terça-feira, 1 de julho de 2008

Regras que os cosplayers jamais deveriam esquecer!


Cosplay é um hobbie muito comum entre o pessoal que curte animação japonesa (doravante recuso-me a chamar de anime) e que conseqüentemente também gosta de games.

O que é cosplay? Bom, imagine fãs que se reunem em eventos dedicados à animação e se vestem como seus personagens favoritos, isso é cosplay, uma forma mais glamourizada de uma festa a fantasia.

Agora, eu não tenho nada contra cosplay, definitivamente. Todo mundo tem o direito de fazer aquilo que quiser e se um camarada se sente a vontade investindo grana e tempo em uma fantasia de seu personagem favorito, tem minha benção!

Se fizer isso por diversão, isto é... mas falo mais disso daqui a pouco.

O negócio é, cosplayers muitas vezes são mal vistos por pessoas que não praticam este hobbie, o que é um pouco injusto. Honestamente, cosplay é uma forma de entretenimento tão válida quanto ir ao cinema, ler um bom livro, jogar videogame, praticar esporte, enfim, não há absolutamente nada de errado com cosplay e muitos dos que julgam de forma radical simplesmente estão sendo intolerantes.

Veja bem, os cosplayers não são inocentes, eles cometem muitas cagadas que ajudam a criar esse preconceito.

Assim sendo, como pessoa que freqüentou eventos de animação japonesa (anime nunca mais) durante anos, que conheceu e conhece vários cosplayers e pode ver de um lugar bastante privilegiado a evolução do hobbie no Brasil, vou enumerar alguns erros comuns que os praticantes do cosplay cometem e que sem dúvida não ajudam sua imagem .

Aliás, a intenção deste artigo não é ofender cosplayers, mas ajudar alguns deles a criar um pouco de juízo. Se você se ofender é porque a carapuça serviu, não me encha o saco, ok?

E vamos nós!



Alguns personagens não servem pra cosplay, não importa o que seus amigos digam.

Se for em um evento, pode ter certeza que vai acabar vendo meia dúzia de pessoas vestidas como personagens que definitivamente não servem para serem transformados em cosplay, simplesmente por serem muito pouco... humanos...

Ok, vejamos o Megaman.

Ele é um menininho robô meio gordinho sem joelhos ou pescoço que tem braços e pernas que parecem grandes luvas e botas almofadadas.

Sinceramente, ele não serve para ser transformado em cosplay! Qualquer imbecil pode lhe dizer isso, o que não impediu o animal da foto de tentar.

Certos personagens são irreais demais para serem transformados em cosplay e não digo isso por sua complexidade, mas sim... por simplesmente serem irreais demais...

Megaman foi um exemplo, mas posso citar Astro Boy, Arale, metade do elenco de Dragon Ball Z e por aí vai.

Sério, tenha um pouco de bom senso e não escute a seus amigos se todos eles disserem que "vai ficar demais depois de pronto", porque não é verdade e sua foto vai acabar em um site (ou blog) servindo de mau exemplo de cosplay, onde dezenas de pessoas que não conhecem o hobbie farão mal juízo e acreditarão que todo cosplayer é tapado.

Precisa saber bem as possíveis repercurssões de se exibir em público antes de fazê-lo, meu jovem!



Se vai mostrar o corpo, tenha certeza de que tem corpo pra mostrar.

Uma coisa que eu detesto ver em eventos são sujeitos com barriga de chop, pelancudos e peludos de sunga, botas e luvas (ou alguma variante dessa combinação) dizendo que estão fazendo cosplay de algum personagem bombado.

Sério.

Pode parecer que estou fazendo uma exigência besta, mas se você quer tirar a camisa em um evento pra interpretar um personagem grande e musculoso, faça um favor a si mesmo e a todos que estarão vendo e trate de malhar para ter um físico adequado.

Na minha opinião, cosplay tem de ser totalmente fiel ao personagem que representa, ou perde totalmente o sentido. Se o sujeito quer fazer cosplay de um camarada musculoso (digamos, o Kenshiro) acho bom ele entrar numa academia seis meses antes do evento e começar a ganhar físico para isso.

Quem sabe não pega gosto pela coisa e sua qualidade de vida melhora no processo?

Sério, não há coisa mais horrenda do que ir em um evento de animação para rever os amigos e acabar trombando com um dos sujeitos semi-nus que alegam estar fazendo cosplay e não tem a mínima noção de quanto estão sendo desagradáveis.

Aí vem um chato e diz: "Ora, você está sendo preconceituoso, pois se for a uma praia vai ver uma tonelada de caras em péssima forma física de sunga e calção de banho."

Esse é justamente o ponto da questão: um evento de animação não é uma praia! Na praia eu espero ver todo tipo de horror e por isso que não mais freqüento tais lugares... mas em um evento... eu não deveria ter de ver as pelancas suadas de um indivíduo que acha que é gostosão.

Digo, fico feliz de saber que o cara se orgulha de seu físico de jogador de pôker, mas eu não devia ser obrigado a vê-lo.

E isso também machuca a comunidade cosplayer, ou você acha que sou o único que tem essa opinião?

O mesmo vale pras meninas! Quem me conhece sabe que não tenho absolutamente nada contra gordinhas, pois seria anti-ético. De fato, vivo brigando com minhas amigas que tem mania de fazer regime... mas se você quer fazer cosplay de uma ultra gostosa, certifique-se de que tem corpo pra isso.

E falo isso pro seu próprio bem, pois já ví muitos caras falando horrores de meninas mais gordinhas que resolveram fazer um ou outro cosplay que mostrava um pouco mais.

Quem quer aparecer em público tem de pagar um preço, estou apenas dizendo qual é.



Homens nunca devem fazer cosplay de mulheres! Jamais!!!

Sempre tem um idiota que resolve se vestir de Sailor Moon ou Sakura ou alguma outra colegial e aparece com pança de chopp, perna peluda e barba por fazer no evento.

E todos dão boas risadas... por dois minutos, quando a piada perde a graça e simplesmente se torna incômoda.

Lembro que há MUITAS luas atrás, a finada (e saudosa, por que não?) revista Animax recebeu uma carta de um indivíduo que perguntava se era ok pra um homem fazer cosplay de mulher, uma vez que muitas mulheres faziam cosplay de personagens homens.

Não sei qual dos editores respondeu à carta, mas demonstrou muita educação ao dizer que "tudo bem, mas desde que o cara não aparecesse de perna peluda no evento".

Na verdade, ele deveria ter respondido: "Você tem merda na cabeça? Seu filho da puta, me dá seu endereço porque eu vou pessoalmente te dar uma surra até o Satanás sair de você!!!"

Honestamente, ver caras vestidos de mulher é muito desagradável. O sujeito que faz pode achar que as pessoas que o vêem estão rindo com ele, quando na verdade estão rindo dele.

De verdade, quando um cara desses passava por mim em um evento, eu e meus amigos apontavamos e diziamos "que otário"!

Aí vem um tonto vestido de Bulma e diz: "Ora, se uma mulher pode fazer cosplay de um personagem masculino, porque um homem não pode fazer cosplay de uma mulher? Você está sendo preconceituoso"

Ok, analise comigo: se eu pegar 100 personagens masculinos de anime, posso afirmar com certeza que pelo menos 50 destes personagens serão andróginos ou terão cara de criança.

O Shun de Andrômeda é totalmente andrógino, a primeira vez que eu o ví, achei que era uma mulher.

O Hiei, apesar de ser valentão, tem cara de criança, algo que o próprio Koenma fala em um episódio.

E Naruto é um garoto de doze anos no início da série, ele É criança.

Claro que uma garota pode interpretar tais personagens de forma muito mais satisfatória que qualquer homem, é uma mera questão de lógica.

Homens por outro lado não podem se passar por mulheres.

