domingo, 20 de novembro de 2011

Crítica do Amer: Final Fantasy Anniversary Edition


Acho que meu gosto por jogos clássicos é bastante notável. Já escrevi toneladas de artigos sobre títulos de 8 e 16 bits e diabos, pretendo escrever muitos mais ainda.

Mas infelizmente, existem títulos que não resistem ao teste do tempo. Aquilo que era bom há 10 ou 20 anos atrás, as vezes envelhece muito mal, sem contar as idéias fantásticas que nasceram em uma época onde a tecnologia simplesmente não era avançada o suficiente para lhes dar a vida que mereciam.

Desta forma, acredito que diferente do cinema, os games são um meio que se beneficia um bocado dos Remakes. Nada como ver um game querido e antigo, cujas falhas tornaram-se mais notáveis que as qualidades, ser recriado com recursos atuais e atingir a grandeza que lhe era de direito.

É o caso de Final Fantasy. Um bom game para sua época, mas quase injogável para os padrões atuais.

Felizmente, ele foi recriado inúmeras vezes para diversas plataformas. E hoje falarei um pouco da versão que é a minha favorita.


Em Final Fantasy, conhecemos um mundo que é regido por quatro cristais mágicos, que possuem, cada um, o poder de um dos elementos.

Com o passar dos séculos, os cristais perderam seus poderes e tornaram-se meras pedras incolores, sem energia e sem vida. Os ventos tornaram-se perigosos, o mar ficou agressivo, a terra ruiu e o fogo perdeu seu brilho. O mundo estaria em sérios apuros se algo não fosse feito logo.

Eis que surgem quatro destemidos heróis, cada um carregando consigo um dos cristais. Eles são os lendários “Warriors of Light” e tem como missão restaurar estes artefatos a sua antiga glória.

Assim eles avançam em sua missão. Viajam pelo mundo, resolvem problemas em seu caminho, ajudam pessoas e cidades e aos poucos encontram os quatro templos elementais para recuperar a energia dos cristais e trazer de volta o equilíbrio ao mundo.

A história é extremamente simples, sem reviravoltas dramáticas ou narrativas complexas. Os quatro protagonistas sequer possuem histórias pessoais, o jogador os cria eles nunca deixam de ser arquetipos jogáveis.

Por um lado, esta narrativa de conto de fadas pode afastar quem gosta de roteiros complicados com personagens cheios de traumas e inseguranças, mas eu acredito que algo assim é uma lufada de ar fresco no mercado atual de JRPG’s, tão preocupado em entupir seus jogos de conteúdo técnico e desenvolvimento de personagens demasiadamente complicado, que sua essência praticamente se perde.

E existe algo de muito charmoso na simplicidade vigente de Final Fantasy. Mais jogos da atualidade deveriam tentar ser como ele.


Eu sempre acreditei que o PSP é um monstro na hora de reproduzir jogos em 2D. Claro, o console pode fazer visuais em 3D muito bons, mas acredito que é com Pixels que ele excede qualquer expectativa e não consigo entender por que mais produtoras não optaram por seguir esse caminho.

Isso tudo é pra dizer que Final Fantasy Anniversary Edition possui um visual belíssimo, que se assemelha muito a gráficos da geração 16 bits, mas com um nível espetacular de detalhes e em alta definição.

A identidade visual permanece a mesma de mais de vinte anos atrás. Todas as cidades, masmorras e inimigos permanecem nos mesmos lugares, mas muito mais bonitos e vistosos. Mais ainda, os membros de seu grupo são mais uma vez bonequinhos em SD inacreditavelmente fofos e adoráveis, algo que foi tradição na série até Final Fantasy VI.

E os programadores optaram por não consertar o que não estava quebrado. Nos combates os únicos que possuem animação são os heróis, os chefes permanecem belíssimas imagens estáticas, como também era tradição nos jogos da série até a geração 16 bits.

Algo que foi bastante melhorado no entanto, são os efeitos especiais das magias, que tornaram-se bastante bonitas e impressionantes. Holy e Flare nada devem em visual aos poderes vistos em outros títulos da franquia.

