua guarda para ataques aéreos. 

Combos bem sucedidos preenchem uma barra de especial, que pode ser usada em ataques devastadores, capazes de virarem rapidamente uma luta. É possível trocar entre os membros de sua equipe a qualquer momento da batalha ou combinar seus poderes em um ataque especial triplo devastador. 

A mudança principal na jogabilidade foram os pequenos ajustes feitos para equilibrar as partidas o máximo possível. Pequenos bugs e escolhas ruins de design que davam uma vantagem enorme a certos lutadores foram consertadas ou removidas, o que traz uma chance de vitória mais igual a todos. 

Claro, os jogadores mais casuais talvez não percebam muitas mudanças, mas os devotados a disputas profissionais (ou os que ficam até altas horas da madrugada jogando Online) perceberão a mais sutil das alterações. 

Fora isso, o maior atrativo são os doze novos personagens, que engordam o número de participantes para 48. Ainda não chega nem perto do absurdo que presenciamos em Marvel VS Capcom 2, mas sem dúvida é um acréscimo notável. 

Não vou discutir a seleção de novos membros, pois gostar deles ou não é uma questão muito pessoal. Tendo em mente que os fãs da série vão se dilacerar a dentadas em discussões sobre quem devia ou não ter entrado neste game, direi apenas que eles possuem um equilíbrio bem legal e trazem boa variação ao jogo. 

Alguns dos recém chegados são fáceis de jogar (Nemesis e Punho de Ferro), outros mais intermediários (Doutor Estranho e Motoqueiro Fantasma) e alguns foram feitos tendo em mente os mais obcecados dentre os jogadores (Vergil e Phoenix Wright). O que importa é que ao menos um deles se adequará ao seu estilo e tornar-se á parte fixa dentre sua equipe. 

Possivelmente. 

Mas o melhor acréscimo encontrado aqui é sem dúvida o modo “Heroes & Heralds”, que não vem direto com o jogo e deve ser adquirido através de um download gratuito. Basta ficar online com Ultimate Marvel VS Capcom 3, que ele será baixado automaticamente. 

Aqui, é preciso escolher entre “heróis” e “arautos”. Os primeiros tem a função de defender a Terra e os segundos devem conquistá-la para Galactus. Não existe nenhuma diferença entre as duas opções, fora estética, uma vez que todos os arautos são revestidos de prata. 

Uma vez selecionado seu lado, é preciso lutar em áreas de um pequeno mapa, até erradicar todos os inimigos nelas presentes. A cada vitória, você receberá um card que lhe confere habilidades extras, como melhor defesa contra ataques especiais, restaurar energia automaticamente ou ter invencibilidade sempre que realiza um “dash” pela tela. Saber quais destes bônus são os mais vantajosos é fundamental, uma vez que os oponentes tornam-se cada vez mais difíceis conforme se avança neste modo. 

Pode não parecer muita coisa, mas Heroes and Heralds  é extremamente divertido e viciante. Não apenas suas habilidades e reflexos são testadas aqui, mas também seu raciocínio estratégico. Quando você tiver terminado com todos os personagens no modo Arcade e já estiver cheio de apanhar online de um guri Mexicano que o chama de “maricón” o tempo todo, sem dúvida passará muitas horas divertidas aqui. 

Algo tão legal... e de graça? É quase como se a Capcom estivesse pedindo desculpas por nos extorquir tanto! 

Seria esta uma boa ação... em um mundo desgastado? 

... 

Nããããããããããão.


No fim das contas, Ultimate Marvel VS Capcom 3 vale a pena? Sinceramente, isso vai de cada comprador.

Caso tenha se apaixonado por Marvel VS Capcom 3 e a idéia de ter doze personagens novos lhe apeteça, então sim, experimente este jogo. Se o título anterior não o agradou de nenhuma forma, então não será este que o fará mudar de opinião. 

E vejamos pelo lado positivo, pelo menos a Capcom teve a decência de nos oferecer uma dose generosa de conteúdo novo. Não é como se eles tivessem unicamente substituído o protagonista e agido como se tivessem lançado um título inédito.

... 

Oh não, eles fizeram isso com Dead Rising 2, não fizeram?

COM MIL DIABOS, CAPCOM!!! 

Cheers!!!

24 comentários:

Pyro Korwin disse...