A imagem acima prova isso.

E garanto que aparecer em sites ou no programa da Claudete Troiano vestido de Sakura ou de Sailor Netuno prejudica muito a pouca credibilidade que os cosplayers tem.



Originalidade é bom!

Ok, aqui eu posso estar sendo meio parcial, mas coopere comigo, sim?

Uma coisa que eu acho que tira a graça dos cosplay é a mesmice.

Suponha que em um evento tenham 100 cosplayers. Agora, chutando alto, posso dizer que pelo menos 30 desses cosplayers estarão de personagens de Naruto, 20 de One Piece, 10 de um outro manga que esteja na moda e o resto será variado.

Sinceramente, ver uma Nami a cada esquina enche o saco.

A mesma coisa acontecia há dez anos atrás, mas ao invés de Naruto e One Piece, o povo resolvia fazer cosplay de Rurouni Kenshin (Samurai X pra quem não lembra) e Sakura Card Captors.

Raios!!!!!! Que saco!!!

Não estou dizendo que você não deve fazer cosplay do seu personagem favorito, mas não é possível que ele seja o mesmo de outras trinta pessoas!!!!

Ou que você só tenha UM personagem favorito!

Veja o exemplo da foto! Esse grupo fez cosplay de Caverna do Dragão e sinceramente, ficou foda!

Não fui no evento que eles se apresentaram, não vi a interpretação deles e nem sei se eles concorreram, mas diabos, se não ganharam algum prêmio, foi injusto!

Claro, isso é uma opinião totalmente pessoal e eu posso estar errado, mas acredito sinceramente que é uma forma até de apresentar melhor o cosplay para pessoas que não o conheçam.

Sinceramente, se o primeiro cosplay que eu tivesse visto na vida fosse o desse pessoal de Caverna do Dragão, eu teria uma opinião muito melhor a respeito do hobbie.

Ver doze Narutos no entanto, não ajuda a moldar positivamente a opinião de ninguém.



Simplicidade também é bom!

Só porque você gosta do Doutor Octopus, não significa que deva fazer cosplay dele!

Eu sigo a filosofia do "seja simples, não há porque complicar", e acredito que muitos cosplayers deveriam fazer o mesmo.

Aí tem um chato que vem e diz: "Ora Amer, você não entende que um cosplay simples nunca tem chance nos campeonatos de cosplay?"

Ao que eu respondo que as pessoas não deviam fazer cosplay pensando em vencer campeonato e sim pra se divertir.

E a moça da foto poderia competir em um campeonato e ganhar tranquilamente com o cosplay da foto!

Viu? Simplicidade pode ser uma boa escolha e uma boa maneira de variar. Uma blusa branca, uma katana e sangue podem ser tão eficientes e legais quanto... quatro braços mecânicos de titânio.

E aliás, a moça acima é a Yuki, que venceu o WCS... de algum ano... sei lá qual... e estou com muita preguiça de pesquisar agora.

WCS aliás, é a copa do mundo do cosplay. Os melhores de cada país são escolhidos em eventos regionais e os vencedores vão para uma grande final no Japão, onde o WINNER ganha fama, fortuna, iates e mulheres!!!!

Ou pelo menos... conhece o Japão com tudo pago.

Quanto a Yuki: não a conheço, nunca falei com ela, mas seus cosplays são bem legais e você pode vê-los clicando bem aqui!!!

Enfim, simplicidade é bom, mas...



Se optar por fazer um cosplay complexo, pelo amor de Deus, faça direito!!!

Uma vez eu vi um sujeito vestindo um colete de espuma pintado com caneta hidrocor e dizendo que era cosplay de Cavaleiro do Zodiaco.

Ok, vou ser duro agora, se você não tem grana ou tempo pra fazer um cosplay complexo, simplesmente não faça. Como eu disse acima, simplicidade dá ótimos resultados.

Agora, se o camarada quer fazer cosplay de Majin-Buu, Cavaleiro de Ouro de Gêmeos, Barão Ricks ou o raio que o parta, que faça somente quando tiver grana, tempo e paciência para se dedicar totalmente ao negócio e deixá-lo perfeito.

Um cosplay complexo bem feito será elogiado por todos, mas um cosplay complexo tosco... vai acabar virando piada.

E sinceramente, acho que os cosplayers dedicados já escutam piadinhas demais...

Não estou querendo desrespeitar o pessoal durango que faz "cospobre" por falta de opção, mas as vezes, esperar uma época de vacas gordas é uma escolha bem melhor.

Aliás, a moça da imagem acima é minha camaradinha Andressa Lilithy, que conheço há muitas luas e que faz cosplays shows de bola.

Ela faz tutoriais de cosplay e você pode vê-los clicando bem aqui!!!

Seguir os ensinamentos da moça pode ajuda-lo a fazer seu sonhado cosplay de Gundam em tamanho natural.

Ok, essa é uma piada velha e besta e me desculpo por ela, mas é tudo que eu tinha no momento...



Respostas rebuscadas não ajudam à sua causa.

Uma coisa muito errada que vejo vários cosplayers fazendo ao serem entrevistados na televisão é dar respostas incrivelmente complicadas para as perguntas dos repórteres.

Por exemplo, o repórter pergunta pra uma moça: "Por que você faz cosplay?"

Ela responde com: "Bem, cosplay não é uma mera fantasia, mas sim uma forma de viver um pouco do sonho que aquele personagem representa para você! Uma forma de por algumas horas viver em um mundo de fantasia que não é o seu, mas que permite à imaginação voar como tanto desejamos ao ver as histórias de onde estes personagens vieram..."

Ou uma variante disso.

E eu pergunto a alguém que dá uma resposta dessas: QUAL É A PORRA DO SEU PROBLEMA???

Sério, ninguém acha que uma resposta dessas é inteligente, as pessoas acham que é nerd. E do tipo ruim de nerd.

Qual o mal em dizer que é como participar de uma festa a fantasia?

"Cosplay não é festa a fantasia, Amer".

Sim, é sim! Cosplay é festa a fantasia glamourizada! E se você pensa o contrário, está enganando a si mesmo!

Enfim, eu entendo o que é cosplay, pois vivi neste meio por muitos anos. Mas e o repórter que nunca viu um cosplay ou o público que vai ver a matéria no jornal e também nunca sequer ouviu falar?

Será que eles não vão entender melhor e respeitar mais se a coisa for colocada em termos simples, mais próximos da verdade e que sejam de mais fácil digestão?

Quando conheci os cosplays, a impressão que eu tive foi de que eles evocavam às festas a fantasia dos carnavais de antigamente e à tradição do Halloween, o que sem dúvida me fez olhar para o hobbie de forma muito mais positiva.

Mas se eu não o conhecesse e visse uma menina com uma fantasia colorida viajando na batatinha e falando sobre o "sonho" e a "fantasia de viver um sonho" ou qualquer coisa do gênero em um telejornal, acharia que todos que praticam são imbecis.

Ou adoradores do diabo...

Aliás, a moça bonita da foto é a Lindze, cosplayer americana por quem o Amer é platonicamente apaixonado. Só coloquei a foto dela por falta de uma mais adequada para ilustrar o tópico.

E você pode ver uma galeria só dela no site Cosplay.com clicando bem aqui!!!

Ahhhh Lindze... esse cosplay de aluna da Sonserina quase me faz ter vontade de ler Harry Potter de novo...

...

*ARRAM*

Vamos prosseguir!


Faça o favor de deixar seus desejos sexuais cosplayers fora dos eventos!!!

Há uma década aproximadamente, rolou a primeira Animecon.

Foi o primeiro evento decente do tipo no país (pelo menos, que eu presenciei) com bastante tralha pra se comprar, gente pra conhecer e coisas pra se lembrar.

E no último dia, só se comentava sobre o casal que foi flagrado numa das salas vazias dando umazinha de cosplay.