A trilha sonora dispensa apresentações. A composição de Nobuo Uematsu é sempre espetacular (e em alguns casos, uma das poucas coisas que se salvam em um jogo) e aqui, ela é representada com perfeição. Final Fantasy Anniversary Edition é um daqueles títulos que pedem por um par de fones de ouvidos, unicamente pela qualidade de sua trilha sonora.

Os efeitos dos ataques normais são simples, possivelmente para evocar uma certa nostalgia pela época do lançamento original de Final Fantasy. Não existe nenhum tipo de dublagem ou narração, mas sinceramente, elas nunca foram necessárias aqui e isso é algo que não mudou.


Como Final Fantasy não possui heróis ou personagens pré-determinados, cabe ao jogador criar seu próprio grupo. Para isso, ele tem de escolher sabiamente entre seis classes de personagens.

O “Warrior” é 50% do poder ofensivo do grupo, ele pode equipar inúmeros tipos de armas e armaduras e normalmente é quem dura mais nas batalhas. Sem um desses, seu grupo não vai aguentar muito.

“White Mages” e “Black Mages” cuidam das magias, respectivamente de cura e ataque. Ambas as classes são fracas fisicamente, mas podem dão apoio muito bom no começo do jogo e se evoluidos corretamente, tornam-se verdadeiras máquinas de matar próximo ao fim.

Os “Red Mages” podem usar parte das magias Brancas e Negras e ataca... quase como um Warrior. Verdade seja dita, ele parece muito útil mas é tão eficiente trazer uma pedra para uma briga de arsenais nucleares.

Finalmente, temos o “Thief” e o “Monk”, que são praticamente variações do Warrior, só que de baixa manutenção. O Thief pode usar equipamentos leves e é ágil, mas possui poder de ataque baixo, já o Monk quase não tem equipamentos a sua disposição, mas pode causar um dano devastador quando desarmados.

Verdade seja dita, equilíbrio não é um dos pontos fortes deste jogo. Um grupo eficiente inclui um Warrior, uma White Mage e um Black Mage, qualquer formação que não inclua estes três quebrará suas pernas monumentalmente.

Da mesma forma, um jogador dedicado, que passe horas ganhando experiência com seu grupo, maximizará seu poder ofensivo muito rapidamente e o jogo inteiro vai virar mel na chupeta. Final Fantasy Anniversary Edition oscila entre desafio equilibrado e moleza absoluta, dependendo unicamente de quanto você gosta de fazer Grinding.

A progressão na aventura é bastante simples. Basicamente você irá até uma cidade, conversará com as pessoas de lá e receberá a missão de resolver os problemas do lugar, que podem ser coisas como resgatar uma princesa ou espantar os piratas que decidiram fazer das instalações locais sua moradia.

Ao cumprir sua tarefa, você será imediatamente recompensado com algo que permitirá o prosseguimento da aventura, seja um barco, canoa, ponte ou qualquer outra coisa do tipo. Eventualmente, você chegará aos templos elementais e terá de derrotar um chefe a fim de restaurar o poder dos Cristais, e assim sucessivamente.

É um estilo extremamente simples e linear de progressão, mas é perfeito para um título de 1987. O avanço é muito instintivo e dificilmente você irá se perder ou não saberá para qual lugar deve ir em seguida.

As batalhas funcionam ao estilo clássico da série. Os inimigos surgem em momentos aleatórios enquanto sua equipe caminhar pelo mapa mundial ou por masmorras, o combate se dá pela escolha de opções em um menu, que também é extremamente fácil de entender e dominar.

Equipamentos podem ser comprados em cidades, e o mesmo acontece com magias. Os feiticeiros de seu grupo tem um espaço limitado para aprenderem novos ataques, então é preciso escolher sabiamente o que adquirir ao chegar em uma nova cidade. O nivel de customização nunca vai além disso diga-se de passagem, mas é bastante apropriado.

Mesmo para os padrões atuais, Final Fantasy permanece um jogo bastante grande. Existem muitos lugares a serem explorados e segredos para se descobrir, as melhores armas e equipamentos estão ocultos em partes perdidas do mapa e Bahamut está em uma caverna, esperando para promover sua equipe e torná-la ainda mais poderosa. Final Fantasy é um título que recompensa bastante aos jogadores que gostam de desviar do caminho principal. 

Aliás, existem Dungeons exclusivas nesta versão, com chefes extras e inimigos mais fortes que o normal,  desafio perfeito para aquele ponto da partida em que você já fez tudo que o jogo principal tinha a oferecer. 