Sempre tive curiosidade de jogar isso por causa do Motoqueiro Fantasma, mesmo não sendo fã de jogos de luta. Não sendo mesmo.
Mas não tenho console. >:

Amer, também não creio que isso tenha sido uma "desculpas" da Capcom. Pra mim é cara de compania que vende um jogo e pra fazer as pessoas comprarem o original arrancam um conteúdo dele e dizem que só pode ter baixando... corrijam-me se eu estiver errado no raciocínio.

Como diabos o Wright luta?
YouTube me dirá.

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

essa é uma das vantagens de ser pobre...

pelo menos não vou ser um fã fanático que compra jogos requentados. ao invés de lançarem aquele jogo com mais de 50 personagens logo de cara e o anterior apenas tinha 30. o meu irmão já tinha Street Fighter 4 para PC e queria porque sim o Super Street Fighter 4 Ultra-Mega-Gold-Titanic-Outstandind-Fucking Arcade Edition. só para jogar com o Oni e o Evil Ryu...

no fim, ele comprou e nem sequer joga. no máximo põe em training para praticar apenas com o Guile...

se era para jogar com o Guile, Street Fighter 4 já tinha ele. para que teve o esforço de comprar outro jogo??? PELO PICOLÉ DE BATATA DOCE!!

ainda bem que sou pobre, ou ele ia inventar de comprar os RE 5 requentados também.

Andy disse...

Análise curta, porém sincera e bem imparcial.

Eu gostei do primeiro, mas como não caí de amores e acabei delegando minha preferência para outros jogos do gênero, não comprarei esse até que o preço esteja dentro do que pode-se chamar de justo.

Como sou um lobo solitário que mora sozinho e minha conexão com a internet é capenga, penso duas vezes em comprar um jogo de luta, mesmo sendo fã do gênero. =/

DENDEROTTO disse...

Antigamente eu era Fã N°1 da Capcom (e quem não era Fã N°1?), mas hoje em dia eu nem sei mais, só sei que essa Capcom não é a mesma de antes!

Não tenho nem MvsC3 e nem UMvsC3, qual compro?

Scariel disse...

Denderotto
Talvez seja melhor vc comprar logo o UMVC3 pelo conteudo extra e os personagens novos.
E acho que o jogo está mais "balanceado" se é que algum MVC possa ser.

Juninho! disse...

Eu sinceramente, jogo e tudo mas nem de longe eu compraria, a menos que tivesse numa promoção formidável, mas nem tenho PS3 ainda mesmo, apesar de que pretendo e muito ter um dia...

Mas enfim, o lance é que 12 personagens a mais é um excelente número, de SF2 pro SSF2 foram somente 4, e muita gente ficou bem alegre, a Capcom cada vez mais me surpreende, seja com uma coisa boa ou com uma ruim...

E sinceramente, eu to com ligeira expectativa de que Street Fighter vs Tekken vai ser uma merda... aquele modo pandora me incomodou demais.

Ramon disse...

Porra Amer, larga de ser um pau no cu e faz logo o review do KOF XIII, seu gordo preguiçoso.

Amer H. disse...

Compra o jogo pra mim que eu faço, seu palhaço filho da puta.

Rubens Leite disse...

"Compra o jogo pra mim que eu faço, seu palhaço filho da puta."
ashuASHuashUASHua shASUahsuA HU SHuashAUS HKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rubens Leite disse...

sHAUSHaushAUShasuAHSUahsAUSHaushASUhs
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk deixa eu me recuperar...

pronto, agora vamos ao comentário.

Eu compraria, e se saísse outro eu compraria de novo... é tudo uma questão de gosto como disse o Amer. Quando eu ganhei meu primeiro console, o ps1, esse foi o segundo jogo que meu irmão me deu, o que eu poso dizer é: MUITO FODA PRA CARALHO. Marvel vs Capcom é conhecido por causar epilepsia em seu jogadores, tudo que um moleque de 9 nove anos pode querer. E jogar com seus heróis preferidos é simplesmente MUITO BOM.

Rodrigo Korac disse...

Cara... Parabéns pelo blog! Achei muito bom!
Tenho uma pergunta a você e tenho esperança que possa saber e me responder. Na minha infância, jogava Neo Geo em uma locadora e lá tinha um jogo que adorava. Infelizmente não me lembro o nome dele por nada!!! Lembro que ele era de luta, a maioria dos personagens usava espadas.. Um dos personagens era loiro e em seu golpe especial aparecia uma cruz (estilo "as cruzadas"), o penúltimo boss era um cara com longos cabelos pretos, roupa preta e usava uma foice e o ultimo boss era um robô. Uma particularidade dele era a possibilidade de acabar com a luta ainda no primeiro round (ou em qualquer momento dela) usando um golpe especial. Difícil? Espero que não! rs
Queria muito reencontrar esse jogo e ter mais informações sobre ele.
Desde já obrigado e mais uma vez parabéns pelo blog!