...

Pois é...

Vou ser curto e grosso agora: se seu fetiche sexual é dar a bunda pro Link ou gozar na cara da Angemon, diabos, vá para um motel fazer isso!!!!

Eu nem preciso dizer o quanto é errado se trepar de cosplay em um evento público, faça-me o favor!!! Todos sabem muito bem como esse tipo de coisa queima o filme não apenas dos cosplayers, mas tambem de quem simplesmente curte animação japonesa e acaba indo nestes encontros.

Não vou elaborar mais a este respeito, pois creio que é desnecessário.

Não trepem em eventos, caralho! A última coisa que quero me preocupar quando vou à uma sala vazia num destes lugares, é se estou sentando em um lugar onde um desgraçado deu uma gozada no dia anterior.



O meio do cosplay não é elite cultural porra nenhuma!!!

Muito bem, estamos em 2008, ano em que é celebrado o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

O que é algo muito legal!

Mas já ví alguns cosplayers dizendo que fazem parte do "movimento cultural que homenageia o centenário".

Sinceramente, isso é um absurdo sem tamanho.

Cosplay é praticado por uma fração pequena do público que é fã de animação japonesa. De fato, é uma fração que chama mais atenção que o resto, mas que não é a maioria.

Dizer que meia dúzia de gatos pingados (quando olhamos para os números totais, claro) representam um movimento cultural que celebra um acontecimento histórico... é pura e simples arrogância, é coisa de quem se supervaloriza.

Vou dizer algo que vai doer em algumas pessoas: não é porque os cosplayers são chamados pra aparecer em eventos televisionados que celebram o centenário que isso os torna parte da celebração. Cosplayers são chamados para tais eventos para representar os desenhos japoneses e não o cosplay.

OS DESENHOS JAPONESES SÃO PARTE DA CELEBRAÇÃO CULTURAL E NÃO O COSPLAY!!!

"Mas o cosplay existe por causa do desenho, Amer!"

Sim, é um sub-produto de uma coisa maior que por sua vez é um produto cultural genuíno.

Desculpem a honestidade, mas cosplay é um efeito colateral da popularidade das animações Japonesas.

Tá certo que algumas pessoas vão aproveitar essa súbita popularidade por parte das comemorações pra se sentirem a última bolacha do pacote, mas isso vai durar só até o fim deste ano, ou nem isso. Mesmo assim, estas pessoas então vão se vangloriar por muitos anos vindouros de que foram parte pivotal das celebrações.

Gente assim é mais cheia de ar quente que balão de festa junina! Sinceramente, não valem bosta de pelicano!

E todos os que acabam esnobados por esta assim chamada "elite", bom, não se sintam mal. Eles não são bons o bastante nem pra lamber a bosta da sola dos sapatos de vocês.

...

Quando vocês pisarem em bosta, isso é.

E pra finalizar...



Fazer intriga no meio dos cosplay é coisa de virgem de quarenta anos!!!

Já conversei com dezenas de pessoas que fazem cosplay e não importa o teor da discussão, uma hora sempre acabamos conversando sobre o mesmo assunto: rola muita intriga no meio cosplayer.

Fulano perdeu na competição porque os juízes foderam com ele!

Fulana tá namorando um dos membros do grupinho de maior influência, por isso ganhou a competição.

Siclana queria ser apresentadora do evento e queimou o filme de outra menina pra conseguir.

Beltrano deu calote em fulano em relação ao prêmio do vitorioso.

Beltrana subiu no palco e atacou indiretamente uma cosplayer de quem ela não gosta.

E a lista vai...

... e vai...

... e vai.

Sinceramente, nos bastidores dos eventos de cosplay rola mais intriga que em episódio de Arquivo X!

Uma coisa que os cosplayers precisam se tocar é: eles são uma minoria absoluta!

Cosplayers são vistos de forma jocosa pela grande população, por fãs de quadrinhos, por fãs de cinema, por outros fãs de animação japonesa... diabos, pouca gente de fora do meio os vê com bons olhos.

É o velho adágio de "temer aquilo que é diferente" e os cosplayers por excelência são diferentes.

Pra mim isso não é um problema, mas parece ser para a maioria das pessoas e se quer saber minha opinião, cosplayers já tem inimigos demais fora de seu território pra se darem ao luxo de criar intriga dentro dele.

Sinceramente, cosplayers são pessoas que se fantasiam de personagens de animação japonesa e videogames. Imaginar que há criaturas deste meio que criam intriga, por qualquer que seja o motivo, é incrivelmente ridículo.

De verdade.

Pense a respeito deste último parágrafo e vai ver o absurdo que é este tipo de coisa.

Diabos, as palavras "intriga" e "cosplay" nunca deveriam ser usadas numa mesma frase.

E querem saber? Foi esse tipo de merda que matou a Frota Estelar Brasil.

Será que prever um mesmo fim para o meio da animação japonesa é fantasiar muito?

Só pra encerrar, uma das minhas filosofias de vida é: "Faça aquilo que tem vontade e foda-se o que os outros pensam" e eu mantenho isso quando estou falando de um indivíduo. Quando você faz parte de um grupo ou de uma pequena comunidade, é preciso pensar muito no que se está fazendo, pois suas atitudes vão ter reflexos sobre seu grupo.

E muitos cosplayers simplesmente não enxergam isso.

Enfim, deixo aqui minha mensagem. Espero não ter ofendido ninguém com minha brutal honestidade.

Mas se ofendi também, que se foda! MEU BLOG, MINHAS REGRAS! SE NÃO GOSTA, CLIQUE EM "VOLTAR" E VÁ PRA PUTA QUE O PARIU!!!!

E por nenhum motivo em especial, vou terminar este artigo com uma foto de um cosplay do Starscream!!!



O mês temático de Transformers acabou, mas ainda podemos sentir os efeitos de sua passagem.

Cheers!!!

71 comentários:

Unknown disse...

Como fã de animação japonesa desde que me entendo por gente, digo que esse artigo é de UTILIDADE PÚBLICA por denunciar as lambanças que os coplayers babacas fazem e que denigrem a imagem de quem gosta de desenhos, videogames e afins... Sério, Amer, vc é mais corrosivo que ácido sulfúrico, mas vc sabe o quanto eu ADORO esse seu senso de humor brutal, e ri HORRORES lendo isso aqui! Machista, cruel, boca-suja, hilário e inteligente: DEIXE DE SER ASSIM E EU TE MATO!! E vc não vai gostar dos meus métdos pra fazer isso... u.u*

Bom, amei o artigo e amo o blog! Continue assim!

Beijos! ;*

Amer H. disse...

Thanks a bunch, Nickie!

Sabe que sua opinião é importante paca pro Amer!

Fabio Kasecker disse...

http://www.youtube.com/watch?v=UgbYZgFepAA

O que dizer de um cosplay desses? ^^

Falando sério. Texto show de bola, cara.

Amer H. disse...

Um cara desses merece um prêmio!

Muito mais do que certos cosplayers metidos a intelectuais que vivem só pra aparecer nesses eventos!

Anônimo disse...

"Se você é menina e faz cosplay somente pra mostrar o corpo, você é uma vadia".

Yeah baby! E eu comeria uma nerd só porque está vestida de Sailor Moon.

Amer H. disse...

Ok... eu não quis reforçar este tipo de comportamento, que fique bem claro!

Unknown disse...

Mais um artigo foda.

Anônimo disse...

Oi Ammer.
Muito engraçado essas fotos.......
apesar de não conhecer bem cosplayer (é muito pra minha cabeça), aqui no trabalho tem uma menina q faz. já veio até trabalhar com "orelhinha".
Ela me disse que a maioria dos cosplayers amadores em geral são mal-feitos mesmos, e esses bem-feitos (quase sempre japoneses)são "patrocinados" pelas empresas q detém os direitos do personagem, por isso só escolhem modelos com corpos perfeitos e as fantasias são feitas com materiais de qualidade, por isso fica perfeito.
E se uma criança fizesse o cosplay do megaman talvez ficasse legal.(ao menos na teoria).
Vlw!

