sábado, 18 de agosto de 2007

Gaoranger vs Super Sentai: Celebrando 25 anos de roupas colantes!!!


Uma pequena aula de história pra quem não conhece muito sobre sentai: Todo ano no Japão, é lançada uma série de Super-Sentai, ou seja, heróis usando trajes multi coloridos que combatem as forças do mal e todos os anos esses seriados são adaptados para se tornarem Power Rangers aqui no ocidente.


Enquanto Power Rangers é considerado uma coisa ridícula por aqui, os Super Sentai são considerados...menos ridículos lá no Japão, onde seus atores acabam tendo a chance de seguirem para caminhos mais prolíficos, como novelas e cinema, diferente dos Power Rangers que nunca mais atuam em nada após o fim de suas respectivas séries.

Em 2002, foi lançado um longa metragem para comemorar os 25 anos de séries sentai, que foi batizado de Gaoranger vs Super Sentai, embora em momento algum os Gaoranger cheguem a lutar com os outros Sentai, mas enfim, vamos ao filme:

Ele começa com uma pequena narração explicando que diversos invasores espaciais já tentaram conquistar a Terra, mas que os heróis das cinco cores sempre lutaram contra eles, um fato que se repete anualmente desde os idos dos anos 70.

Tal narração me faz sentir certa pena do Japão, pois não só o país tem de lidar com o ataque de monstros gigantes numa base semanal, mas precisa também aguentar invasores espaciais todo ano.

Presenciamos os Gaoranger em um dia típico, descendo o cacete em alguns soldados genéricos, e reconheço que a legenda da foto pegou muito mal ... mas posso lhe assegurar que o Vermelho está batendo no soldado e nada mais.

Por sinal, Gaoranger foi transformado em "Power Rangers - Força Animal" aqui no ocidente, caso esteja ponderando a respeito.

O jogo vira quando os vilões ressucitam um ultra monstro do mal de dentro da terra. Ele os deixa mais fortes e fora Gao Red e Gao White, tira a coragem dos heróis que começam a levar um cacete federal.


Os Rangers fogem, e Gao White vai atrás deles para tentar ajuda-los a recuperar a coragem.
Enquanto isso, Gao Red...

... é aprisionado em um mundo de ilusões pelo Super Monstro, onde ele é esfaqueado e espancado por homens de negócios apressados enquanto leva tombos de forma totalmente ridícula.


Gao White (que é a menina do grupo, aliás) encontra os outros Gaorangers em frente a um templo budista se acovardando. Enquanto a menina dá um pito neles, um misterioso monge budista surge do nada.

Por nenhum motivo aparente, ele tira uma rosa vermelha de seu robe e explica que para ela crescer forte, precisa do azul da água que a regará, do amarelo do sol que a iluminará, do preto da noite que velará por seu crescimento e pelo branco das mãos que cuidarão dela.

Sacou?

Sério! Sacou?

O velho monge desocupado fez uma referência as cores dos uniformes dos Gaorangers e de como o vermelho precisa deles, e não sei se ele sabia quais as cores que os Gaoranger usavam ou se ele chutou, mas que bom que acertou todas. Seria muito chato ele se referir ao verde do adubo usado na flor uma vez que não tem ninguém com essa cor no time.

Nós sacamos, mas Gao White que é burra feito o Gyodai não, e o monge explica sobre os heróis das cinco cores que vem defendendo o mundo (entenda-se, Japão) há muito tempo.

Temos então nossa primeira montagem com cenas das séries anteriores de Sentai.

Fiz questão de mostrar a cena com os Changeman!

Os Gaoranger não ficam motivados pelo discurso do monge e resolvem deixar o trabalho de salvar o mundo para esses outros heróis e é então que seus celulares mágicos (a obrigatória quinquilharia de transformação) resolvem fugir deles.

A expressão abobada de Gao Yellow na foto acima mostra que celulares fujões são algo incomum até mesmo no Japão.

Gao Red continua preso no mundo de ilusão enquanto isso e agora, além de tomar estiletadas de homens de negócios e estudantes universitários, ele está levando pipoco da polícia japonesa.

E eis aqui algo que nunca veremos em Power Rangers: Armas de fogo de verdade sendo usadas!

Gao Red percebe que são ilusões e monstros que já foram derrotados por ele e seus amigos e fica sem saber o que fazer, mas daqui a pouco a coisa muda.

Enquanto isso no mundo real, os celulares fujões dos Gaoranger os levam até quatro pessoas aleatórias, mas como estamos no Japão, todos são ex-membros de equipes de Super Sentai.

Gao White encontra Mega Pink, da série Mega Ranger (Power Rangers no Espaço por aqui), a bonitinha da foto acima.

Gao Blue encontra um guardinha hipertenso que na verdade era Go Yellow de Go-Go Five (que virou Power Rangers: O Resgate)

Gao Yellow foi levado até um tiozão que rezava em algumas lápides.

De repente um dos vilões apareceu e num ato de extrema cuzãozisse pisou em um dos túmulos e aloprou o cara que estava rezando...