E para o gamer com pouco tempo, existe a possibilidade de salvar a partida para recomeçá-la quando bem entender. Uma funcionalidade básica, mas que nunca se tornou o padrão nos JRPG's. Uma pena.


Parece meio difícil de acreditar, mas houve uma época em que não existiam Cloud, Squall, Vahn ou Lightning e Final Fantasy era um título simples, que trazia jogabilidade e diversão ao invés de desperdiçar gráficos estupendos em mundos imensos que apesar de densamente povoados, conseguem ser incrivelmente vazios.

É um tempo que nunca mais voltará, mas sempre podemos revisitá-lo. Final Fantasy Anniversary Edition é a forma perfeita de fazê-lo.

E seja honesto, você vai nomear o Warrior de seu grupo de “Cloud”, não? Todo mundo faz isso.

Cheers!!!

22 comentários:

lucas disse...

O jogo é bom mesmo. E, mimimi, adoro Red Mages. Sempre foram úteis pra mim, por serem versáteis.

Kabral disse...

Ah, bons tempos que não voltam mais...

Arthur Malaspina disse...

Nem havia ficado sabendo desse remake, ficou muito bonito hein!

john albert disse...

ai amer chegou wwe 12 vai fazer o
review

Hikaruon Dekabase disse...

Grande artigo Hammer, tipo, pretende um dia fazer matéria sobre a saga Metroid (nem que seja os principais incluso Fusion) ?

Ps. Pena não ter PSP :~(

Black Barth disse...

Esse é jogasso! Já joguei todas as versões do FFI, exceto a do WSC e do Iphone... recomendado para fãs de RPG \o/

Nota: Nessa versão da para fazer o time Full Monk, que é apelão demais!

juubi o primeiro de dez disse...

Aliás,Amer, sabe que a Square falou em fazer de FF XV um RPG de ação?

Arthur Malaspina disse...

E aí Amer, viu que vai sair um port de Chrono Trigger pra Iphone? Será que fica boa a jogabilidade?

Fabricio disse...

"seja honesto, você vai nomear o Warrior de seu grupo de “Cloud”, não?"
Na verdade o meu Warrior sempre se chama "Chrono" Hahahhahaha...

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

quantas vezes zerei FF 1 no meu falecido PS1....eu adorava ter o monge/monk no meu time. era muito poderoso quando Bahamut evoluia a classe deles...bons tempos. queria ter essa nova versão

Alessandro disse...

Tenho em JAVA no meu celular. Vale a pena baixar! Alguem tem plano de internet ilimitada para celular? Posso passar o link para o download direto para o celular.

Rubens Leite disse...

Droga Amer queria ser engraçado que nem você. O jogo com certeza deve ser bom, me lembro do quanto eu era babão de Final Fantasy até jogar o XIII. Se esse jogo salvou a Squere da falência ele só pode ser no mínimo ótimo, vou já procurar a rom de super nitendo em português(que vergonha).

Sugestão para review: Chrono Cross.

Erisianus disse...

Amer não gosta de Red Mages também? Que opinião mais água com açúcar.

E o Warrior é a cara do Cecil, só um pouco mais macho. Melhor colocar Cecil ou Vegeta ou Guv no nome.

Carlos disse...

Boa postagem, Amer!

De fato, um ótimo game, me traz lembranças de tempos mais simples, quando eu tinha mais tempo pra... Tudo, e só gastava em jogos... Bons tempos, ótimos tempos...

O jogo é bem divertido, é simples, os comandos são de fácil compreensão pra qualquer um que nunca tenha jogado nenhum jogo do tipo, e tenha acabado de sair de sua caverna agora, além disso é muito bonito.

Outro ponto positivo do jogo, é a opção de salvar qualquer hora, sem ter que correr até um save, e talvez [no meu caso, sempre acontece], morrer no caminho.

Red Mage... Bom, é versátil... Faz tudo, mas não domina nada com perfeição. Nunca gostei dele, meu grupo sempre foi Warrior, Thief, White Mage e Black Mage.

Nunca nomeei um personagem de Cloud, em nenhum jogo... Quando eu era mais novo, aliás, o Warrior se chamava Conan, hoje em dia eu dou um nome qualquer em japonês, com um significado irrelevante, mas que soa legal.