Smile Time disse...

Muito bom o artigo, como sempre Amer.
Minha pior experiência com cosplya foi ver um cara vestido de alguma mina japonesa ai, com orelhinhas de coelho e tudo. E o fiadamae tinha barba.

Ah sim, eu ja joguei uma campanha de rpg como o Dinobot!

Allan Arauto disse...

Concordo com tudo que vc disse.
Isso me traz lembranças dos Kodamas aki de brasólia...
Quanto a megaman:
Teve uma vez que um cara veio vestido de Zero do Megaman X (acho eu) e ficou massa tanto é que ganhou premio.
Q
uanto a mostrar o corpo:
Bicho, sou negro e gordo, logo acho que nunca poderei fazer qualquer cosplay ao nao ser o sr. Popo de DBZ.

Costosas:
Realmente, aconteceu dee uma menina feia e magrela (sempeito e bunda) me veio ao evento de sutiã, um shortinho curto, cinta-liga, meia calça e um vestidinho de croche ultra transparente. pois é, ela queria se perfazer para os nerds e quando alguem ia tirar foto dela, aparecia uma amiga escrota dela e falava que ninguem ia tirar foto. Que porra é essa?

Crossplayers:
Terror! uma vez vi um moreninho vestido de sailor moon com direito a peruca, vestido e tudo e ainda tinha bigodinho kkkkkkkkk... trevas...

Desejos Sexuais:
Me desculpe, mas com essa Mai da foto eu faria em qualquer lugar mesmo, até em evento.

Abração

Amer H. disse...

Tou meio surpreso de ver qe o pessoal que comentou até agora me apoiou na maior parte dos casos.

Tava esperando ouvir coisas horrendas sendo proferidas contra minha querida mãezinha!

Como a Lilica costumava dizer: Quem diria?

RF Victor disse...

Eu já vi um cara vestido de Sakura do Street Fighter, na TV, levando-se a sério, "atuando" e até afinando a voz para proferir coisas como "Vou vencer você, Ryu! Ia! Ia! Ia!"

. . .

E Mega Man sempre vai ser o melhor exemplo de incompatibilidade entre realidades, ahahhaaha X^D

Amer H. disse...

Amén, irmão.

Unknown disse...

Tá afim de ouvir reclamação do seu post?

Publica o link lá no fórum do Çangue Baum...

heh

Marcelo Hazuki disse...

Fala Amer, seu post ficou muito bom. Quando eu comprava várias revistas de videogames, uma vez vi uma reportagem sobre cosplayers. Bem, em uma das fotos tava um cara vestido de Iori Yagami e tava muito foda a fantasia. O cara também era perfeito para o personagem. Uma certa vez cheguei a cortar o cabelo tipo "corte asa-delta", porque achava o Kim Kaphwan maneiro. E se eu encontrasse uma gata japonesa vestidade de Mai, igual a da foto, eu logo perguntaria:"Vamos fazer um hentai da Fatal Fury? Agora, tem personagem que não são feitos para serem cosplayer! Porra esses caras não entendem isso? Façam coisas mais simples e diretas, como por exemplo, comprar uma jaqueta marrom, uma camisa branca, calça jeans e tênnis branco e sair como Ryo Hazuki de Shenmue. E esse papo de pensar como o cara que ele tá fantasiando é muita baitolagem.
E pra finalizar, até a cara de viado do Starscream ficou igual hahahahahahaha.
Cheers!!!

Amer H. disse...

Viado não, transformista!

Aliás, é uma menina debaixo da roupa de Starscream!

Que coisa, não?

Unknown disse...

na primeira série, muitos anos atras, eu fiz uma especie de cosplay de Ash, de pokemon ( eu era bem novo)
la no meu colégio.

tipo que eu improvisei em tudo, menos o boné, que era igual ao dele. e ficou bem legal.

e gostei do seu post. tem muito cosplayer metidinho a intelectual que irrita mesmo, falando coisas tipo " ah um dia vocês vão entender"

"essa sociedade, são todos iguais"

não fode.

Krause disse...

beleza Ammer?
eu sei que não importa, mas leva mais que 6 meses pra conseguir massa muscular suficiente para parecer com qualquer personagem "bombado"((quem usa bomba)eu não gosto desse termo)
os cara que vão representar personagens musculosos deveriam ir malhar pelo menos 5 anos antes, para ficar parecido,

ah sim eh verdade que quem eh de fora tem um certo preconceito(eu)

na verdade eu via quem ia nesses eventos uns nerds sem noçao,geralmente os nerds da minha sala que piravam errado com isso, e eu me imaginava tacando tijolos neles heheh, mas esse artigo mudou meu ponto de vista, sério mesmo ;)

tambem gosto de animação japonesa

(espero que não interpretem de forma errado meus ultimos paragrafos)

Amer H. disse...

Mas malhando sério, em seis meses já dá pra ficar com um físico melhor.

Bom o suficiente pra não ir no evento desfilando pelancas.

Não precisa virar um Conan, só deixar de ser desagradável aos olhos, é o que eu digo.

Kyoto Cosplays disse...

Parabéns pelo post Amer!

"Muito mais do que certos cosplayers metidos a intelectuais que vivem só pra aparecer nesses eventos!"

Concordo em gênero número e grau!!

bjsss~^

Krause disse...

oia eu aqui de volta, em Amer, eu não sei se vc sabia mas vai estrear ano que vem um filme sobre o dragon ball

e pelo jeito o cara que vai fazer o goku não parece nem um pokinho com ele, acho que daria um bom artigo, se vc quizer saber mais tem o link do orkut de uma comunidade, ou eh so digitar no google, ;) falowww

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=29851590

Unknown disse...

Cara, seu blog é simplesmente demais, Amer. E concordo plenamente com tudo o que você disse sobre cosplayers. Depois, tendo que ver o lado "podre" dos eventos, as "intrigas" acontecendo entre amigos "disputando" prêmios... Isso me desmotivou a incorpoar o M. Bison (ou Vega, na versão japonesa) de Street Fighter. Seria meu primeiro cosplay, isto é, se não considerar o "Genome Soldier" do primeiro Videogames Live que teve aqui em São Paulo. Bom saber que existe vida nerd e CONSCIENTE do mundo ao seu redor \o/

Ah sim, só pra constar, aqui é o Gil ^^d

Amer H. disse...

Thanks Gil! Bom te ver aqui!

E eu tou sabendo desse filme de Dragon Ball.

Venhamos e convenhamos, seria impossível fazer um filme igual a série animada.

Enfim, falei a respeito no fotolog já, dá uma olhada que você acha.

Nanda disse...

Olá!

Estava procurando uma imagem do Mum-Rá no Google, caí no teu blog, e já li booooa parte de tudo!

Adorei o blog! E te linkei!

Quanto ao post, já tive minha fase de ir nesses eventos, e realmente.. certos cosplays fazem você ter vergonha alheia pela pessoa...
Tá realmente bom o post!

Se cuida ae!

Amer H. disse...

Thanks a bunch, dear!

Agradeci mais adequadamente no seu blog!

E sim... cosplayers são mestres em causar vergonha alheia em algumas ocasiões... o que se vai fazer?

Esperar que os resposáveis criem juízo é querer demais...

Nanda disse...

Opa!

Obrigada pela visita, pelos comentários e pelo link!

E, cá entre nós, eu também acho que meu professor deveria ser estuprado por um urso! hahahahha!!
Mas ainda tenho 1 semestre com o infeliz!

Abraço!!