... que prontamente se transformou em Red Falcon (de Liveman, que nunca passou aqui, nem virou Power Rangers) e bateu em todo mundo.

Deve ser foda morar no Japão, onde não se pode aloprar alguem sem que a pessoa se transforme e bata em você.

Por fim, Gao Black vai parar numa floresta, onde é cercado por soldados genéricos, mas antes de tomar a surra de sua vida, um homem enorme o salva: É Ginga Blue de Ginga Man (que virou Power Rangers na Galáxia Perdida).

E sendo que estamos no Japão, o gigante da foto deve ter por volta de 1,68.

Enquanto isso, Gao Red continua preso no mundo de ilusões...

...mas parece estar tudo bem por lá.

De fato, tão bem que eu nem vou me preocupar em mostrar novamente as cenas de Gao Red. Basta saber que ele derrota todos os inimigos de lá enquanto declara repetidamente o valor da amizade.

Em Tokyo, Mega Pink força Gao White a trocar de roupa umas quatro vezes seguidas e explica que este é um dos atributos das heroínas de sentai.

Somos presenteados com uma montagem que mostra que de fato, todas as heroínas dessas séries tem o hábito de se disfarçar.

Novamente fiz questão de mostrar a cena que tinha alguem de Changeman, com Mai vestida de colegial e prestes a causar uma concussão em um Soldado Hidler.

Aos poucos Gao White recupera sua confiança, mas não perde a cara de sonsa em momento algum do filme.

Gao Black pede para Ginga Blue lhe ensinar a ser forte novamente, mas o humilde gigante lhe diz que existem outros guerreiros muito mais fortes que ele.

A seguir...temos mais uma montagem:

Desta vez com os grandalhões de 1,68 e demais fortões que permearam todos os grupos de sentai ao longo da história.

As equipes multicoloridas sempre tem um herói que é tradicionalmente o bombado da equipe. Como Changeman não tinha ninguem do gênero, escolhi uma imagem de Green Flash para ilustrar a seqüência. Quando não se tem Changeman, a segunda melhor opção é sempre Flashman.

Gao Black ainda não acredita em si, mas ao salvar uma flor de ser esmagada pelo peso colossal de 49 quilos de Ginga Blue, ele recupera sua força.

Gao Blue está sendo treinado pelo guardinha irritado para voltar a dominar técnicas de luta, mas como ele é um bosta, Go Yellow acaba ficando um passo mais próximo de uma úlcera.

Go Yellow explica que o segredo de sua escola de artes marciais é o leite, que ao estilo do espinafre com Popeye, aumenta consideravelmente sua força física. Em seguida temos uma cena que ilustra isso, mas que é tão absurdamente ridícula que prefiro nem falar dela.

Após revelar os poderes milagrosos do suco de vaca, Go Yellow resolve explicar que os heróis de Sentai sempre usaram técnicas fantásticas para vencer seus inimigos e a essa altura todos já sabemos o que vem pela frente...

MONTAGEM:



Isso mesmo! Change Fogo !!!

Gao Blue entende a mensagem, bebe leite direto na caixa e recupera sua habilidade!

Enquanto isso, Gao Yellow e Red Falcon treinam o melhor que podem com suas espadas de plástico que misteriosamente fazem barulho de metal quando acertam uma a outra, Falcon vence e dá um sermão em Yellow.

Após um pequeno flashback, onde podemos ver que em sua juventude Falcon tinha um topete de fazer inveja a Kuwabara, ele segue a linha dos outros heróis convidados do filme e declara que

"Existem guerreiros melhores do que eu", invocando assim mais uma montagem:

Mas essa já começa de forma diferente, mostrando cenas do fantástico duelo final entre Change Dragon e o Pirata Espacial Buba, em um dos últimos episódios da série.

Quem assistiu sabe...

E após isso tudo, Gao Yellow recupera seu domínio sobre o uso de sabres de plástico.

Gao White e Mega Pink continuam fugindo dos vilões, até que em um dado momento acabam cercadas em um cais. Mas graças as leis da conveniência universal (ou ao fato do Japão ser um paí muito pequeno) elas são salvas pelo misterioso monge desocupado e poético que apareceu no começo do filme e que estava casualmente passeando pelo local.

O velhote então remove suas vestes religiosas e mostra que na verdade era Banda Sokichi!!!

E Mega Pink e Gao White fazem a mesma cara de "Hã?" que você, querido leitor deve estar fazendo agora.

Banda Sokichi era o líder do segundo sentai criado, JAKQ de 1977, o que explica porque ele continua brincando de herói de roupa colante mesmo com mais de quarenta anos.

Ele salva as meninas e todos fogem, o que leva os vilões a se reagruparem e usarem Gao Red de isca para atrair os outros Gaoranger.

Aqui uma outra coisa que nunca veremos em Power Rangers: Uma cruxificação.

Como o Japão não é um país majoritariamente cristão, não é ofensivo por lá se usar este método para se aprisionar os heróis, tanto que em muitas séries de live action heróis derrotados acabam tendo este destino. De cabeça me lembro de Ultra Seven e Ultraman Mebius, mas tenho certeza de ter visto outros heróis de sentai e live action ficarem "pregados".