Aliás, Amer... Pretende escrever sobre Skyrim? O jogo está sugando cada vez mais minha alma, e gostaria de saber sua opinião sobre ele.

Marcos Pastrana disse...

Infelizmente a Square ultimamente tem destruido o seu principal titulo.

Quem sabe um dia eles resolvam voltar a fazer jogos um pouco mais parecidos com esses titulos que são tão bons.

Rubens Leite disse...

Pois é Marcos, quando meu irmão comprou o FF XIII pensávamos que iríamos ver algo que nós lembrasse o passado, mas foi só decepção(não porque não lembrou o passado, mas porque o jogo é RUIM MESMO). Mas o pior é que não tem como voltar atrás com a tecnologia que se tem hoje, imaginem como seria Residente Evil 5 com as câmeras estáticas dos três primeiros jogos da série. Não que Residente Evil 5 seja ruim, mas se distanciou do gênero survival horror, pois não da nem um pouco de medo. Me lembro dos sustos que tomava quando o nemesis quebrava as janelas da delegacia, eu tinha que apertar start pra respirar um pouco e me acalmar, sem falar na maldita mansão. Enfim acho que a Square não podia ter feito pior em FF XIII. Só pra deixar pior, já viram o que vem depois, FF XIII-2 OH MY GOD!!!

juubi o primeiro de dez disse...

FF XIII não é exatamente lixo. É fora do padrão. Como Super Mario Sunshine, Sonic Unleashed, Zelda II, Kirby Epic Yarn ou......argh,Bomberman Act Zero.

John disse...

Que tal um mouse Razer especialmente p/ jogos? Mouse Razer a partir de R$ 119,90!
Confira: http://www.forgamers.com.br/

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

E seja honesto, você vai nomear o Warrior de seu grupo de “Cloud”, não?



não mesmo, Hammer.se é para colocar algum nome de algum personagem daquela porcaria chamada FFVII, sou mais o Zack. e ainda sim não colocaria o nome dele. detesto o Cloud e principalmente aquele bichinha filhinho da mamãe do Sephirot.



"É o caso de Final Fantasy. Um bom game para sua época, mas quase injogável para os padrões atuais".


se você está falando do FFXIII(e eu sei que está) pô meu, que exagero. FFXIII dá para jogar de boa, para mim o unico defeito no jogo é que não se pode reviver o líder em batalha, resultando em game over. aí admito, cagaram feio. mas de resto é estupendo ao excelente.

e eu não sou fan boy de final fantasy, se fosse pagaria um pau pela Tifa. que sinceramente, não vejo nada demais nela....

Victor's blog disse...

Po eu jogava esse game no super nintendo, tambem tinha no play1 mas eu gostava muito do meu snes. Bons tempos. Cd arranhado eh uma merda!

REY! disse...

CLOUD?!? jamais! Sempre deixo os nomes , ou MUITO DIFICILMENTE, coloco um inventado. No caso de persona.

Gabriel // zGABRIELz disse...

ViperMu – Servidor de Mu Online Season 4 – Há 3 anos online!

Não conhece ainda a qualidade do ViperMu?

Servidor fácil com 3 anos de tradição, sem lag, melhor anti-hack do Brasil e garantia de diversão, amizade e qualidade! Hospedado no Brasil, com ping médio de 20 ms. Esperando o que para se cadastrar? Acesse agora mesmo: www.vipermu.net

»Nome: ViperMu / 24h Online
»Versão: 1.05D+ Season 4
»Experiência: 10.000x
»Média de players On-Line: 700
»Drop: 100%
» BugBless: /zen
»Reset: Acumulativo
»Eventos Online: Castle Siege, ChaosCastle, DevilSquare, Ilusion temple, Crywolf entre outros.
» Eventos todos os dias com premições ( Ítens full ).
»Cadastre-se e ganhe 7 dias de Vip Gold
»A cada char criado você ganha set e armas full iniciantes para ele.
»Sistema de Master Resets valendo Gold's !

Visite também nosso fórum: http://forum.vipermu.net/

Lembrando que nosso fórum sempre traz eventos valendo Cash's e muitos outro beneficios.

Atenciosamente,
lHaDeSl