Unknown disse...

so nao entendi pq nao anime XD
mas gostei do artigo
isso devia ser lei

Amer H. disse...

Eu... tenho meus motivos...

E falar "animação japonesa" ao invés de "anime" faz a coisa soar mais adulta, profissional, cultural.

Concorda?

David disse...

Mais um artigo-utilidade pública.
Tem tanto cosplayer babaca por aí...nem preciso ir muito longe.Um dos meus melhores amigos tem uma colega que faz cosplay e se acha o máximo!não vou nem perder meu tempo enumerando os (fortes e convincentes)motivos para ela não se achar tanto.Pelo menos se ela se vistisse de Starscream não daria para ver a cara dela e nem ....deixa pra lá.
Amer, tava pensando em vários personagens que ficariam difíceis de reproduzir:
1º:Megaman= nem falo nada, é unanimidade.
2º:personagens de dragonball=imagina alguém se fantasiando de Vegita e sua careca-topetuda?e o Kurilin e o seu não-nariz?
3º:personagens de Hokuto no Ken= os carinha tem que malhar uns...2anos 5horas/dia pra tentar mostrar qualquer semelhança.
Eu não faria cosplay(apesar de ter uma época que eu tava andando de calça jeans surrada,camiseta branca e tenis igual ao yusuke urameshi!)mas não tenho nada contra.As pessoas se expressam da forma que bem entendem, respeitando ao próximo é claro.Reforço minha teoria depois de ver nesse post seu vários bons exemplos de cosplay muito bem feitos.Aquela Yuki de Seshomaru então tá nota 10.
p.s.:acabei de lembrar que os cosplayers MAIS perfeitos que eu vi foi naquele episódio de Dragonbal Z, na fase do Buu, que ia ter um torneio e o Mister Satã mostra como "ele derrotou" o Cell e mostra uns carinhas fantasiados de Goku e companhia.Espero que lembro pois quase me mijei de tanto rir na época.
abraços

Unknown disse...

Mais um artigo-utilidade pública.
Tem tanto cosplayer babaca por aí...nem preciso ir muito longe.Um dos meus melhores amigos tem uma colega que faz cosplay e se acha o máximo!não vou nem perder meu tempo enumerando os (fortes e convincentes)motivos para ela não se achar tanto.Pelo menos se ela se vistisse de Starscream não daria para ver a cara dela e nem ....deixa pra lá.
Amer, tava pensando em vários personagens que ficariam difíceis de reproduzir:
1º:Megaman= nem falo nada, é unanimidade.
2º:personagens de dragonball=imagina alguém se fantasiando de Vegita e sua careca-topetuda?e o Kurilin e o seu não-nariz?
3º:personagens de Hokuto no Ken= os carinha tem que malhar uns...2anos 5horas/dia pra tentar mostrar qualquer semelhança.
Eu não faria cosplay(apesar de ter uma época que eu tava andando de calça jeans surrada,camiseta branca e tenis igual ao yusuke urameshi!)mas não tenho nada contra.As pessoas se expressam da forma que bem entendem, respeitando ao próximo é claro.Reforço minha teoria depois de ver nesse post seu vários bons exemplos de cosplay muito bem feitos.Aquela Yuki de Seshomaru então tá nota 10.
p.s.:acabei de lembrar que os cosplayers MAIS perfeitos que eu vi foi naquele episódio de Dragonbal Z, na fase do Buu, que ia ter um torneio e os organizadores do torneio mostram como Mister satã "derrotou" o Cell e mostra uns carinhas fantasiados de Goku e companhia.Espero que lembro pois quase me mijei de tanto rir na época.
abraços

Priih xD disse...

Apoiadooo \o
em basicamente tdu q vc disse xD
tem pessoas q não tem msm a minima noção u.u
e nós é que temos q ficar vendo aquelas coisas feias =X urgg dah nojo

eu adoro fazer cosplay
mas como vc disse se eh pra fazer tem q fazer direito o mais parecido possivel com o personagem ^^

ah adorei o blog =D
vim parar aqui procurando fotos de cosplay de sailor moon xD
mtu aleatório oO

Chocolate ao Leite disse...

Cara, muito bom o que vc escreveu!
Nunca fiz um cosplay, mas adoro os animes e jogos japoneses e tenho muita vontade de participar de eventos caracterizada (qq dia desses eu ainda tento).
Vlw pelas dicas e pode deixar que eu não vou parecer uma nerd abestada e idiota... hehehehehehehe
abração

Cheila disse...

Acho que levas isto demasiado a serio.
Cosplay é pro pessoal se divertir!
Não vejo mal nenhum em alguém fazer cosplay do seu personagem favorito, mesmo que seja um personagem que não fique muito bem em cosplay.
Também não vejo mal em pessoas gordinhas ou feinhas fazerem cosplays que não tapam o corpo todo. Provavelmente também és feio e não tens culpa disso :P
Também não vejo mal em rapazes fazerem cosplay de raparigas, até acho divertido!
Também não percebo qual é o problema em fazer uma roupa complexa e não ficar muito bom.
Pessoas como tu é que dão mau ambiente aos eventos.
Cresce e aprende a divertir-te :P Dizer mal dos outros é feio.

Amer H. disse...

Luna, tudo que eu fiz aqui foi dissertar sobre coisas que me incomodam e (veja você) incomodam muita gente que eu conheço que também frequenta evento de anime.

Ou melhor, frequentava, pois esse tipo de bobeira que eu descrevi aqui fez com que nos afastássemos de tal ambiente.

Agora, talvez você não se incomode de ver um gordo peludo e suado vestindo uma sunga e rebolando no palco, mas EU ME INCOMODO e como tal, tenho direito de reclamar a respeito.

E aliás, você tem todo direito de discordar de mim, mas uma vez que você me mandou "crescer" deduzo que você é uma cosplayer e tomou como ofensa pessoal o que eu escreví.

Se for, não quis ofender você ou nenhum amigo seu em particular, mas sim pessoas que tem hábitos desagradáveis quando faz cosplay.

E não venha me dizer que NENHUM COSPLAYER TEM HÁBITOS DESAGRADÁVEIS, pois se pensa assim, é você quem precisa crescer.

É isso, cheers!

Andrey Filippe disse...

E ae Amer
Primeiramente parabéns pelo post e tb pela, como vc mesmo diz "brutal sinceridade", aprecio muito isso as pessoas, ainda que seja "corrosivo"
Enfim, estava procurando fotos de cosplays de Ragnarok e acabei vindo parar aqui
Concordo com vc quando fala sobre a putaria da parte das garotas que vão só pra se exibir para os nerds, ou pior, quando são feias
perante à sociedade comum, (que só sabe pregar padrões) e acabam achando refúgio para sua beleza aos olhos dos nerds, no entanto,
descordo muito (ainda assim entendo seu ponto de vista) quando vc trata COSPLAY com tamanha seriedade, poxa,
se o cara acha engraçado fazer cosplay de personagem feminino, deixe o dito cujo ser feliz, ou se ele acha que está abafando fazendo
seu cosplay de He-Man, tb é algo que cabe à apenas ele decidir
Mas como disse entendo seu ponto de vista, vc está há anos nissoe vê a coisa com mais seriedade do que apenas meras pessoas
procurando entretenimento, é como se vc fosse o fornecedor e nós os consumidores, sua intenção é oferecer qualidade
Encerrando, mesmo pq acho que já falei bastante, estou muito interessado em fazer cosplay de Mestre-Ferreiro do RPG Online
Ragnarok, e realmente me perdoe, mas faço isso pq me identifico com o personagem Ferreiro e acho que um anime evento seria uma
oportunidade ideal para colocar em prática esse desejo de interpretá-lo
Me despeço por aqui e obrigado pelo link das dicas sobre como fazer cosplay, acredito que me ajudará bastante em meu futuro
cosplay, e acredite, será o melhor cosplay de mestre-ferreiro já feito, com direito à carrinho, machado de verdade e tudo mais

Forte Abraço


Obs.: À respeito sobre o tempo necessário sobre ganho de massa, é bem verdade que varia de biotipo para biotipo, mas imprecisamente
falando, acredito que 1 ano de treino levado à sério já é o suficiente para vc exibir porte musculoso, pelo menos comigo e
com alguns amigos da academia foi esse o tempo necessário
Fui

Amer H. disse...