Sacou?

Cruz! Pregados! HA, I MADE ANOTHER FUNNY!

Bom, os Gaoranger vem, salvam Gao Red e se unem a seus novos amigos para enfrentar o mal!

Aqui, ângulo da esquerda...

...e agora da direita.

Todo mundo se transforma!!!


Os astros convidados recebem alguns monstros pra enfrentar e prontamente os reduzem a explosões dramáticas...


... e os Gaoranger fatiam o super monstro, fazendo com que ele também exploda dramaticamente...

...e logicamente fique gigante logo em seguida.


Mas este não seria um longa comemorativo se a participação dos heróis anteriores se resumisse a bater em alguns monstros de tamanho normal, não senhor.


De alguma forma, Big One (a identidade transformada de Banda Sokichi) chama todos os robôs
de todas as séries sentai de TODOS os tempos, e essa avalanche de veículos poderosos e plastificados mete chumbo grosso no super monstrão que mais uma vez explode dramaticamente.

Mas isso não é o bastante para destruí-lo, ele se reintegra em tamanho normal e diz que nada que façam será capaz de vence-lo, e é quando os Gaoranger começam a titubear.

Antes que resolvam fugir como pederastas chocolatantes novamente, Red Falcon resolve mostrar a eles todos os líderes vermelhos de todos os esquadrões sentai da história.


Só pelo ângulo da direita aqui, e como ele reuniu essa gente toda tão rápido eu nunca vou saber, mas tenho certeza de uma coisa: É muito vermelho!!!


HA!!! Consegui pegar o Change Dragon e o Red Flash no mesmo frame!!! Minha vida está completa!

Cada um dos heróis se apresenta e faz sua pose de líder, o que estimula os Gaoranger a usarem seu poder máximo uma última vez, invocando uma bolota de energia!



Bolota essa que incorporou o poder de todos os líderes vermelhos presentes, mas pelo qual só os Gaoranger receberam crédito na hora de dar nome ao golpe.

Gao Red mata a bolota de bicicleta e por sua vez, a bolota mata super monstro de uma vez por todas.


Novamente o mundo (Japão) está a salvo!


Os outros heróis somem sem se despedir e os Gaoranger voltam para sua base onde contam sua aventura para a princesa/sacerdotisa/líder/japonesa genérica que está lá, que logicamente não acredita neles.

Na última cena, Gao White prende uma rosa vermelha a lapela do casaco de Gao Red, em um ato simbólico que todos no planeta...menos Red, entendem.

Fim!

E somos em seguida presenteados com uma musiquinha bonitinha que encaixa o nome de todos os seriados de Super Sentai na sua letra.

Nota do Amer: 8.0 (Seria 9.5 se tivessem chamado Change Dragon ao invés de Red Falcon)

Minhas considerações.

Gaoranger vs Super Sentai não é um filme para todo mundo, de fato, não é um filme para a maioria das pessoas. Eu o recomendo apenas a aqueles que cresceram assistindo seriados de heróis japoneses na Rede Manchete durante os anos 80 pois esse filme é uma injeção de nostalgia pura.

Apesar de ter mostrado apenas as cenas com os Changeman (pois sou fanboy da série), as montagens exibem trechos de absolutamente todas as séries de Sentai, o que ao mesmo tempo serve para nos mostrar como elas evoluíram e nos dão a já mencionada sensação nostálgica, uma vez que não existem chances desses seriados voltarem a ser exibidos por aqui.

Mais que tudo, não é um filme pra ser levado a sério. É pra assistir e se divertir, seja relembrando da infância ou dando risada dos enormes e sempre presentes clichês dessas séries.

Agora em 2007 foi lançado um outro filme similar chamado Boukenger vs Super Sentai e que comemora os 30 anos que essas séries estão no ar. Ainda não consegui uma cópia legendada, mas assim que tiver, farei review aqui também.

Enfim, Gaoranger vs Super Sentai é para todos que pelo menos uma vez na vida levaram a sério os heróis coloridos que enfrentam monstros borrachudos e tenho dito!

Cheers!!!

8 comentários:

Fabiano disse...

Gostei das fotos das japinhas! ;)

VRDMatrix disse...

post longo hein ese =P
increvel esses clichêzões japas hauahuhahuha

RF Victor disse...

Fale sobre o episódio em que o Gyodai engole o míssil!! X^D

Mariane Machado disse...

Me fala ai, onde baixo esse filme !?!?

ニコラスさん NIKORASU-SAN disse...

Eu assisti esse filme no Youtube mas sem legendas em Português.

Mineirinhooo disse...

Dá Pra baixar em www.Megganime.com com qualidade excelente e legendado...

Anônimo disse...

quando voce vai fazer boukenger vs super sentai ou goukaiger vs super sentai?

Super Pedro disse...

Para o aniversário de 35 anos parece fizeram Gokaiger, que é de uns piratas espacias que podem virar qualquer sentai!