Tom Extreme disse...

Otimo Site !
Entra no meu Aew :D

http://mountandbladextreme.blogspot.com/

7331Squall_Leonhart disse...

Provavelmente é Samurai Showdown ou Last Blade, pela sua descrição, Rodrigo... Aliás bonito nome, igual ao meu real...

Ótimo post, como sempre, Amer.

A única cagada fatal que fizeram foi com o Megaman X. Gente (como eu) IMPLORANDO pelo X e eles põem o char mais foda deles como roupa alternativa do Zero...

Transformam o Dante em Emo drogado, matam todos os Megaman, transformam o jogo de terror mais famoso do mundo em shooter genérico.

Eu já disse no fórum deles que nunca mais ia comprar nada original da cRapcom.

CAPCOM = CAPitalist COMpany.

Alecs disse...

Oi Amer, será que algum dia você poderia fazer um Review do Okami pra PS2(tem pro Wii também, mas isso não vem ao caso)?

juubi o primeiro de dez disse...

Amer não é o único cara que revisa games nesse planeta.

Aliás, Amer, ainda não jogou Ocarina of Time? No emulador? Mas nem 5 minutos?

Alecs disse...

Ah é mesmo? Nem notei.¬¬
Só pedi porque gosto do estilo do Amer, e gostaria que ele revisasse esse clássico.

Rodrigo Korac disse...

7331Squall_Leonhart , Infelizmente não é Samurai Showdown ou Last Blade. O Ultimo Boss é um robô e o penúltimo um cara dos cabelos bem lisos, roupa toda preta e usa uma foice, parece demais com a morte...
nunca ninguém conseguiu me falar o nome desse jogo...

Luiz Felipe - GJ disse...

Rodrigo... pela descrição dos últimos bosses parece ser Guilty Gear (o primeirão), mas ele era do PS1.

PedroMS disse...

Amer, voce pretende comprar/jogar o game Saint Seiya Senki/Saint Seiya Sanctuary Battle, quando o mesmo lançar oficialmente no Brasil? ótimo post esse seu!

Rodrigo Korac disse...

Luis,
É esse jogo mesmo cara!
Me lembro de jogar ele no Neo Geo, mas tem tanto tempo que posso estar enganado...
Vlw!!!

rafaed disse...

ei Amer, você poderia fazer um review de Silent Hill (qualquer um)? é que eu acabei de zerar o 2 e queria saber a sua opinião sobre a série :D

7331Squall_Leonhart disse...

Ah tah... se falasse dos chefes eu tinha adivinhado… Sou fã de Guilty Gear...

Tenta jogar o irmão dele, Blazblue. Muito bom.

Amer, tá tudo bem por aí cara?

Tipo, eu sei que vc tem suas coisas pra fazer, mas 3 meses de ausência é demais pra você...

Não esqueceu dos seus Padawans, não, né?

Boa Sorte!!!

Igor disse...

#voltaamer revisa até jogo da polly... mas a gente fica feliz

Gabriel // zGABRIELz disse...

ViperMu – Servidor de Mu Online Season 4 – Há 3 anos online!

Não conhece ainda a qualidade do ViperMu?

Servidor fácil com 3 anos de tradição, sem lag, melhor anti-hack do Brasil e garantia de diversão, amizade e qualidade! Hospedado no Brasil, com ping médio de 20 ms. Esperando o que para se cadastrar? Acesse agora mesmo: www.vipermu.net

»Nome: ViperMu / 24h Online
»Versão: 1.05D+ Season 4
»Experiência: 10.000x
»Média de players On-Line: 700
»Drop: 100%
» BugBless: /zen
»Reset: Acumulativo
»Eventos Online: Castle Siege, ChaosCastle, DevilSquare, Ilusion temple, Crywolf entre outros.
» Eventos todos os dias com premições ( Ítens full ).
»Cadastre-se e ganhe 7 dias de Vip Gold
»A cada char criado você ganha set e armas full iniciantes para ele.
»Sistema de Master Resets valendo Gold's !

Visite também nosso fórum: http://forum.vipermu.net/

Lembrando que nosso fórum sempre traz eventos valendo Cash's e muitos outro beneficios.

Atenciosamente,
lHaDeSl