Riscam, eu novamente digo: não tenho ABSOLUTAMENTE NADA contra cosplay.

Fiz um artigo elogiando cosplays legais inclusive(procure no mês de Outubro).

Meu problema é com aqueles cosplayers que se acham mais do que são ou que incomodam as pessoas.

Você parece alguém que vai fazer cosplay pra se divertir e não pra esnobar os outros, então tem minha eterna benção.

Minha cisma é com aquela já mencionada corja que se acha melhor que os outros por ser cosplayer.

Só isso.

E sim, criar corpão varia de pessoa pra pessoa.

Quando eu malhava, em seis semanas já tava com um puta ombrão... mas a preguiça falou mais alto e é por isso que não sou um sósia do Arnold hoje...

Fazer o quê?

Boa sorte com seu cosplay, man!

Unknown disse...

poxa meu irmao q ideias bobas e infantis vc tem heim? vc acha q esses comportamento de homem se vestindo de mulher denigrem a imagem do cosplay? acho q esse nao eh o ponto,cosplay foi feito para diversao a ideia principal eh de se vestir igual ao personagem por puro prazer,agora isso nao da direito de julgar o q q eh se vestir errado e o q q eh se vestir certo,se nao gostou te respeito mas guarde isso para vc e pare de importunar essas pessoas q soh querem se divertir...

Amer H disse...

Honestamente amigo, tenho todo o direito de falar o que quiser.

O blog é meu!

Se eu estivesse entrando em fóruns e enchendo o saco dos outros, aí sim eu estaria errado. Mas este é o MEU espaço para que eu diga o que raios me der na telha.

Se não gostou, você não precisa ficar aqui. Eu sempre digo que tem um botão de "voltar" alí em cima no browser e vocês podem fazer uso dele.

De fato, não sei porque não fazem.

str4nho disse...

eu nem lembro o que estava procurando.. mas acabei achando esse teu blog e fiquei com a vontade de dar uma lida no texto acabei lendo, concordei com algumas coisas e discordei de outras, mas as coisas são assim e ainda bem que existem as diferenças de pensamento.
As únicas coisas que discordei foi justamente essa visão muito rígida sobre as pessoas que fazem cosplay, mas isso é até bom para que as pessoas melhorem cada vez mais fazendo com que a festa cosplayer fique mais bonita.

Quanto a questão de intrigas nesse mundo cosplayer, eu acho que isso é normal em qualquer lugar, eu sou de Belém e vou para os eventos daqui desde 2005, é pouco tempo mas conheço pessoas que nem vão mais para eventos por causa de rixa que existe entre os cosplayers.. pelo menos a discriminação de alguns..
gostei do blog, acho que passarei algumas vezes por aqui para dar uma lida =)

um abraço...

PS: sou organizador de evento por aqui, vou colocar na comunidade do meu grupo xD
Utilidade Publica (UP)
flw

xdd disse...

Olá Amer, eu sou cosplayer de Belém, não sou dos melhores mas não faço bobagens e concordei em quase tudo com você, mas como o Str4nho ai em cima - lider do Grupo Animazon, que promove o evento Animazon no Takai o qual eu não perco - não curto essa visão rígida para com os cosplyers, todos começam errando - vide meu primeiro cosplay de Aburame Shino, sim do Naruto pois todos começam pelo que está na moda(http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATYAAACV3E-pSrDme1U7AAbuRc7VUp-kTbqpmKwVUAypGBTF0rv1_lupag5J1mqJsxCLkfrC2ZSiMMIZX9FWcR5j_ZwuAJtU9VBzGkqnCLv6F2Rd82t1B08yMC-Xlg.jpg). Contudo, gostei do seu artigo e vou acompanhar seu blog de agora em diante.

P.S.: O Str4nho realmente postou o link lá, vide eu estar aqui.

Andrey disse...

Deveriam colocar isso fixo em todos os fóruns de cosplay, como Martinho Lutero fez com suas teses contra-reformistas na época da Reforma Ortodoxa. Sério mesmo.

Deixando esse papo besta de lado, eu gostaria de te cumprimentar pelo post, ainda que com um atraso tão brutal assim. Eu posso até achar impossível que os assholes vão desaparecer depois desse manifesto, afinal a boçalidade humana, em muitos casos, é como se fosse um objeto irremovível pra uma força irresistível.

Agora, o "faça aquilo que tem vontade e foda-se o que os outros pensam", de alguma forma, meio que contradiz alguns de seus pontos. Tudo bem que é preciso bom-senso, mas eu já tinha planejado fazer crossplay antes de você querer me proibir (afinal eu sou homem, genética e sexualmente), e não é esse post que vai me impedir, por mais genial e cheio de fundamento que seja (até porque eu tomaria o cuidado de depilar o corpo todo, tentar fazer algo aceitável, se não der pra ficar bonito, e tal).

Bom, sinto muito pela enrolação, mas eu sou assim mesmo - tenho tendência a tergiversar sobre qualquer coisa que eu fale.

[]'s

Amer H. disse...

Seu comentário é muito bem vindo, camarada.

Agora veja você, quando eu digo "faça o que tiver vontade e foda-se o resto" não cai exatamente em contradição com o texto.

O artigo exprime a MINHA opinião do que eu acho que seria bom que os cosplayers seguissem. Você não precisa concordar comigo e de fato deve fazer o que achar melhor.

Eu não curto "Cross-Player." Acho uma merda.

Mas não foi minha opinião que o impediu de mandar ver naquilo que quer fazer.

O ponto é, só acho que os cosplayers tem de ter um pouco mais de noção como grupo. As merdas que um deles faça vão recair sobre toda a comunidade cosplayer.

Só isso.

Fico feliz de ver que a maioria dos que leram meu artigo se tocaram disso.

Abraço.

jaca na chaca disse...

Conselho pra geral: vamos fazer mais sexo e parar com essa maricagem!

E, porra, as mulheres nos mangas são geralmente muito insinuantes (muitas vezes umas vadias mesmo!).Antigamente um homem achava isso uma beleza.

sinal dos tempos...

Unknown disse...

Oi, meu nome é Linicker, sou do ES vi o seu blog^^
Axo realmente importantealgm reparar nas "cagadas" feitas em eventos para que elas n voltem a acontece...no entando, apesar d concorda com algumas coisas q disse, discordo d outras.
realmente alguns personagens saum um tanto dificeis d se fazer cosplay, oq n signifik q n se deve fazer, eh importante xim q o seu tipo fisiko se pareça com o da personagem, mas o fato d algm gostar do HE-MAN n implika q ele deva gostar d academias e nem d malhar. Cosplayer fazem parte da cultura japonesa XIM uma vez q a definição d cultura eh qlq movimento de um luga especifiko praticado por uma parte da população dakele local. Td bem q tanto os cosplayers qt anime n farão parte da cultura japonesa daki a alguns anos por tomarem td o mundo, mas ateh la saum elementos culturais japoneses. Personagens femininas saum ousadas e, se uma pessoa ker fazer um cosplay d qualidade, ainda q seja a pessoa mais timida do mundo, para fazer o cosplay da May *KOF* por exemplo, ela tem q deixar a timidez d lado e se tornar insinuante alem do q, n vjo problema algum em uma garota fazer cosplay para mostra o próprio corpo, uma vez q garotos tiram a camisa em qlq lugar pelo msm motivo. Realmente eh desagradavel encontra algm se pegando em uma sala qlq de um evento, mas relevemos uma vez em q, com uma massa d praticanetes adolescentes, saum poucos os q conseguem se segurar qnd veem uma oportunidade de fazerem sexo *ainda axim n deve ser feito em locais publicos^^*. E por fim, utilizando a sua parte mais contraditoria: "Ao que eu respondo que as pessoas não deviam fazer cosplay pensando em vencer campeonato e sim pra se divertir."; se realmente pensa na diverção, deveria eskecer um monte d criticas q fez ja q...qm tem coragem d sair na rua com uma fantasia, n liga mtu pra oq otras pessoas falam, portanto n vaum deixar d fazer seus personagens soh por serem dificeis, surreais demais, ou n terem a forma humana *eu ainda farei cosplay de poring *.* *
Leve esse comentario como uma critica construtiva em q eu tento convence-lo das minhas opiniões^^, espero q o aceite.
Qm sabe produza um texto sobre o msm assunto e consiga me convencer, neste ano de 2009

Ferio Siqueira disse...

Achei que ia ler um monte de besteira quando me passaram o link, mas tive uma surpresa muito agradável.

Esse é um dos textos mais inteligentes que já li sobre o assunto vindo de uma pessoa que não é cosplayer. Parabéns cara. Posso não concordar 100% com tudo o que você escreveu, mas valeu a pena a leitura.

Oalim disse...

12 narutos vira kage bushi

sux plx

Jao disse...

muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom

Elisa e Vanessa disse...

Owww... Acho que você conseguiu... Quase, foi por pouco, mas quase você tirou completamente minha vontade de fazer qualquer cosplay na vida
hehe... =P

Esse humor ácido corroe mesmo, eu nunca fiz cosplay, conheço e tudo mais e apoio quem faz, pra mim é tudo diversão mesmo, mas só de pensar na quantidade de pessoas com pensamentos feroses iguais os seus eu daria até um prêmio pro cara gordinho numa roupa de He Man...

Você tem razão, há muita gente que faz isso só pra aparecer, garotas seminuas nos eventos e tudo mais, isso por que tem uma outra dúzia de caras aplaudindo do outro lado, fala sério.

Se o problema fosse só os cosplayers estaria tudo resolvido, não acha?

bye
(atrasada mas tudo bem^^)

Unknown disse...

Olá!
Realmente fiquei muito surpresa com o post, de certa forma não varia do que eu pensava.
Você exatamente como eu que a animaçao é um produto, fazer cosplay de certa forma não é tão diferente de usar uma fantasia.
Outra coisa que você não ressaltou e que eu considero importante e que mancha um pouco a imagem dos cosplayers, é que eles não restringem seus visuais "super elaborados" apenas aos eventos...
a sociedade em geral, ainda desconhece o movimento, fenômeno ou como você prefira chamar que é o dos cosplays, com certeza uma senhora se sentiria desconfortável de sentar-se ao lado de uma menina vestida de Haruhi em sua verão coelhinha... afinal o que não se compreende acha-se estranho e discrimina-se. É assim que funciona. Fazer escandalo no meio da rua (exemplo daqui) vestido de Naruto enquanto brinca de fazer jutsus também, creio que eu, que coisas assim sujam demais a imagem dos cosplayers.
E a sociedade já não acha que nos comportamos de forma normal... aqui (cidade pequena) chamaram a convenção de otakus que teve de convenção de idiotas...
aaaaaaaaa é esse o tipo de coisas que me deixam desconfortável...
E REALMENTE! SEMPRE TEM MAIS DE 5 GAROTAS SEMI-NUAS NOS EVENTOS AS VEZES SEQUER É UM COSPLAY OU SEXY LOLITA, MAS AINDA ASSIM POR QUE PRECISAM IR QUASE NUAS E AINDA FICAR SE AGARRANDO COM OS GAROTOS QUE APARECEM? ¬-¬'''''
FICO MUITO BRAVA!

A e sobre a androgenis dos personagens é que na verdade um homem e uma mulher japoneses não são em geral muito diferentes, só olha pra 99,5% dos cantores de visual key... u-u'parecem demais com mulheres o-o'''por isso não seria mais comum pra eles representarem essa androgenia?
=D é só adorei seu posicionamento ^^

Meltickar disse...

cara pra mim vc eh um emo viadinho do caraio!!!seu blog seus coments tudo seu...enfia no seu rabo!!!
vc fala demais e naum eh bosta nenhuma!!!
c a pessoa faz cosplayer fudido o problema eh dela! vc naum pode julgar ninguem seu emo fdp!
kkkkkkkkkkkkkkkk
e olha q nem curto essas porras!!!
mas oq eh certo eh certo!

Amer H disse...

E você está me julgando pelo que eu falei.

Irônico, não?

Unknown disse...

Muito bom e de utilidade pública até!
Mostrei pra varias pessoas e muitos amigos até desistiram da idéia de cosplays (deveras grotescos) de Zangief ,Blanka e Megaman!xD

Soda Gardner disse...

Hey Amer!
Você não me conhece mas eu to sempre lendo seus artigos(pregiça de comentar véio)e esse foi um dos melhores,eu tava vendo os artigos de 2008 que eu perdi,
aproveitando o meu tempo livre,tirando as tarefas(ainda tenho 12 anus...qer dizer isso eu so tenho um,mas de anOs é 12)kra teve um artigo qe vc flou qe ess daqui é o artigo qe mais foi visto(ou um delis,eu não lembro direito o qe vc disse)e que mais trouxe xingos a vc.Mas nem teve tanto assin,ñ exagera.o cuzão foi ess Jonas aí,mor sem noção entra no blog dos outros,xinga um monte,esses bostas só fazem issu prah apareceh.E vc nem ligo,eu sei que pra kras assin a gente nem deve ligar,mas se ñ toma attitude,vai vim um monti de neguinho nos seus artigos ti zuando.É simples,apenas fl como vc fl nos artigos,fale coisas calmas,pacíficas como:
Enfia o dedu nu cu e sai rodando,tomara que um urso venha te estuprar cum o pinto cheio de mel para q depois abelhas piquem o seu rabo.E alias vc ñ é emo,é só um pouco nerd,certo?

Well,Keep your good work and don't rape Robots Girls for there! XP

Unknown disse...

Olha... bom saber que tem alguém q concorda comigo sobre tais 'atrocidades' do mundo cosplay. E sério, nem sabia que tinha tanta intriga assim... O_o
Esse ano farei meu primeiro cosplay, e, claro, não cometeria nenhuma dessas gafes por já ter o mínimo de bom senso, coisa que todo cosplayer deveria ter ^^
Ainda bem que alguém teve a coragem de dizer isso, já nao aguentava mais certas 'visões' em eventos XD

Lucas Sena disse...

Excelente post Amer, como sempre.

Aí o Jonas, enfia o seu dedo bem no meio do seu cu, seu otário!

Primeiro aprenda a escrever direito e pare de se comportar como uma menininha de 5 anos birrenta.

Pelo que parece, além de analfabeto você também não sabe o que emo signfica, uma vez que usa como xingamento e não tem o mínimo de senso crítico para debater como alguém de verdade.

Na real cara, se não gostou clique em ''voltar'' ali em cima, ninguém ta te obrigando a ler nada.

Bicho, vira homem e para com essa viadagem de trollagem.

Izybaish disse...

oque tu tem a ver com isso?, regra pra cosplay?, vai te fude manolo

tatsumaki disse...

kra...li todo o post! até as babaquices e comentários absolutamente inúteis. Não sabia que o assunto cosplay gerava tanto pano pra mangá! mas concordo com vc. cosplay é assim: não é porque vc "pode" que vc "deve" fazer! é uma coisa que não é pra qualquer um. nem pra todo mundo ver e nem pra todo mundo fazer. CRUEL, BRUTAL mas sincero. Bom mesmo foi vc ter aberto o olho da molecada inciante pra gente que ver aquele show de horrores nos eventos. Alguem ae lembra daquelas meninas de toalha num AF da vida?

tatsumaki disse...

kra...li todo o post! até as babaquices e comentários absolutamente inúteis. Não sabia que o assunto cosplay gerava tanto pano pra mangá! mas concordo com vc. cosplay é assim: não é porque vc "pode" que vc "deve" fazer! é uma coisa que não é pra qualquer um. nem pra todo mundo ver e nem pra todo mundo fazer. CRUEL, BRUTAL mas sincero. Bom mesmo foi vc ter aberto o olho da molecada inciante pra gente que ver aquele show de horrores nos eventos. Alguem ae lembra daquelas meninas de toalha num AF da vida?

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

é realmente homem não deveria fazer Cosplay de mulher...se bem quem faz isso é de zuação, mesmo que riam dele pelas costas. olha eu não entendo nada desse assunto, no máximo vou a feiras japonesas da minha cidade e vejo uns poucos cosplays por lá.

para falar a verdade, me incomoda um pouco a ir nesses eventos, mas com um Nerd e é de graça,m tenho que ir. sei-la, sempre imagino que um monstro com tentáculos vai aparecer....

porque o Japão faz coisas abomináveis desse tipo? e os japas se perguntam porque eles tem dificuldades de achar namorada se curtir uma coisa dessas...e aposto que um ou dois doentes curtem isso...

enfim, belo texto Amer.

Leandro"ODST Belmont Kingsglaive" Alves the devil summoner disse...

é realmente homem não deveria fazer Cosplay de mulher...se bem quem faz isso é de zuação, mesmo que riam dele pelas costas. olha eu não entendo nada desse assunto, no máximo vou a feiras japonesas da minha cidade e vejo uns poucos cosplays por lá.

para falar a verdade, me incomoda um pouco a ir nesses eventos, mas com um Nerd e é de graça,m tenho que ir. sei-la, sempre imagino que um monstro com tentáculos vai aparecer....

porque o Japão faz coisas abomináveis desse tipo? e os japas se perguntam porque eles tem dificuldades de achar namorada se curtir uma coisa dessas...e aposto que um ou dois doentes curtem isso...

enfim, belo texto Amer.

different world disse...

vai tomar no seu cú seu lixo bloqueia ai que é só o que seu tipo saber fazer! mais você só fala bosta
viadinho de merda

Davi Vogel Zimmer disse...

Cosplay de Megaman e Arele dão certo. Mas APENAS EM CRIANÇAS

Davi Vogel Zimmer disse...

Um grande problema para os cosplayers gordinhos é o fato de que quase não tem personagens gordos legais nos animes! Ok, temos: Ganjuu do Bleach(que nao pode ter uma pança, mas sim gordura mais distribuida), Chouji do Naruto, Glutony do FUllmetal Alchemist(que é bizarro), o gordinho do HIgh School of Dead, o E.Honda(que não usa camisa e tem uma roupa feia :S) e o Neville do Harry Potter.
Acho que o Neville é um dos poucos personagens gordinhos não babacas. Eu fiz cosplay de Neville e ficou bem massa.

Domi dos Reis disse...

Amei o artigo! Eu já fui em um evento no qual havia um cara todo peludo vestido de Kitana! Pesadelos Eternos!

Um cara qualquer disse...

Cara, concordo com praticamente tudo que você disse, só não parabenizo por achar narcisismo elogiar apenas porque temos opinião parecida :P

Agora sobre denegrir a imagem da comunidade, acho meio bobeira. A comunidade paga suas contas? Acredito que não na maioria dos casos.

Eu não faço cosplay, mas, como alguém que curte j-rpgs e animes, acho meio engraçado alguém que 2 ou 5 anos atrás seria minoria (se ainda não for) reclamar de outra minoria. Mas, entendo sua revolta.

Como um evento organizado (acho que faltou diferenciar isso), eles deveriam cuidar melhor da imagem. Agora, como indivíduos, dane-se se são maioria ou não, amiguinhos não pagam as contas.

Misaki Yuki disse...

se vc for homem e quiser fazer cosplay da mikasa do anime shingeki no kyojin msm q vc seja identico a ela tanto no corpo e no rosto vc pode fazer?

Lillian disse...

gabriel victor, Claro que pode!!

Não concordo com tudo que foi dito.

É Claro que as meninas [principalmente as orientais] fazem cosplays masculinos lindos, algumas são bem androginas, e os meninos de anime/mangá [bishounens] são em sua maioria bem "delicados" agora os orientais não são como os ocidentais, as difenrenças de sexo são menores [aprencia]... Nonomy é um garoto que faz cosplays femininos! É muito lindo! Japonês. Aqui ele:[google]

http://image.worldcosplay.net/uploads/26483/14f387e988f6a5d2b990f6eeed2c71eb86126c8a-740.jpg

Anônimo disse...

Amer, quanto à garotas vadias fazendo cosplay pra exibir seu corpo pros machos de plantão, você tem razão, em dizer que evento de animes não é lugar pra esse tipo de gente. Vulgariza e acaba estragando o real propósito dos eventos. Me dásco ver essas filhinhas da puta que mal conhecem o personagem vesti-los para que os marmanjos passem a mão. Adorei seu blog cara, cê é foda!

Unknown disse...

Sei que muito aqui não vão concordar, mas assim que vi o titulo já achei uma merda e ao ler me surpreendi com o nível que a população consegue chegar.
Sei que muitos levam os Cosplays a sério e tornam isso como seu trabalho, mas todos eles começaram do início e aposto que no mínimo um deles não teve tanto apoio ou dinheiro como gostaria para fazer um cosplay descente no início, mostrei esse texto para várias amigas e amigos e a maioria pensou em desistir de fazer um cosplay. Antes de mais nada, isso era pra ser algo divertido, legal, algo para tornar a mente mais criativa e podermos viver alguns momentos em um mundo nosso, um mundo em que gostaríamos de estar. Respeito que não goste de cosplays, mas os que chamam de ridículo são uns babacas, são essas pessoas que concerteza tratam crianças como adultos, são essas pessoas que não permitem que tenhamos criatividade, que vivemos presos nesse mundo cheio de problemas e estresse.
Lendo esse texto e todos os comentários apoiando, só vejo um monte de babacas querendo por regras onde não precisa ter, a sociedade só decai cm esse tipo de pensamente que devemos por regras e determinar padrões para tudo e se alguém não seguir ele não é considerado um "cosplay".
Onde moro, os cosplays mais fracos, ou que tiveram que improvisar do melhor jeito possível pra poder ter o gostinho de viver no mundo de fantasias é chamado, muitas vezes cruelmente, de cospobre, mas ainda é considerado um cosplay e nunca eu nunca vi alguém ser criticado por fazer um cosplay nem tão fiel ao personagem tanto real quanto fictício. E essa historia de não fazer cosplays que não sejam próximos a humanos, por favor né, já vi muitos cosplays muito bons por ai e não eram nem um pouco humanos. Estamos no século XXI, acho que você poderia se atualizar e abrir sua mente assim como os outros que tem grana suficiente para fazer um super cosplay e criticam os que não tem e mesmo assim tentam.
O mundo esta cheio de pessoas idiotas e ignorantes, pfv não sejam mais uma.

Camila disse...

Concordo plenamente com a Eduarda.
artigo preconceituoso e opressor.
ridículo.

juh disse...

Eduarda falou tudo.
Que ridículo, o motivo principal é se divertir, se não for assim, pra que fazer?
Gordo ou magro, alto ou baixo, foda se. Alguns pontos eu concordo, mas é um ou outro,pq a maioria é extremamente preconceituosa e intolerante.